Meninos e meninas na educação infantil: associação entre comportamento e desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gardinal,Elaine Cristina
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Marturano,Edna Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300011
Resumo: A qualidade das relações estabelecidas na escola de educação infantil pode afetar o aprendizado. O objetivo do estudo foi investigar associações entre comportamento e desempenho nesse contexto, levando em conta o sexo da criança. Participaram 68 meninos e 65 meninas, com idades entre 5 e 7 anos, alunos de escolas públicas. Os professores responderam a uma escala avaliando a relação do aluno com a tarefa, os colegas e o professor. O desempenho foi avaliado por meio de uma sondagem de leitura e escrita. De acordo com os resultados, os professores avaliaram o comportamento das meninas mais positivamente. Para ambos os sexos, comportamentos nos três domínios - relação com a tarefa, com os colegas e o professor, nesta ordem - correlacionaram-se com medidas de desempenho. O desempenho escolar foi mais fortemente associado aos comportamentos interpessoais no grupo masculino. Discutem-se possíveis explicações para a maior vulnerabilidade dos meninos a dificuldades relacionais sugerida pelos resultados.
id PUC_RIO-24_f7235996256b12454c3387af595dafd5
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722007000300011
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Meninos e meninas na educação infantil: associação entre comportamento e desempenhocomportamentodesempenho escolareducação infantilA qualidade das relações estabelecidas na escola de educação infantil pode afetar o aprendizado. O objetivo do estudo foi investigar associações entre comportamento e desempenho nesse contexto, levando em conta o sexo da criança. Participaram 68 meninos e 65 meninas, com idades entre 5 e 7 anos, alunos de escolas públicas. Os professores responderam a uma escala avaliando a relação do aluno com a tarefa, os colegas e o professor. O desempenho foi avaliado por meio de uma sondagem de leitura e escrita. De acordo com os resultados, os professores avaliaram o comportamento das meninas mais positivamente. Para ambos os sexos, comportamentos nos três domínios - relação com a tarefa, com os colegas e o professor, nesta ordem - correlacionaram-se com medidas de desempenho. O desempenho escolar foi mais fortemente associado aos comportamentos interpessoais no grupo masculino. Discutem-se possíveis explicações para a maior vulnerabilidade dos meninos a dificuldades relacionais sugerida pelos resultados.Universidade Estadual de Maringá2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300011Psicologia em Estudo v.12 n.3 2007reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722007000300011info:eu-repo/semantics/openAccessGardinal,Elaine CristinaMarturano,Edna Mariapor2008-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722007000300011Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2008-03-10T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Meninos e meninas na educação infantil: associação entre comportamento e desempenho
title Meninos e meninas na educação infantil: associação entre comportamento e desempenho
spellingShingle Meninos e meninas na educação infantil: associação entre comportamento e desempenho
Gardinal,Elaine Cristina
comportamento
desempenho escolar
educação infantil
title_short Meninos e meninas na educação infantil: associação entre comportamento e desempenho
title_full Meninos e meninas na educação infantil: associação entre comportamento e desempenho
title_fullStr Meninos e meninas na educação infantil: associação entre comportamento e desempenho
title_full_unstemmed Meninos e meninas na educação infantil: associação entre comportamento e desempenho
title_sort Meninos e meninas na educação infantil: associação entre comportamento e desempenho
author Gardinal,Elaine Cristina
author_facet Gardinal,Elaine Cristina
Marturano,Edna Maria
author_role author
author2 Marturano,Edna Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gardinal,Elaine Cristina
Marturano,Edna Maria
dc.subject.por.fl_str_mv comportamento
desempenho escolar
educação infantil
topic comportamento
desempenho escolar
educação infantil
description A qualidade das relações estabelecidas na escola de educação infantil pode afetar o aprendizado. O objetivo do estudo foi investigar associações entre comportamento e desempenho nesse contexto, levando em conta o sexo da criança. Participaram 68 meninos e 65 meninas, com idades entre 5 e 7 anos, alunos de escolas públicas. Os professores responderam a uma escala avaliando a relação do aluno com a tarefa, os colegas e o professor. O desempenho foi avaliado por meio de uma sondagem de leitura e escrita. De acordo com os resultados, os professores avaliaram o comportamento das meninas mais positivamente. Para ambos os sexos, comportamentos nos três domínios - relação com a tarefa, com os colegas e o professor, nesta ordem - correlacionaram-se com medidas de desempenho. O desempenho escolar foi mais fortemente associado aos comportamentos interpessoais no grupo masculino. Discutem-se possíveis explicações para a maior vulnerabilidade dos meninos a dificuldades relacionais sugerida pelos resultados.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722007000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.12 n.3 2007
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904247971840