Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300010 |
Resumo: | Este artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada em programas de pós-graduação stricto sensu em Psicologia e em Educação cujo objeto de estudo são as produções acadêmicas com foco nas relações entre subjetividade, ensino e aprendizagem na Educação Básica. O recorte privilegia a identificação dos referenciais teóricos dessas produções. O objetivo é analisar aqueles que se aproximam da concepção histórico-cultural de subjetividade de Fernando González Rey, a qual norteia este estudo. Dos 86 trabalhos que apresentaram a temática em estudo do período 2003-2007, foram selecionados 34 que se aproximavam da abordagem histórico-cultural. Evidencia-se na análise a dificuldade em identificar claramente os referenciais e autores de base, seja por falta de explicitação seja pela diversidade de referenciais e autores citados. Os trabalhos, considerados no enfoque histórico-cultural, colocaram em foco questões relevantes na leitura dos processos subjetivos articulados com o ensino e a aprendizagem e condizentes com a demanda da escola na atualidade. |
id |
PUC_RIO-24_b706cf342ac4639dcf1b99ab8bbbb5cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722013000300010 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicosSubjetividadeaprendizagem escolarensinoEste artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada em programas de pós-graduação stricto sensu em Psicologia e em Educação cujo objeto de estudo são as produções acadêmicas com foco nas relações entre subjetividade, ensino e aprendizagem na Educação Básica. O recorte privilegia a identificação dos referenciais teóricos dessas produções. O objetivo é analisar aqueles que se aproximam da concepção histórico-cultural de subjetividade de Fernando González Rey, a qual norteia este estudo. Dos 86 trabalhos que apresentaram a temática em estudo do período 2003-2007, foram selecionados 34 que se aproximavam da abordagem histórico-cultural. Evidencia-se na análise a dificuldade em identificar claramente os referenciais e autores de base, seja por falta de explicitação seja pela diversidade de referenciais e autores citados. Os trabalhos, considerados no enfoque histórico-cultural, colocaram em foco questões relevantes na leitura dos processos subjetivos articulados com o ensino e a aprendizagem e condizentes com a demanda da escola na atualidade.Universidade Estadual de Maringá2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300010Psicologia em Estudo v.18 n.3 2013reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722013000300010info:eu-repo/semantics/openAccessCastanho,Marisa Irene SiqueiraScoz,Beatriz Judith Limapor2015-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722013000300010Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2015-06-23T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicos |
title |
Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicos |
spellingShingle |
Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicos Castanho,Marisa Irene Siqueira Subjetividade aprendizagem escolar ensino |
title_short |
Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicos |
title_full |
Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicos |
title_fullStr |
Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicos |
title_full_unstemmed |
Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicos |
title_sort |
Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicos |
author |
Castanho,Marisa Irene Siqueira |
author_facet |
Castanho,Marisa Irene Siqueira Scoz,Beatriz Judith Lima |
author_role |
author |
author2 |
Scoz,Beatriz Judith Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castanho,Marisa Irene Siqueira Scoz,Beatriz Judith Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Subjetividade aprendizagem escolar ensino |
topic |
Subjetividade aprendizagem escolar ensino |
description |
Este artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada em programas de pós-graduação stricto sensu em Psicologia e em Educação cujo objeto de estudo são as produções acadêmicas com foco nas relações entre subjetividade, ensino e aprendizagem na Educação Básica. O recorte privilegia a identificação dos referenciais teóricos dessas produções. O objetivo é analisar aqueles que se aproximam da concepção histórico-cultural de subjetividade de Fernando González Rey, a qual norteia este estudo. Dos 86 trabalhos que apresentaram a temática em estudo do período 2003-2007, foram selecionados 34 que se aproximavam da abordagem histórico-cultural. Evidencia-se na análise a dificuldade em identificar claramente os referenciais e autores de base, seja por falta de explicitação seja pela diversidade de referenciais e autores citados. Os trabalhos, considerados no enfoque histórico-cultural, colocaram em foco questões relevantes na leitura dos processos subjetivos articulados com o ensino e a aprendizagem e condizentes com a demanda da escola na atualidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722013000300010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.18 n.3 2013 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127906062008320 |