A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arriada, Eduardo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Tambara, Elomar Antonio Callegaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/10352
Resumo: O processo de modernidade teve especial significação no Brasil no século XIX. Entre as esferas de sua influência, a que mais se destacou foi a do recinto escolar. A ideia de civilizar a população por meio de um saber vinculado à moralização, ordenamento religioso, civilidade, etc., passou a não ser suficiente para a formação do novo homem alfabetizado demandado pelo novel padrão de desenvolvimento industrial. Ao par, e não menos importante, instituiu-se uma “machina de ensinar” subordinada aos interesses do capitalismo em consolidação. Houve, sem dúvida, uma adequação do sistema de educação à produção e, principalmente, ao consumo em massa. Uma nova racionalidade impôs-se, a qual estava vinculada principalmente à aquisição da escrita, objeto deste estudo.
id PUC_RS-18_4d15c2d023e9ffbde1f29e6ea4fa747c
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/10352
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIXaquisição da escritahistória da educaçãocultura material escolarO processo de modernidade teve especial significação no Brasil no século XIX. Entre as esferas de sua influência, a que mais se destacou foi a do recinto escolar. A ideia de civilizar a população por meio de um saber vinculado à moralização, ordenamento religioso, civilidade, etc., passou a não ser suficiente para a formação do novo homem alfabetizado demandado pelo novel padrão de desenvolvimento industrial. Ao par, e não menos importante, instituiu-se uma “machina de ensinar” subordinada aos interesses do capitalismo em consolidação. Houve, sem dúvida, uma adequação do sistema de educação à produção e, principalmente, ao consumo em massa. Uma nova racionalidade impôs-se, a qual estava vinculada principalmente à aquisição da escrita, objeto deste estudo.Editora da PUCRS - ediPUCRS2012-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/10352Educação; Vol. 35 No. 1 (2012): Prospects and challenges of teaching and research in History of EducationEducação; Vol. 35 Núm. 1 (2012): Perspectivas e desafios do ensino e da pesquisa em História da EducaçãoEducação; v. 35 n. 1 (2012): Perspectivas e desafios do ensino e da pesquisa em História da Educação1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/10352/7543Arriada, EduardoTambara, Elomar Antonio Callegaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-28T16:52:50Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/10352Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2012-03-28T16:52:50Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX
title A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX
spellingShingle A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX
Arriada, Eduardo
aquisição da escrita
história da educação
cultura material escolar
title_short A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX
title_full A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX
title_fullStr A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX
title_full_unstemmed A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX
title_sort A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX
author Arriada, Eduardo
author_facet Arriada, Eduardo
Tambara, Elomar Antonio Callegaro
author_role author
author2 Tambara, Elomar Antonio Callegaro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arriada, Eduardo
Tambara, Elomar Antonio Callegaro
dc.subject.por.fl_str_mv aquisição da escrita
história da educação
cultura material escolar
topic aquisição da escrita
história da educação
cultura material escolar
description O processo de modernidade teve especial significação no Brasil no século XIX. Entre as esferas de sua influência, a que mais se destacou foi a do recinto escolar. A ideia de civilizar a população por meio de um saber vinculado à moralização, ordenamento religioso, civilidade, etc., passou a não ser suficiente para a formação do novo homem alfabetizado demandado pelo novel padrão de desenvolvimento industrial. Ao par, e não menos importante, instituiu-se uma “machina de ensinar” subordinada aos interesses do capitalismo em consolidação. Houve, sem dúvida, uma adequação do sistema de educação à produção e, principalmente, ao consumo em massa. Uma nova racionalidade impôs-se, a qual estava vinculada principalmente à aquisição da escrita, objeto deste estudo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/10352
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/10352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/10352/7543
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 35 No. 1 (2012): Prospects and challenges of teaching and research in History of Education
Educação; Vol. 35 Núm. 1 (2012): Perspectivas e desafios do ensino e da pesquisa em História da Educação
Educação; v. 35 n. 1 (2012): Perspectivas e desafios do ensino e da pesquisa em História da Educação
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128743503986688