DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cleylton Rodrigues da Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Karlla Christine Araújo Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/600
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo perceber como a dimensão subjetiva e cultural contribui no processo de ensino e aprendizagem no ensino de sociologia da Escola Abel Coelho em Mossoró e perceber a sua contribuição na construção do conhecimento e da imaginação sociológica. A partir da pesquisa desenvolvida e pelas visitas que fizemos nas salas de aula e sala dos professores, através das quais pudemos estabelecer conversas informais, registrá-las e fazer anotações em caderno de campo, percebemos que a dimensão subjetiva contribui no processo de ensino e aprendizagem. Essa contribuição torna-se perceptí­vel, sobretudo, quando a vida do aluno e os seus gostos são revividos na sala de aula junto com os demais alunos e com o professor dialogando, com os conteúdos e desenvolvendo a imaginação sociológica dos alunos e do professor.
id UERN-5_29b395c91fe3623b081dfdbeac6a9973
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/600
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMEnsino de sociologiaSubjetividadeAprendizagemO presente trabalho tem como objetivo perceber como a dimensão subjetiva e cultural contribui no processo de ensino e aprendizagem no ensino de sociologia da Escola Abel Coelho em Mossoró e perceber a sua contribuição na construção do conhecimento e da imaginação sociológica. A partir da pesquisa desenvolvida e pelas visitas que fizemos nas salas de aula e sala dos professores, através das quais pudemos estabelecer conversas informais, registrá-las e fazer anotações em caderno de campo, percebemos que a dimensão subjetiva contribui no processo de ensino e aprendizagem. Essa contribuição torna-se perceptí­vel, sobretudo, quando a vida do aluno e os seus gostos são revividos na sala de aula junto com os demais alunos e com o professor dialogando, com os conteúdos e desenvolvendo a imaginação sociológica dos alunos e do professor.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/600Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/600/508Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessCleylton Rodrigues da CostaKarlla Christine Araújo Souza2020-10-29T12:51:52Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/600Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:51:52Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
spellingShingle DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Cleylton Rodrigues da Costa
Ensino de sociologia
Subjetividade
Aprendizagem
title_short DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_full DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_fullStr DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_sort DISCIPLINA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS SUBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
author Cleylton Rodrigues da Costa
author_facet Cleylton Rodrigues da Costa
Karlla Christine Araújo Souza
author_role author
author2 Karlla Christine Araújo Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cleylton Rodrigues da Costa
Karlla Christine Araújo Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Subjetividade
Aprendizagem
topic Ensino de sociologia
Subjetividade
Aprendizagem
description O presente trabalho tem como objetivo perceber como a dimensão subjetiva e cultural contribui no processo de ensino e aprendizagem no ensino de sociologia da Escola Abel Coelho em Mossoró e perceber a sua contribuição na construção do conhecimento e da imaginação sociológica. A partir da pesquisa desenvolvida e pelas visitas que fizemos nas salas de aula e sala dos professores, através das quais pudemos estabelecer conversas informais, registrá-las e fazer anotações em caderno de campo, percebemos que a dimensão subjetiva contribui no processo de ensino e aprendizagem. Essa contribuição torna-se perceptí­vel, sobretudo, quando a vida do aluno e os seus gostos são revividos na sala de aula junto com os demais alunos e com o professor dialogando, com os conteúdos e desenvolvendo a imaginação sociológica dos alunos e do professor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/600
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/600/508
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124530855936