Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Cruz, Sônia Aparecida Belletti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/436
Resumo: Baseados nos princípios teóricos de Piaget e Vygotsky, buscamos conhecer, por meio de entrevista semi-estruturada, o que dizem os professores sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e as causas destas dificuldades. Os resultados mostram que os professores apresentam três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Porém, dizem acreditar que as dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola. Descritores – Aprendizagem; dificuldade de aprendizagem; fracasso escolar. ABSTRACT – Based on Piaget and Vigotsky principles, we rummage to know, by semi-structured interview, what the teachers saw about their students with difficulty of learning and the cause of this difficulties. The results show that the techers bring up three conceptions: difficulty on assimilating the content; difficulty on reading and writing and difficulty on reasoning. Nevertheless, they believe that children’s difficulty are reversible. The cause of this difficulties are attributed to the family, the own child and the school. Key-words – Learning; difficulty of learning, school failure.
id PUC_RS-18_34ed992778e84fa17ff6a0a0f8beeefd
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/436
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino FundamentalAprendizagemdificuldade de aprendizagemfracasso escolarBaseados nos princípios teóricos de Piaget e Vygotsky, buscamos conhecer, por meio de entrevista semi-estruturada, o que dizem os professores sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e as causas destas dificuldades. Os resultados mostram que os professores apresentam três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Porém, dizem acreditar que as dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola. Descritores – Aprendizagem; dificuldade de aprendizagem; fracasso escolar. ABSTRACT – Based on Piaget and Vigotsky principles, we rummage to know, by semi-structured interview, what the teachers saw about their students with difficulty of learning and the cause of this difficulties. The results show that the techers bring up three conceptions: difficulty on assimilating the content; difficulty on reading and writing and difficulty on reasoning. Nevertheless, they believe that children’s difficulty are reversible. The cause of this difficulties are attributed to the family, the own child and the school. Key-words – Learning; difficulty of learning, school failure.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/436Educação; Vol. 29 No. 1 (2006)Educação; Vol. 29 Núm. 1 (2006)Educação; v. 29 n. 1 (2006)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/436/332Stefanini, Maria Cristina BergonzoniCruz, Sônia Aparecida Bellettiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-31T12:11:22Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/436Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-31T12:11:22Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental
title Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental
spellingShingle Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental
Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni
Aprendizagem
dificuldade de aprendizagem
fracasso escolar
title_short Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental
title_full Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental
title_fullStr Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental
title_sort Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental
author Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni
author_facet Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni
Cruz, Sônia Aparecida Belletti
author_role author
author2 Cruz, Sônia Aparecida Belletti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni
Cruz, Sônia Aparecida Belletti
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
dificuldade de aprendizagem
fracasso escolar
topic Aprendizagem
dificuldade de aprendizagem
fracasso escolar
description Baseados nos princípios teóricos de Piaget e Vygotsky, buscamos conhecer, por meio de entrevista semi-estruturada, o que dizem os professores sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e as causas destas dificuldades. Os resultados mostram que os professores apresentam três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Porém, dizem acreditar que as dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola. Descritores – Aprendizagem; dificuldade de aprendizagem; fracasso escolar. ABSTRACT – Based on Piaget and Vigotsky principles, we rummage to know, by semi-structured interview, what the teachers saw about their students with difficulty of learning and the cause of this difficulties. The results show that the techers bring up three conceptions: difficulty on assimilating the content; difficulty on reading and writing and difficulty on reasoning. Nevertheless, they believe that children’s difficulty are reversible. The cause of this difficulties are attributed to the family, the own child and the school. Key-words – Learning; difficulty of learning, school failure.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/436
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/436/332
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 29 No. 1 (2006)
Educação; Vol. 29 Núm. 1 (2006)
Educação; v. 29 n. 1 (2006)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741799002112