Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/436 |
Resumo: | Baseados nos princípios teóricos de Piaget e Vygotsky, buscamos conhecer, por meio de entrevista semi-estruturada, o que dizem os professores sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e as causas destas dificuldades. Os resultados mostram que os professores apresentam três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Porém, dizem acreditar que as dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola. Descritores – Aprendizagem; dificuldade de aprendizagem; fracasso escolar. ABSTRACT – Based on Piaget and Vigotsky principles, we rummage to know, by semi-structured interview, what the teachers saw about their students with difficulty of learning and the cause of this difficulties. The results show that the techers bring up three conceptions: difficulty on assimilating the content; difficulty on reading and writing and difficulty on reasoning. Nevertheless, they believe that children’s difficulty are reversible. The cause of this difficulties are attributed to the family, the own child and the school. Key-words – Learning; difficulty of learning, school failure. |
id |
PUC_RS-18_34ed992778e84fa17ff6a0a0f8beeefd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/436 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino FundamentalAprendizagemdificuldade de aprendizagemfracasso escolarBaseados nos princípios teóricos de Piaget e Vygotsky, buscamos conhecer, por meio de entrevista semi-estruturada, o que dizem os professores sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e as causas destas dificuldades. Os resultados mostram que os professores apresentam três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Porém, dizem acreditar que as dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola. Descritores – Aprendizagem; dificuldade de aprendizagem; fracasso escolar. ABSTRACT – Based on Piaget and Vigotsky principles, we rummage to know, by semi-structured interview, what the teachers saw about their students with difficulty of learning and the cause of this difficulties. The results show that the techers bring up three conceptions: difficulty on assimilating the content; difficulty on reading and writing and difficulty on reasoning. Nevertheless, they believe that children’s difficulty are reversible. The cause of this difficulties are attributed to the family, the own child and the school. Key-words – Learning; difficulty of learning, school failure.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/436Educação; Vol. 29 No. 1 (2006)Educação; Vol. 29 Núm. 1 (2006)Educação; v. 29 n. 1 (2006)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/436/332Stefanini, Maria Cristina BergonzoniCruz, Sônia Aparecida Bellettiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-31T12:11:22Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/436Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-31T12:11:22Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental |
title |
Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni Aprendizagem dificuldade de aprendizagem fracasso escolar |
title_short |
Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental |
title_full |
Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental |
title_sort |
Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental |
author |
Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni |
author_facet |
Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni Cruz, Sônia Aparecida Belletti |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Sônia Aparecida Belletti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni Cruz, Sônia Aparecida Belletti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem dificuldade de aprendizagem fracasso escolar |
topic |
Aprendizagem dificuldade de aprendizagem fracasso escolar |
description |
Baseados nos princípios teóricos de Piaget e Vygotsky, buscamos conhecer, por meio de entrevista semi-estruturada, o que dizem os professores sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e as causas destas dificuldades. Os resultados mostram que os professores apresentam três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Porém, dizem acreditar que as dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola. Descritores – Aprendizagem; dificuldade de aprendizagem; fracasso escolar. ABSTRACT – Based on Piaget and Vigotsky principles, we rummage to know, by semi-structured interview, what the teachers saw about their students with difficulty of learning and the cause of this difficulties. The results show that the techers bring up three conceptions: difficulty on assimilating the content; difficulty on reading and writing and difficulty on reasoning. Nevertheless, they believe that children’s difficulty are reversible. The cause of this difficulties are attributed to the family, the own child and the school. Key-words – Learning; difficulty of learning, school failure. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/436 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/436/332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 29 No. 1 (2006) Educação; Vol. 29 Núm. 1 (2006) Educação; v. 29 n. 1 (2006) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128741799002112 |