O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCADEIRAS DE MENINOS E MENINAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8150 |
Resumo: | O presente artigo trata-se de uma pesquisa realizada na ESEBA (Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia), por dois anos consecutivos (2008-2009), que teve como objetivos analisar o planejamento das atividades lúdicas, o seu desenvolvimento na sala de aula, a organização do ambiente escolar e, principalmente, os aspectos em que o lúdico se destacou como parte do processo de ensino-aprendizagem, seja através das condições espaciais criadas pelas professoras, seja pela espontaneidade e as preferências das crianças. Somado às observações que foram feitas na escola, realizamos também um estudo bibliográfico acerca da temática investigada, buscando contribuir para a melhoria da Educação Infantil. Em 2009 observamos uma turma de crianças do 2º período da Educação Infantil, faixa etária entre 5 e 6 anos, na sala de aula e em outros espaços da escola. Por intermédio dessa pesquisa pudemos observar como as crianças brincam, cientes de que o universo lúdico é revestido por simbolismos que se expressam em brincadeiras, perpassadas pelo âmbito da cultura e por questões de gênero, além de percebermos que o processo de brincar está associado com a construção do conhecimento. |
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