Trabalho e atividade: categorias de análise na psicologia histórico-cultural do desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400003 |
Resumo: | Este artigo é resultado de estudos teóricos e pretende apresentar algumas contribuições ao estudo da psicologia histórico-cultural do desenvolvimento, mais especificamente no que se refere à relação existente entre as categorias de trabalho e atividade. Estudos desta natureza são importantes para psicólogos, pedagogos e demais profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a prática educativa, na busca por compreender o problema da periodização do desenvolvimento em uma perspectiva não naturalizante. Nesta direção, a categoria de atividade principal mostra-se central como força motriz do processo de desenvolvimento humano, portanto encontra-se estreitamente ligada ao lugar que cada indivíduo ocupa na sociedade de classes bem como às condições objetivas de sua existência material. O estudo do desenvolvimento coincide com o estudo da pessoa concreta, imersa numa trama de relações sociais e num sistema político e econômico; enfim, outra coisa não é senão o estudo da história objetivada em cada indivíduo particular. |
id |
PUC_RIO-24_a0f0f1491419203892c5a1ec895f501d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722010000400003 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho e atividade: categorias de análise na psicologia histórico-cultural do desenvolvimentoPsicologia histórico-culturaldesenvolvimento humanoatividade principalEste artigo é resultado de estudos teóricos e pretende apresentar algumas contribuições ao estudo da psicologia histórico-cultural do desenvolvimento, mais especificamente no que se refere à relação existente entre as categorias de trabalho e atividade. Estudos desta natureza são importantes para psicólogos, pedagogos e demais profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a prática educativa, na busca por compreender o problema da periodização do desenvolvimento em uma perspectiva não naturalizante. Nesta direção, a categoria de atividade principal mostra-se central como força motriz do processo de desenvolvimento humano, portanto encontra-se estreitamente ligada ao lugar que cada indivíduo ocupa na sociedade de classes bem como às condições objetivas de sua existência material. O estudo do desenvolvimento coincide com o estudo da pessoa concreta, imersa numa trama de relações sociais e num sistema político e econômico; enfim, outra coisa não é senão o estudo da história objetivada em cada indivíduo particular.Universidade Estadual de Maringá2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400003Psicologia em Estudo v.15 n.4 2010reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722010000400003info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Lígia MárciaEidt,Nádia Marapor2011-05-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722010000400003Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2011-05-24T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho e atividade: categorias de análise na psicologia histórico-cultural do desenvolvimento |
title |
Trabalho e atividade: categorias de análise na psicologia histórico-cultural do desenvolvimento |
spellingShingle |
Trabalho e atividade: categorias de análise na psicologia histórico-cultural do desenvolvimento Martins,Lígia Márcia Psicologia histórico-cultural desenvolvimento humano atividade principal |
title_short |
Trabalho e atividade: categorias de análise na psicologia histórico-cultural do desenvolvimento |
title_full |
Trabalho e atividade: categorias de análise na psicologia histórico-cultural do desenvolvimento |
title_fullStr |
Trabalho e atividade: categorias de análise na psicologia histórico-cultural do desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
Trabalho e atividade: categorias de análise na psicologia histórico-cultural do desenvolvimento |
title_sort |
Trabalho e atividade: categorias de análise na psicologia histórico-cultural do desenvolvimento |
author |
Martins,Lígia Márcia |
author_facet |
Martins,Lígia Márcia Eidt,Nádia Mara |
author_role |
author |
author2 |
Eidt,Nádia Mara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins,Lígia Márcia Eidt,Nádia Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia histórico-cultural desenvolvimento humano atividade principal |
topic |
Psicologia histórico-cultural desenvolvimento humano atividade principal |
description |
Este artigo é resultado de estudos teóricos e pretende apresentar algumas contribuições ao estudo da psicologia histórico-cultural do desenvolvimento, mais especificamente no que se refere à relação existente entre as categorias de trabalho e atividade. Estudos desta natureza são importantes para psicólogos, pedagogos e demais profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a prática educativa, na busca por compreender o problema da periodização do desenvolvimento em uma perspectiva não naturalizante. Nesta direção, a categoria de atividade principal mostra-se central como força motriz do processo de desenvolvimento humano, portanto encontra-se estreitamente ligada ao lugar que cada indivíduo ocupa na sociedade de classes bem como às condições objetivas de sua existência material. O estudo do desenvolvimento coincide com o estudo da pessoa concreta, imersa numa trama de relações sociais e num sistema político e econômico; enfim, outra coisa não é senão o estudo da história objetivada em cada indivíduo particular. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722010000400003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.15 n.4 2010 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127905300742144 |