A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/10352 |
Resumo: | O processo de modernidade teve especial significação no Brasil no século XIX. Entre as esferas de sua influência, a que mais se destacou foi a do recinto escolar. A ideia de civilizar a população por meio de um saber vinculado à moralização, ordenamento religioso, civilidade, etc., passou a não ser suficiente para a formação do novo homem alfabetizado demandado pelo novel padrão de desenvolvimento industrial. Ao par, e não menos importante, instituiu-se uma “machina de ensinar” subordinada aos interesses do capitalismo em consolidação. Houve, sem dúvida, uma adequação do sistema de educação à produção e, principalmente, ao consumo em massa. Uma nova racionalidade impôs-se, a qual estava vinculada principalmente à aquisição da escrita, objeto deste estudo. |
id |
PUC_RS-18_4d15c2d023e9ffbde1f29e6ea4fa747c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/10352 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIXaquisição da escritahistória da educaçãocultura material escolarO processo de modernidade teve especial significação no Brasil no século XIX. Entre as esferas de sua influência, a que mais se destacou foi a do recinto escolar. A ideia de civilizar a população por meio de um saber vinculado à moralização, ordenamento religioso, civilidade, etc., passou a não ser suficiente para a formação do novo homem alfabetizado demandado pelo novel padrão de desenvolvimento industrial. Ao par, e não menos importante, instituiu-se uma “machina de ensinar” subordinada aos interesses do capitalismo em consolidação. Houve, sem dúvida, uma adequação do sistema de educação à produção e, principalmente, ao consumo em massa. Uma nova racionalidade impôs-se, a qual estava vinculada principalmente à aquisição da escrita, objeto deste estudo.Editora da PUCRS - ediPUCRS2012-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/10352Educação; Vol. 35 No. 1 (2012): Prospects and challenges of teaching and research in History of EducationEducação; Vol. 35 Núm. 1 (2012): Perspectivas e desafios do ensino e da pesquisa em História da EducaçãoEducação; v. 35 n. 1 (2012): Perspectivas e desafios do ensino e da pesquisa em História da Educação1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/10352/7543Arriada, EduardoTambara, Elomar Antonio Callegaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-28T16:52:50Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/10352Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2012-03-28T16:52:50Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX |
title |
A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX |
spellingShingle |
A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX Arriada, Eduardo aquisição da escrita história da educação cultura material escolar |
title_short |
A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX |
title_full |
A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX |
title_fullStr |
A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX |
title_full_unstemmed |
A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX |
title_sort |
A cultura escolar material, a modernidade e a aquisição da escrita no Brasil no século XIX |
author |
Arriada, Eduardo |
author_facet |
Arriada, Eduardo Tambara, Elomar Antonio Callegaro |
author_role |
author |
author2 |
Tambara, Elomar Antonio Callegaro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arriada, Eduardo Tambara, Elomar Antonio Callegaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aquisição da escrita história da educação cultura material escolar |
topic |
aquisição da escrita história da educação cultura material escolar |
description |
O processo de modernidade teve especial significação no Brasil no século XIX. Entre as esferas de sua influência, a que mais se destacou foi a do recinto escolar. A ideia de civilizar a população por meio de um saber vinculado à moralização, ordenamento religioso, civilidade, etc., passou a não ser suficiente para a formação do novo homem alfabetizado demandado pelo novel padrão de desenvolvimento industrial. Ao par, e não menos importante, instituiu-se uma “machina de ensinar” subordinada aos interesses do capitalismo em consolidação. Houve, sem dúvida, uma adequação do sistema de educação à produção e, principalmente, ao consumo em massa. Uma nova racionalidade impôs-se, a qual estava vinculada principalmente à aquisição da escrita, objeto deste estudo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/10352 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/10352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/10352/7543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 35 No. 1 (2012): Prospects and challenges of teaching and research in History of Education Educação; Vol. 35 Núm. 1 (2012): Perspectivas e desafios do ensino e da pesquisa em História da Educação Educação; v. 35 n. 1 (2012): Perspectivas e desafios do ensino e da pesquisa em História da Educação 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128743503986688 |