Trabalho e atividade: categorias de análise na psicologia histórico-cultural do desenvolvimento
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400003 http://hdl.handle.net/11449/8648 |
Resumo: | Este artigo é resultado de estudos teóricos e pretende apresentar algumas contribuições ao estudo da psicologia histórico-cultural do desenvolvimento, mais especificamente no que se refere à relação existente entre as categorias de trabalho e atividade. Estudos desta natureza são importantes para psicólogos, pedagogos e demais profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a prática educativa, na busca por compreender o problema da periodização do desenvolvimento em uma perspectiva não naturalizante. Nesta direção, a categoria de atividade principal mostra-se central como força motriz do processo de desenvolvimento humano, portanto encontra-se estreitamente ligada ao lugar que cada indivíduo ocupa na sociedade de classes bem como às condições objetivas de sua existência material. O estudo do desenvolvimento coincide com o estudo da pessoa concreta, imersa numa trama de relações sociais e num sistema político e econômico; enfim, outra coisa não é senão o estudo da história objetivada em cada indivíduo particular. |
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Trabalho e atividade: categorias de análise na psicologia histórico-cultural do desenvolvimentoWork and activity: analysis categories in the development historical-cultural psychologyTrabajo y actividad: categorías de análisis en la psicología sociocultural del desarrolloPsicologia histórico-culturalDesenvolvimento humanoAtividade principalHistorical-cultural psychologyHuman developmentMain activityPsicología histórico-culturalDesarrollo humanoActividad principalEste artigo é resultado de estudos teóricos e pretende apresentar algumas contribuições ao estudo da psicologia histórico-cultural do desenvolvimento, mais especificamente no que se refere à relação existente entre as categorias de trabalho e atividade. Estudos desta natureza são importantes para psicólogos, pedagogos e demais profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a prática educativa, na busca por compreender o problema da periodização do desenvolvimento em uma perspectiva não naturalizante. Nesta direção, a categoria de atividade principal mostra-se central como força motriz do processo de desenvolvimento humano, portanto encontra-se estreitamente ligada ao lugar que cada indivíduo ocupa na sociedade de classes bem como às condições objetivas de sua existência material. O estudo do desenvolvimento coincide com o estudo da pessoa concreta, imersa numa trama de relações sociais e num sistema político e econômico; enfim, outra coisa não é senão o estudo da história objetivada em cada indivíduo particular.This article is the result of theoretical studies and intends to show some contributions to the Development Historical-Cultural Psychology, more specifically, regarding to the relationship between the work and activity categories. These studies show to be relevant to the psychologists, pedagogues and other professionals involved directly or indirectly with the educational practice, in the quest to understand the problem of development periodization in a non-naturalistic perspective. In this way, the main activity category shows up as a central driving force of human development process and, therefore, it is closely linked to the place which each individual takes up in the class society as well as the objective conditions of his material existence. The development study matches with the study of specific person, immersed in a web of social relations; in a political and economic system; and finally, something else is nothing , but the study of the history objectified in each particular individual.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Lígia Márcia [UNESP]Eidt, Nádia Mara [UNESP]2014-05-20T13:26:43Z2014-05-20T13:26:43Z2010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article675-683application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400003Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 15, n. 4, p. 675-683, 2010.1413-7372http://hdl.handle.net/11449/864810.1590/S1413-73722010000400003S1413-73722010000400003S1413-73722010000400003.pdf4750238843129381SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia em Estudo0,229info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8648Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:37:26.653312Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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