Validação da Escala de Comportamentos Sociais de Pré-escolares para o Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias,Talita Pereira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Freitas,Lucas Cordeiro, Del Prette,Zilda Aparecida Pereira, Del Prette,Almir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000300012
Resumo: Este estudo teve por objetivo verificar as qualidades psicométricas do instrumento norte-americano Preschool and Kindergarten Behavior Scale (PKBS) para o contexto brasileiro. Participaram, como informantes, pais e professores de 143 crianças de idade entre três e seis anos, de duas cidades do Interior do Estado de São Paulo. O PKBS-BR compõe-se de duas escalas, a saber, uma de habilidades sociais e uma de comportamentos problemáticos. Pais e professores responderam individualmente ao PKBS-BR na presença do aplicador. A análise fatorial indicou uma estrutura de três fatores para a escala de habilidades sociais (Cooperação Social, Independência Social e Interação Social) e dois fatores para a escala de comportamentos problemáticos (Externalizantes e Internalizantes), os quais explicaram, respectivamente, 45,38% e 42,12% da variância dos dados. Os indicadores de consistência interna foram satisfatórios para as escalas, variando de 0,79 a 0,95. Discutem-se algumas semelhanças e diferenças da escala original com a brasileira e as aplicações do PKBS para a pesquisa e intervenção psicológica.
id PUC_RIO-24_c6f2ce669a6b21f80123ef63136a41fd
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722011000300012
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Validação da Escala de Comportamentos Sociais de Pré-escolares para o BrasilHabilidades sociaiscomportamentos problemáticosqualidades psicométricasEste estudo teve por objetivo verificar as qualidades psicométricas do instrumento norte-americano Preschool and Kindergarten Behavior Scale (PKBS) para o contexto brasileiro. Participaram, como informantes, pais e professores de 143 crianças de idade entre três e seis anos, de duas cidades do Interior do Estado de São Paulo. O PKBS-BR compõe-se de duas escalas, a saber, uma de habilidades sociais e uma de comportamentos problemáticos. Pais e professores responderam individualmente ao PKBS-BR na presença do aplicador. A análise fatorial indicou uma estrutura de três fatores para a escala de habilidades sociais (Cooperação Social, Independência Social e Interação Social) e dois fatores para a escala de comportamentos problemáticos (Externalizantes e Internalizantes), os quais explicaram, respectivamente, 45,38% e 42,12% da variância dos dados. Os indicadores de consistência interna foram satisfatórios para as escalas, variando de 0,79 a 0,95. Discutem-se algumas semelhanças e diferenças da escala original com a brasileira e as aplicações do PKBS para a pesquisa e intervenção psicológica.Universidade Estadual de Maringá2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000300012Psicologia em Estudo v.16 n.3 2011reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722011000300012info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Talita PereiraFreitas,Lucas CordeiroDel Prette,Zilda Aparecida PereiraDel Prette,Almirpor2012-04-12T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722011000300012Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2012-04-12T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação da Escala de Comportamentos Sociais de Pré-escolares para o Brasil
title Validação da Escala de Comportamentos Sociais de Pré-escolares para o Brasil
spellingShingle Validação da Escala de Comportamentos Sociais de Pré-escolares para o Brasil
Dias,Talita Pereira
Habilidades sociais
comportamentos problemáticos
qualidades psicométricas
title_short Validação da Escala de Comportamentos Sociais de Pré-escolares para o Brasil
title_full Validação da Escala de Comportamentos Sociais de Pré-escolares para o Brasil
title_fullStr Validação da Escala de Comportamentos Sociais de Pré-escolares para o Brasil
title_full_unstemmed Validação da Escala de Comportamentos Sociais de Pré-escolares para o Brasil
title_sort Validação da Escala de Comportamentos Sociais de Pré-escolares para o Brasil
author Dias,Talita Pereira
author_facet Dias,Talita Pereira
Freitas,Lucas Cordeiro
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
Del Prette,Almir
author_role author
author2 Freitas,Lucas Cordeiro
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
Del Prette,Almir
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias,Talita Pereira
Freitas,Lucas Cordeiro
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
Del Prette,Almir
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais
comportamentos problemáticos
qualidades psicométricas
topic Habilidades sociais
comportamentos problemáticos
qualidades psicométricas
description Este estudo teve por objetivo verificar as qualidades psicométricas do instrumento norte-americano Preschool and Kindergarten Behavior Scale (PKBS) para o contexto brasileiro. Participaram, como informantes, pais e professores de 143 crianças de idade entre três e seis anos, de duas cidades do Interior do Estado de São Paulo. O PKBS-BR compõe-se de duas escalas, a saber, uma de habilidades sociais e uma de comportamentos problemáticos. Pais e professores responderam individualmente ao PKBS-BR na presença do aplicador. A análise fatorial indicou uma estrutura de três fatores para a escala de habilidades sociais (Cooperação Social, Independência Social e Interação Social) e dois fatores para a escala de comportamentos problemáticos (Externalizantes e Internalizantes), os quais explicaram, respectivamente, 45,38% e 42,12% da variância dos dados. Os indicadores de consistência interna foram satisfatórios para as escalas, variando de 0,79 a 0,95. Discutem-se algumas semelhanças e diferenças da escala original com a brasileira e as aplicações do PKBS para a pesquisa e intervenção psicológica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722011000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.16 n.3 2011
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127905397211136