Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanho,Marisa Irene Siqueira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Scoz,Beatriz Judith Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300010
Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada em programas de pós-graduação stricto sensu em Psicologia e em Educação cujo objeto de estudo são as produções acadêmicas com foco nas relações entre subjetividade, ensino e aprendizagem na Educação Básica. O recorte privilegia a identificação dos referenciais teóricos dessas produções. O objetivo é analisar aqueles que se aproximam da concepção histórico-cultural de subjetividade de Fernando González Rey, a qual norteia este estudo. Dos 86 trabalhos que apresentaram a temática em estudo do período 2003-2007, foram selecionados 34 que se aproximavam da abordagem histórico-cultural. Evidencia-se na análise a dificuldade em identificar claramente os referenciais e autores de base, seja por falta de explicitação seja pela diversidade de referenciais e autores citados. Os trabalhos, considerados no enfoque histórico-cultural, colocaram em foco questões relevantes na leitura dos processos subjetivos articulados com o ensino e a aprendizagem e condizentes com a demanda da escola na atualidade.
id PUC_RIO-24_b706cf342ac4639dcf1b99ab8bbbb5cc
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722013000300010
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicosSubjetividadeaprendizagem escolarensinoEste artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada em programas de pós-graduação stricto sensu em Psicologia e em Educação cujo objeto de estudo são as produções acadêmicas com foco nas relações entre subjetividade, ensino e aprendizagem na Educação Básica. O recorte privilegia a identificação dos referenciais teóricos dessas produções. O objetivo é analisar aqueles que se aproximam da concepção histórico-cultural de subjetividade de Fernando González Rey, a qual norteia este estudo. Dos 86 trabalhos que apresentaram a temática em estudo do período 2003-2007, foram selecionados 34 que se aproximavam da abordagem histórico-cultural. Evidencia-se na análise a dificuldade em identificar claramente os referenciais e autores de base, seja por falta de explicitação seja pela diversidade de referenciais e autores citados. Os trabalhos, considerados no enfoque histórico-cultural, colocaram em foco questões relevantes na leitura dos processos subjetivos articulados com o ensino e a aprendizagem e condizentes com a demanda da escola na atualidade.Universidade Estadual de Maringá2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300010Psicologia em Estudo v.18 n.3 2013reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722013000300010info:eu-repo/semantics/openAccessCastanho,Marisa Irene SiqueiraScoz,Beatriz Judith Limapor2015-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722013000300010Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2015-06-23T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicos
title Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicos
spellingShingle Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicos
Castanho,Marisa Irene Siqueira
Subjetividade
aprendizagem escolar
ensino
title_short Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicos
title_full Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicos
title_fullStr Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicos
title_full_unstemmed Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicos
title_sort Subjetividade, ensino e aprendizagem: aproximação histórico-cultural em trabalhos acadêmicos
author Castanho,Marisa Irene Siqueira
author_facet Castanho,Marisa Irene Siqueira
Scoz,Beatriz Judith Lima
author_role author
author2 Scoz,Beatriz Judith Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanho,Marisa Irene Siqueira
Scoz,Beatriz Judith Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade
aprendizagem escolar
ensino
topic Subjetividade
aprendizagem escolar
ensino
description Este artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada em programas de pós-graduação stricto sensu em Psicologia e em Educação cujo objeto de estudo são as produções acadêmicas com foco nas relações entre subjetividade, ensino e aprendizagem na Educação Básica. O recorte privilegia a identificação dos referenciais teóricos dessas produções. O objetivo é analisar aqueles que se aproximam da concepção histórico-cultural de subjetividade de Fernando González Rey, a qual norteia este estudo. Dos 86 trabalhos que apresentaram a temática em estudo do período 2003-2007, foram selecionados 34 que se aproximavam da abordagem histórico-cultural. Evidencia-se na análise a dificuldade em identificar claramente os referenciais e autores de base, seja por falta de explicitação seja pela diversidade de referenciais e autores citados. Os trabalhos, considerados no enfoque histórico-cultural, colocaram em foco questões relevantes na leitura dos processos subjetivos articulados com o ensino e a aprendizagem e condizentes com a demanda da escola na atualidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722013000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.18 n.3 2013
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127906062008320