Caligrafia artística no século XVIII: Brasil e Portugal enlaçados nas letras de Manoel de Andrade de Figueiredo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Navegações (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/10177 |
Resumo: | A ornamentação de manuscritos era uma prática plenamente viva ainda durante o século XVIII. Documentos adornados se destacavam pela sua singularidade e valor simbólico em relação aos textos impressos. Os manuais de caligrafia, impressos ou manuscritos, propagavam as normas a serem adotadas. A obra Nova escola para aprender a ler, escrever e contar, de Manoel de Andrade de Figueiredo, editada em 1722, foi muito difundida em seu tempo, circulando por todo o Reino de Portugal. Neste artigo são apresentados alguns fundamentos propagados por este autor e exemplos de sua utilização como modelo de ornamentação de livros de compromisso de irmandades leigas no Brasil setecentista. Artistic calligraphy in the eighteenth century: Brazil and Portugal ensnared in the letters of Manuel de Andrade de Figueiredo Abstract: The ornamentation of manuscripts was a practice fully alive still during the eighteenth century. Adorned documents stood out due to their singularity and symbolic value related to the printed texts. The calligraphy manuals, printed or manuscripts, used to propagate the rules to be followed. The work named Nova escola para aprender a ler, escrever e contar, by Manoel de Andrade de Figueiredo, edited in 1722, was very widespread at that time, circulating around the Portugal Kingdom. In the current article there are some fundaments propagated by that author and examples of its use as model of ornamentation of books of lay brotherhood appointments in the Brazil from the seventies. Keywords: Calligraphy; Painting; Manuscripts; Brazil; 18th Century |
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