Do fazer poético da infância: ‘uma coisa que não é a mesma coisa mas é igual’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Violante F.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Navegações (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/29794
Resumo: O reconhecimento de textos poéticos produzidos por crianças tem o mérito didático de trazer um incentivo para uma educação estético-literária. Quando publicadas, tais produções não só constituem um campo de fruição para o leitor (criança, jovem e adulto), como potenciam o campo formativo e possibilitam a investigação. Um dos projetos que, em Portugal, tem persistido na divulgação da escrita poética infantil é Cancioneiro Infanto-juvenil para a Língua Portuguesa, do Instituto Piaget. Iniciado em 1989 e idealizado para 30 anos, deste projeto resultaram já 17 volumes. Neste artigo, analisam-se os textos inseridos em alguns desses volumes, de crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos. Se mais não fosse, analisados de forma entrecruzada com aspetos pedagógicos, científicos e didáticos, os textos em análise são depoimentos preciosos, pois são modos de as crianças se dizerem e ajudam-nos, a nós, adultos, a pensá-las, a conhecê-las melhor.********************************************************************Childhood poetics: ‘a thing that is not the same thing but the same’Abstract: The recognition of poetic texts produced by children has the didactic merit of bringing an incentive for aesthetic-literary education. When published, such productions not only constitute a field of enjoyment for the reader (child, youth and adult), but also enhance the field of education and enable research. One of the projects in Portugal that has persisted in the dissemination of poetic texts written by children is Cancioneiro Infantojuvenil para a Língua Portuguesa, of Instituto Piaget. Started in 1989 and designed for 30 years, it was already published 17 books. In this article, we analyze texts ‘written’ by children from 2 to 6 years of age. Moreover, analyzed in a way interspersed with pedagogical, scientific and didactic aspects, these texts are precious testimonies, because they are ways for children to express their own world and to help us, adults, to think about them, and to know them better.Keywords: Children’s literature; Children’s writing; Cancioneiro Infanto-juvenil para a Língua Portuguesa
id PUC_RS-16_dfa3eb9f417e031bf919c1be52a13a55
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/29794
network_acronym_str PUC_RS-16
network_name_str Navegações (Online)
repository_id_str
spelling Do fazer poético da infância: ‘uma coisa que não é a mesma coisa mas é igual’Literatura infantilEscrita infantilCancioneiro Infanto-juvenil para a Língua PortuguesaO reconhecimento de textos poéticos produzidos por crianças tem o mérito didático de trazer um incentivo para uma educação estético-literária. Quando publicadas, tais produções não só constituem um campo de fruição para o leitor (criança, jovem e adulto), como potenciam o campo formativo e possibilitam a investigação. Um dos projetos que, em Portugal, tem persistido na divulgação da escrita poética infantil é Cancioneiro Infanto-juvenil para a Língua Portuguesa, do Instituto Piaget. Iniciado em 1989 e idealizado para 30 anos, deste projeto resultaram já 17 volumes. Neste artigo, analisam-se os textos inseridos em alguns desses volumes, de crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos. Se mais não fosse, analisados de forma entrecruzada com aspetos pedagógicos, científicos e didáticos, os textos em análise são depoimentos preciosos, pois são modos de as crianças se dizerem e ajudam-nos, a nós, adultos, a pensá-las, a conhecê-las melhor.********************************************************************Childhood poetics: ‘a thing that is not the same thing but the same’Abstract: The recognition of poetic texts produced by children has the didactic merit of bringing an incentive for aesthetic-literary education. When published, such productions not only constitute a field of enjoyment for the reader (child, youth and adult), but also enhance the field of education and enable research. One of the projects in Portugal that has persisted in the dissemination of poetic texts written by children is Cancioneiro Infantojuvenil para a Língua Portuguesa, of Instituto Piaget. Started in 1989 and designed for 30 years, it was already published 17 books. In this article, we analyze texts ‘written’ by children from 2 to 6 years of age. Moreover, analyzed in a way interspersed with pedagogical, scientific and didactic aspects, these texts are precious testimonies, because they are ways for children to express their own world and to help us, adults, to think about them, and to know them better.Keywords: Children’s literature; Children’s writing; Cancioneiro Infanto-juvenil para a Língua PortuguesaEditora da PUCRS - ediPUCRS2018-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/2979410.15448/1983-4276.2017.2.29794Navegações; Vol. 10 No. 2 (2017); 211-217Navegações; v. 10 n. 2 (2017); 211-2171983-42761982-852710.15448/1983-4276.2017.2reponame:Navegações (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/29794/16443Copyright (c) 2018 Navegaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Violante F.2018-02-20T20:41:14Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/29794Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoesPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/oai||revistanavegacoes@pucrs.br1983-42761982-8527opendoar:2018-02-20T20:41:14Navegações (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Do fazer poético da infância: ‘uma coisa que não é a mesma coisa mas é igual’
title Do fazer poético da infância: ‘uma coisa que não é a mesma coisa mas é igual’
spellingShingle Do fazer poético da infância: ‘uma coisa que não é a mesma coisa mas é igual’
Magalhães, Violante F.
Literatura infantil
Escrita infantil
Cancioneiro Infanto-juvenil para a Língua Portuguesa
title_short Do fazer poético da infância: ‘uma coisa que não é a mesma coisa mas é igual’
title_full Do fazer poético da infância: ‘uma coisa que não é a mesma coisa mas é igual’
title_fullStr Do fazer poético da infância: ‘uma coisa que não é a mesma coisa mas é igual’
title_full_unstemmed Do fazer poético da infância: ‘uma coisa que não é a mesma coisa mas é igual’
title_sort Do fazer poético da infância: ‘uma coisa que não é a mesma coisa mas é igual’
author Magalhães, Violante F.
author_facet Magalhães, Violante F.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Violante F.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Escrita infantil
Cancioneiro Infanto-juvenil para a Língua Portuguesa
topic Literatura infantil
Escrita infantil
Cancioneiro Infanto-juvenil para a Língua Portuguesa
description O reconhecimento de textos poéticos produzidos por crianças tem o mérito didático de trazer um incentivo para uma educação estético-literária. Quando publicadas, tais produções não só constituem um campo de fruição para o leitor (criança, jovem e adulto), como potenciam o campo formativo e possibilitam a investigação. Um dos projetos que, em Portugal, tem persistido na divulgação da escrita poética infantil é Cancioneiro Infanto-juvenil para a Língua Portuguesa, do Instituto Piaget. Iniciado em 1989 e idealizado para 30 anos, deste projeto resultaram já 17 volumes. Neste artigo, analisam-se os textos inseridos em alguns desses volumes, de crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos. Se mais não fosse, analisados de forma entrecruzada com aspetos pedagógicos, científicos e didáticos, os textos em análise são depoimentos preciosos, pois são modos de as crianças se dizerem e ajudam-nos, a nós, adultos, a pensá-las, a conhecê-las melhor.********************************************************************Childhood poetics: ‘a thing that is not the same thing but the same’Abstract: The recognition of poetic texts produced by children has the didactic merit of bringing an incentive for aesthetic-literary education. When published, such productions not only constitute a field of enjoyment for the reader (child, youth and adult), but also enhance the field of education and enable research. One of the projects in Portugal that has persisted in the dissemination of poetic texts written by children is Cancioneiro Infantojuvenil para a Língua Portuguesa, of Instituto Piaget. Started in 1989 and designed for 30 years, it was already published 17 books. In this article, we analyze texts ‘written’ by children from 2 to 6 years of age. Moreover, analyzed in a way interspersed with pedagogical, scientific and didactic aspects, these texts are precious testimonies, because they are ways for children to express their own world and to help us, adults, to think about them, and to know them better.Keywords: Children’s literature; Children’s writing; Cancioneiro Infanto-juvenil para a Língua Portuguesa
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/29794
10.15448/1983-4276.2017.2.29794
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/29794
identifier_str_mv 10.15448/1983-4276.2017.2.29794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/29794/16443
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Navegações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Navegações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Navegações; Vol. 10 No. 2 (2017); 211-217
Navegações; v. 10 n. 2 (2017); 211-217
1983-4276
1982-8527
10.15448/1983-4276.2017.2
reponame:Navegações (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Navegações (Online)
collection Navegações (Online)
repository.name.fl_str_mv Navegações (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanavegacoes@pucrs.br
_version_ 1799128836633264128