Práticas de avaliação na educação pré-escolar: escolarização precoce?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria de Lurdes da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/35984
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação)
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spelling Práticas de avaliação na educação pré-escolar: escolarização precoce?Educação pré-escolarAvaliação das criançasEscolarização precocePreschool educationChildren evaluationPremature schooling371.26372.3Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação)A educação pré-escolar tem vindo lentamente a impor-se no panorama educativo português e, quanto maior for a consciencialização deste facto, maior o cuidado com a sua qualidade, nomeadamente, com a avaliação das aprendizagens das crianças nesta faixa etária. Importou-nos, assim, perceber o que se faz na avaliação na educação pré-escolar, como se faz e para que se faz, pelo que definimos um conjunto de perguntas de partida: o que sabem os educadores sobre avaliação? Os educadores saberão para que avaliam? Concordarão com a avaliação? Que instrumentos e métodos se usam para a avaliação das crianças na educação préescolar? Como são construídos e por quem? Que usos dão os educadores à avaliação efetuada? Quais aos métodos de avaliação que se praticam? Haverá uma tendência para a escolarização na educação pré-escolar? Realizámos uma investigação de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas como instrumento de recolha de dados e à análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Entrevistámos cinco educadoras de infância, que exercem a sua atividade profissional em dois agrupamentos de escola, com características iguais, mas diferentes nas práticas de avaliação. As principais conclusões do estudo revelam que a avaliação serve para conhecer bem a criança, ao mesmo tempo que é preditora de sucesso no 1º ciclo do ensino básico. Relativamente à possibilidade de caminharmos para uma escolarização precoce na educação pré-escolar, concluímos que vai depender sempre das perspetivas conceção e práticas das educadoras e da capacidade que cada uma terá para saber lidar com as pressões e condicionantes existentes à volta da educação pré-escolar. As perspetivas das entrevistadas levam-nos a colocar a hipótese de estarmos perante um discurso normalizado, inculcado e condicionado pelas atuais políticas curriculares (e de muitos pais e encarregados de educação) que insiste em confundir qualidade com a classificação, com a ordem, com a definição e com a previsão que orientam a ação pedagógica.Preschool education has been gradually gaining importance in the Portuguese educational system, and the more this fact is acknowledged, the more attention is put into its quality, particularly with the evaluation of the learning accomplished by the children at this age. It thus matters to understand what is being done within the evaluation of preschool education, how it is done, and what for, which made us define a set of starting questions: what do preschool teachers know about evaluation? Do they know the objectives of evaluating? Do they agree with the evaluation process? What tools and methods are used to evaluate children in preschool education? How are they built and by whom? What use do preschool teachers make out of the evaluation they perform? What evaluation methods are used in practice? May there exist a tendency for the schooling in preschool education? We performed a qualitative research, by adopting semi-structured interviews as data acquisition tool, and using the content analysis as technique of data analysis. We interviewed five preschool teachers from two distinct school clusters, with similar characteristics but differing in their evaluation practices. The main conclusions from this study reveal that the evaluation allows to know well the children, and that it is a predictor of success in primary school. Regarding the hypothesis of premature schooling in preschool education, we concluded that it will always depend of perspectives on the conception and practices of the preschool teachers, as well as their individual capacity to deal with the pressures and constrains that exist around preschool education. The standpoints of the interviewed preschool teachers raise our attention to the hypothesis that we may be facing a normalized speech, inculcated and conditioned by the current curricular policies (and of many parents and caretakers), which insists in misunderstanding the concept of quality, erroneously interchanging it with the classification, the order, the definition, and the prediction that guide the pedagogic action.Alves, Maria PalmiraUniversidade do MinhoGonçalves, Maria de Lurdes da Silva2014-12-092014-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35984por201472252info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:14.451704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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