DIÁLOGOS SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beltrame,Rudinei Luiz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gesser,Marivete, Souza,Simone Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100215
Resumo: RESUMO Este trabalho teve como objetivo revisar a produção científica brasileira sobre medicalização no âmbito da educação. Foi realizada uma busca sistemática na literatura brasileira com as palavras-chave patologização da vida, a medicalização da educação, da aprendizagem, do ensino e da infância. Ao todo, foram selecionados para análise 40 artigos publicados entre 2010 e 2016, indexados na Scientific Electronic Library Online - SciELO. As informações foram analisadas com base na análise de conteúdo temática, proposta por Bardin. Os resultados evidenciaram uma diversidade de compreensões sobre o conceito de medicalização. Alguns artigos relataram a ocorrência de práticas educativas produtoras de sofrimentos e individualização da queixa escolar, evidenciando um descompasso entre a produção de literatura e o cotidiano da escola. Destaca-se ainda um significativo aumento de diagnósticos de TDAH e de terapias medicamentosas no tratamento da queixa escolar, expandindo, consequentemente, a indústria farmacêutica ao conceber a criança como um potencial consumidor de medicamento. Por fim, indicam-se novos estudos que possam ampliar as fontes de pesquisa, incorporando-se também teses e dissertações. Recomenda-se ainda pesquisas com crianças, familiares e comunidade escolar que possam analisar o impacto da medicalização na subjetividade e no desempenho dos estudantes.
id PUC_RIO-24_78f6aa574587d9f4766298531f00cacf
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722019000100215
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling DIÁLOGOS SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURAMedicalizaçãoeducaçãoaprendizagemRESUMO Este trabalho teve como objetivo revisar a produção científica brasileira sobre medicalização no âmbito da educação. Foi realizada uma busca sistemática na literatura brasileira com as palavras-chave patologização da vida, a medicalização da educação, da aprendizagem, do ensino e da infância. Ao todo, foram selecionados para análise 40 artigos publicados entre 2010 e 2016, indexados na Scientific Electronic Library Online - SciELO. As informações foram analisadas com base na análise de conteúdo temática, proposta por Bardin. Os resultados evidenciaram uma diversidade de compreensões sobre o conceito de medicalização. Alguns artigos relataram a ocorrência de práticas educativas produtoras de sofrimentos e individualização da queixa escolar, evidenciando um descompasso entre a produção de literatura e o cotidiano da escola. Destaca-se ainda um significativo aumento de diagnósticos de TDAH e de terapias medicamentosas no tratamento da queixa escolar, expandindo, consequentemente, a indústria farmacêutica ao conceber a criança como um potencial consumidor de medicamento. Por fim, indicam-se novos estudos que possam ampliar as fontes de pesquisa, incorporando-se também teses e dissertações. Recomenda-se ainda pesquisas com crianças, familiares e comunidade escolar que possam analisar o impacto da medicalização na subjetividade e no desempenho dos estudantes.Universidade Estadual de Maringá2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100215Psicologia em Estudo v.24 2019reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.4025/psicolestud.v24i0.42566info:eu-repo/semantics/openAccessBeltrame,Rudinei LuizGesser,MariveteSouza,Simone Vieira depor2019-08-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722019000100215Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2019-08-09T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGOS SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title DIÁLOGOS SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
spellingShingle DIÁLOGOS SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Beltrame,Rudinei Luiz
Medicalização
educação
aprendizagem
title_short DIÁLOGOS SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full DIÁLOGOS SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_fullStr DIÁLOGOS SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full_unstemmed DIÁLOGOS SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_sort DIÁLOGOS SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
author Beltrame,Rudinei Luiz
author_facet Beltrame,Rudinei Luiz
Gesser,Marivete
Souza,Simone Vieira de
author_role author
author2 Gesser,Marivete
Souza,Simone Vieira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beltrame,Rudinei Luiz
Gesser,Marivete
Souza,Simone Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Medicalização
educação
aprendizagem
topic Medicalização
educação
aprendizagem
description RESUMO Este trabalho teve como objetivo revisar a produção científica brasileira sobre medicalização no âmbito da educação. Foi realizada uma busca sistemática na literatura brasileira com as palavras-chave patologização da vida, a medicalização da educação, da aprendizagem, do ensino e da infância. Ao todo, foram selecionados para análise 40 artigos publicados entre 2010 e 2016, indexados na Scientific Electronic Library Online - SciELO. As informações foram analisadas com base na análise de conteúdo temática, proposta por Bardin. Os resultados evidenciaram uma diversidade de compreensões sobre o conceito de medicalização. Alguns artigos relataram a ocorrência de práticas educativas produtoras de sofrimentos e individualização da queixa escolar, evidenciando um descompasso entre a produção de literatura e o cotidiano da escola. Destaca-se ainda um significativo aumento de diagnósticos de TDAH e de terapias medicamentosas no tratamento da queixa escolar, expandindo, consequentemente, a indústria farmacêutica ao conceber a criança como um potencial consumidor de medicamento. Por fim, indicam-se novos estudos que possam ampliar as fontes de pesquisa, incorporando-se também teses e dissertações. Recomenda-se ainda pesquisas com crianças, familiares e comunidade escolar que possam analisar o impacto da medicalização na subjetividade e no desempenho dos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100215
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/psicolestud.v24i0.42566
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.24 2019
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127906473050112