Trabalho precoce e processo de escolarização de crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa,Olívia Maria Costa Grangeiro de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Alberto,Maria de Fátima Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000400009
Resumo: Este estudo enfocou a relação do trabalho precoce com o processo de escolarização de crianças e adolescentes, analisando a subjetividade forjada com o trabalho e o estudo no processo de escolarização. A amostra compreendeu vinte e um estudantes trabalhadores precoces nas atividades informais em condição de rua, de 10 a 14 anos de idade, dos gêneros masculino e feminino. Observou-se prevalência de sujeitos do sexo masculino nas atividades do setor de serviços. Necessidade, satisfação pessoal e ocupação do tempo constituíram os principais motivos do ingresso precoce no trabalho. Em trabalhar e estudar há implicações psicossociais, tais como: participação restrita nas atividades sociais, de estudo e de lazer; vivências subjetivas de responsabilidades prematuras; incertezas sobre as perspectivas de futuro e, sobretudo, danos ao processo de escolarização, uma vez que contribui para reprovações, repetências, defasagens, e não raro, para a evasão escolar.
id PUC_RIO-24_5b9e414a84d015337eaf849e73b30394
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722008000400009
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Trabalho precoce e processo de escolarização de crianças e adolescentestrabalho precoceescolarizaçãocrianças e adolescentesEste estudo enfocou a relação do trabalho precoce com o processo de escolarização de crianças e adolescentes, analisando a subjetividade forjada com o trabalho e o estudo no processo de escolarização. A amostra compreendeu vinte e um estudantes trabalhadores precoces nas atividades informais em condição de rua, de 10 a 14 anos de idade, dos gêneros masculino e feminino. Observou-se prevalência de sujeitos do sexo masculino nas atividades do setor de serviços. Necessidade, satisfação pessoal e ocupação do tempo constituíram os principais motivos do ingresso precoce no trabalho. Em trabalhar e estudar há implicações psicossociais, tais como: participação restrita nas atividades sociais, de estudo e de lazer; vivências subjetivas de responsabilidades prematuras; incertezas sobre as perspectivas de futuro e, sobretudo, danos ao processo de escolarização, uma vez que contribui para reprovações, repetências, defasagens, e não raro, para a evasão escolar.Universidade Estadual de Maringá2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000400009Psicologia em Estudo v.13 n.4 2008reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722008000400009info:eu-repo/semantics/openAccessSousa,Olívia Maria Costa Grangeiro deAlberto,Maria de Fátima Pereirapor2009-03-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722008000400009Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2009-03-17T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho precoce e processo de escolarização de crianças e adolescentes
title Trabalho precoce e processo de escolarização de crianças e adolescentes
spellingShingle Trabalho precoce e processo de escolarização de crianças e adolescentes
Sousa,Olívia Maria Costa Grangeiro de
trabalho precoce
escolarização
crianças e adolescentes
title_short Trabalho precoce e processo de escolarização de crianças e adolescentes
title_full Trabalho precoce e processo de escolarização de crianças e adolescentes
title_fullStr Trabalho precoce e processo de escolarização de crianças e adolescentes
title_full_unstemmed Trabalho precoce e processo de escolarização de crianças e adolescentes
title_sort Trabalho precoce e processo de escolarização de crianças e adolescentes
author Sousa,Olívia Maria Costa Grangeiro de
author_facet Sousa,Olívia Maria Costa Grangeiro de
Alberto,Maria de Fátima Pereira
author_role author
author2 Alberto,Maria de Fátima Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa,Olívia Maria Costa Grangeiro de
Alberto,Maria de Fátima Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho precoce
escolarização
crianças e adolescentes
topic trabalho precoce
escolarização
crianças e adolescentes
description Este estudo enfocou a relação do trabalho precoce com o processo de escolarização de crianças e adolescentes, analisando a subjetividade forjada com o trabalho e o estudo no processo de escolarização. A amostra compreendeu vinte e um estudantes trabalhadores precoces nas atividades informais em condição de rua, de 10 a 14 anos de idade, dos gêneros masculino e feminino. Observou-se prevalência de sujeitos do sexo masculino nas atividades do setor de serviços. Necessidade, satisfação pessoal e ocupação do tempo constituíram os principais motivos do ingresso precoce no trabalho. Em trabalhar e estudar há implicações psicossociais, tais como: participação restrita nas atividades sociais, de estudo e de lazer; vivências subjetivas de responsabilidades prematuras; incertezas sobre as perspectivas de futuro e, sobretudo, danos ao processo de escolarização, uma vez que contribui para reprovações, repetências, defasagens, e não raro, para a evasão escolar.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000400009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000400009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722008000400009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.13 n.4 2008
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904595050496