Sociedade Multicultural: educação, identidade(s) e cultura(s)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Gilberto Ferreira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/383
Resumo: Este trabalho tem por objetivo traçar uma reflexão pautada nos movi-mentos de circulação dos bens culturais e dos processos de construção identitária no âmbito da cultura e da educação. A preocupação centra-se em demonstrar, aprovei-tando-se de alguns dados estatísticos, as mudanças ocorridas nestas últimas décadas, configurando o que denomina-se de sociedade multicultural. A partir desse pressupos-to apresento um conjunto de características que norteiam a configuração da sociedade multicultural onde elementos tais como a multietnicidade, identidades híbridas e movimentos migratórios constituem focos para a análise da realidade multicultural, buscando formas de intervenção nesse contexto. No âmbito educativo a concepção de interculturalidade é anunciada nesse trabalho como uma possibilidade de efetivar essa intervenção. Descritores – Educação; identidade; cultura; multiculturalismo. ABSTRACT – This paper has as objective to trace a reflection based on the move-ments of circulation of cultural goods and in the process of identity construction in the realm of education and culture. The focus is to demonstrate, using statistical data, the changes of the last decade, giving shape to the multicultural society. From that per-spective the text presents a group of characteristics of the multicultural society such as multi-ethnicity, hybrids identities, migratory movements that are key to the analysis of multicultural reality and searching for forms of intervention. In education the concep-tion of intercultural is considered a possibility for the intervention in the multicultural society. Descriptors – Education; identity; culture; multiculturalism.
id PUC_RS-18_57d78d3a21f6a5c325710f3b60d33ab2
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/383
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Sociedade Multicultural: educação, identidade(s) e cultura(s)MulticulturalismoEste trabalho tem por objetivo traçar uma reflexão pautada nos movi-mentos de circulação dos bens culturais e dos processos de construção identitária no âmbito da cultura e da educação. A preocupação centra-se em demonstrar, aprovei-tando-se de alguns dados estatísticos, as mudanças ocorridas nestas últimas décadas, configurando o que denomina-se de sociedade multicultural. A partir desse pressupos-to apresento um conjunto de características que norteiam a configuração da sociedade multicultural onde elementos tais como a multietnicidade, identidades híbridas e movimentos migratórios constituem focos para a análise da realidade multicultural, buscando formas de intervenção nesse contexto. No âmbito educativo a concepção de interculturalidade é anunciada nesse trabalho como uma possibilidade de efetivar essa intervenção. Descritores – Educação; identidade; cultura; multiculturalismo. ABSTRACT – This paper has as objective to trace a reflection based on the move-ments of circulation of cultural goods and in the process of identity construction in the realm of education and culture. The focus is to demonstrate, using statistical data, the changes of the last decade, giving shape to the multicultural society. From that per-spective the text presents a group of characteristics of the multicultural society such as multi-ethnicity, hybrids identities, migratory movements that are key to the analysis of multicultural reality and searching for forms of intervention. In education the concep-tion of intercultural is considered a possibility for the intervention in the multicultural society. Descriptors – Education; identity; culture; multiculturalism.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/383Educação; Vol. 27 No. 2 (2004)Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2004)Educação; v. 27 n. 2 (2004)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/383/280Copyright (c) 2019 Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Gilberto Ferreira2019-11-19T20:52:28Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/383Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2019-11-19T20:52:28Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociedade Multicultural: educação, identidade(s) e cultura(s)
title Sociedade Multicultural: educação, identidade(s) e cultura(s)
spellingShingle Sociedade Multicultural: educação, identidade(s) e cultura(s)
da Silva, Gilberto Ferreira
Multiculturalismo
title_short Sociedade Multicultural: educação, identidade(s) e cultura(s)
title_full Sociedade Multicultural: educação, identidade(s) e cultura(s)
title_fullStr Sociedade Multicultural: educação, identidade(s) e cultura(s)
title_full_unstemmed Sociedade Multicultural: educação, identidade(s) e cultura(s)
title_sort Sociedade Multicultural: educação, identidade(s) e cultura(s)
author da Silva, Gilberto Ferreira
author_facet da Silva, Gilberto Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Gilberto Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalismo
topic Multiculturalismo
description Este trabalho tem por objetivo traçar uma reflexão pautada nos movi-mentos de circulação dos bens culturais e dos processos de construção identitária no âmbito da cultura e da educação. A preocupação centra-se em demonstrar, aprovei-tando-se de alguns dados estatísticos, as mudanças ocorridas nestas últimas décadas, configurando o que denomina-se de sociedade multicultural. A partir desse pressupos-to apresento um conjunto de características que norteiam a configuração da sociedade multicultural onde elementos tais como a multietnicidade, identidades híbridas e movimentos migratórios constituem focos para a análise da realidade multicultural, buscando formas de intervenção nesse contexto. No âmbito educativo a concepção de interculturalidade é anunciada nesse trabalho como uma possibilidade de efetivar essa intervenção. Descritores – Educação; identidade; cultura; multiculturalismo. ABSTRACT – This paper has as objective to trace a reflection based on the move-ments of circulation of cultural goods and in the process of identity construction in the realm of education and culture. The focus is to demonstrate, using statistical data, the changes of the last decade, giving shape to the multicultural society. From that per-spective the text presents a group of characteristics of the multicultural society such as multi-ethnicity, hybrids identities, migratory movements that are key to the analysis of multicultural reality and searching for forms of intervention. In education the concep-tion of intercultural is considered a possibility for the intervention in the multicultural society. Descriptors – Education; identity; culture; multiculturalism.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/383
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/383/280
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 27 No. 2 (2004)
Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2004)
Educação; v. 27 n. 2 (2004)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1752127829602992128