Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000200010 |
Resumo: | Neste estudo, objetivou-se investigar as concepções de educadoras de creches públicas e particulares sobre desenvolvimento infantil. Desse modo, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a 24 educadoras. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo categorial temática. De modo geral, verificou-se que, em relação às concepções sobre desenvolvimento infantil, predominou, nos dois grupos de educadoras, a subcategoria Desenvolvimento por estágios. Essas educadoras destacaram o Ambiente sociofamiliar desestruturado e o Despreparo do educador como sendo os principais aspectos desfavoráveis à promoção do desenvolvimento infantil e caracterizaram o desenvolvimento das crianças, quando inseridas na rotina da creche, como sendo positivo. Almeja-se, com este estudo, oferecer subsídios para o planejamento de intervenções com vistas a promover o desenvolvimento infantil. |
id |
RCAP_3f168487c3b8fd8f42a54f9a5fcf9467 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872015000200010 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particularesConcepçõesDesenvolvimento infantilEducadorasCreches públicas e particularesNeste estudo, objetivou-se investigar as concepções de educadoras de creches públicas e particulares sobre desenvolvimento infantil. Desse modo, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a 24 educadoras. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo categorial temática. De modo geral, verificou-se que, em relação às concepções sobre desenvolvimento infantil, predominou, nos dois grupos de educadoras, a subcategoria Desenvolvimento por estágios. Essas educadoras destacaram o Ambiente sociofamiliar desestruturado e o Despreparo do educador como sendo os principais aspectos desfavoráveis à promoção do desenvolvimento infantil e caracterizaram o desenvolvimento das crianças, quando inseridas na rotina da creche, como sendo positivo. Almeja-se, com este estudo, oferecer subsídios para o planejamento de intervenções com vistas a promover o desenvolvimento infantil.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2015-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000200010Revista Portuguesa de Educação v.28 n.2 2015reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000200010Santos,Ellis Regina Ferreira dosRamos,Deborah DornellasSalomão,Nádia Maria Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:56Zoai:scielo:S0871-91872015000200010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:23.169373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares |
title |
Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares |
spellingShingle |
Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares Santos,Ellis Regina Ferreira dos Concepções Desenvolvimento infantil Educadoras Creches públicas e particulares |
title_short |
Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares |
title_full |
Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares |
title_fullStr |
Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares |
title_full_unstemmed |
Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares |
title_sort |
Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares |
author |
Santos,Ellis Regina Ferreira dos |
author_facet |
Santos,Ellis Regina Ferreira dos Ramos,Deborah Dornellas Salomão,Nádia Maria Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Ramos,Deborah Dornellas Salomão,Nádia Maria Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Ellis Regina Ferreira dos Ramos,Deborah Dornellas Salomão,Nádia Maria Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções Desenvolvimento infantil Educadoras Creches públicas e particulares |
topic |
Concepções Desenvolvimento infantil Educadoras Creches públicas e particulares |
description |
Neste estudo, objetivou-se investigar as concepções de educadoras de creches públicas e particulares sobre desenvolvimento infantil. Desse modo, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a 24 educadoras. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo categorial temática. De modo geral, verificou-se que, em relação às concepções sobre desenvolvimento infantil, predominou, nos dois grupos de educadoras, a subcategoria Desenvolvimento por estágios. Essas educadoras destacaram o Ambiente sociofamiliar desestruturado e o Despreparo do educador como sendo os principais aspectos desfavoráveis à promoção do desenvolvimento infantil e caracterizaram o desenvolvimento das crianças, quando inseridas na rotina da creche, como sendo positivo. Almeja-se, com este estudo, oferecer subsídios para o planejamento de intervenções com vistas a promover o desenvolvimento infantil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000200010 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000200010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000200010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.28 n.2 2015 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137275151384576 |