Interações educadora-bebê em creches: um estudo sobre concepções de educadoras infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque,Jéssica Andrade de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Aquino,Fabíola de Sousa Braz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100222
Resumo: Resumo Este artigo aborda as concepções de educadoras infantis sobre suas atuações com bebês em creches e sobre o desenvolvimento dos bebês nesses contextos. Parte-se da compreensão de que as concepções orientam as práticas profissionais, sendo fundamental compreendê-las para formular estratégias interventivas que potencializem as ações profissionais em creches. Participaram do estudo cinco professoras de educação infantil de creches públicas, as quais responderam a uma entrevista cujo áudio foi gravado e posteriormente transcrito. As respostas das entrevistas foram avaliadas por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram uma dissonância entre as verbalizações das educadoras e o que postulam teóricos do desenvolvimento e os documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil brasileira. Diante do exposto, afirmamos a relevância das formações continuadas e sugerimos que elas englobem o desenvolvimento infantil e as interações educador-criança-ambiente, na direção de potencializar esses aspectos e favorecer os processos interativos.
id USP-26_6ec1ca7876a3583135a7b805a632fa3b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642021000100222
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling Interações educadora-bebê em creches: um estudo sobre concepções de educadoras infantisconcepçõeseducadorascrechesbebêsdesenvolvimento infantilResumo Este artigo aborda as concepções de educadoras infantis sobre suas atuações com bebês em creches e sobre o desenvolvimento dos bebês nesses contextos. Parte-se da compreensão de que as concepções orientam as práticas profissionais, sendo fundamental compreendê-las para formular estratégias interventivas que potencializem as ações profissionais em creches. Participaram do estudo cinco professoras de educação infantil de creches públicas, as quais responderam a uma entrevista cujo áudio foi gravado e posteriormente transcrito. As respostas das entrevistas foram avaliadas por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram uma dissonância entre as verbalizações das educadoras e o que postulam teóricos do desenvolvimento e os documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil brasileira. Diante do exposto, afirmamos a relevância das formações continuadas e sugerimos que elas englobem o desenvolvimento infantil e as interações educador-criança-ambiente, na direção de potencializar esses aspectos e favorecer os processos interativos.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100222Psicologia USP v.32 2021reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0103-6564e200173info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque,Jéssica Andrade deAquino,Fabíola de Sousa Brazpor2021-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642021000100222Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2021-07-27T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interações educadora-bebê em creches: um estudo sobre concepções de educadoras infantis
title Interações educadora-bebê em creches: um estudo sobre concepções de educadoras infantis
spellingShingle Interações educadora-bebê em creches: um estudo sobre concepções de educadoras infantis
Albuquerque,Jéssica Andrade de
concepções
educadoras
creches
bebês
desenvolvimento infantil
title_short Interações educadora-bebê em creches: um estudo sobre concepções de educadoras infantis
title_full Interações educadora-bebê em creches: um estudo sobre concepções de educadoras infantis
title_fullStr Interações educadora-bebê em creches: um estudo sobre concepções de educadoras infantis
title_full_unstemmed Interações educadora-bebê em creches: um estudo sobre concepções de educadoras infantis
title_sort Interações educadora-bebê em creches: um estudo sobre concepções de educadoras infantis
author Albuquerque,Jéssica Andrade de
author_facet Albuquerque,Jéssica Andrade de
Aquino,Fabíola de Sousa Braz
author_role author
author2 Aquino,Fabíola de Sousa Braz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque,Jéssica Andrade de
Aquino,Fabíola de Sousa Braz
dc.subject.por.fl_str_mv concepções
educadoras
creches
bebês
desenvolvimento infantil
topic concepções
educadoras
creches
bebês
desenvolvimento infantil
description Resumo Este artigo aborda as concepções de educadoras infantis sobre suas atuações com bebês em creches e sobre o desenvolvimento dos bebês nesses contextos. Parte-se da compreensão de que as concepções orientam as práticas profissionais, sendo fundamental compreendê-las para formular estratégias interventivas que potencializem as ações profissionais em creches. Participaram do estudo cinco professoras de educação infantil de creches públicas, as quais responderam a uma entrevista cujo áudio foi gravado e posteriormente transcrito. As respostas das entrevistas foram avaliadas por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram uma dissonância entre as verbalizações das educadoras e o que postulam teóricos do desenvolvimento e os documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil brasileira. Diante do exposto, afirmamos a relevância das formações continuadas e sugerimos que elas englobem o desenvolvimento infantil e as interações educador-criança-ambiente, na direção de potencializar esses aspectos e favorecer os processos interativos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100222
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642021000100222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-6564e200173
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.32 2021
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936709003804672