Contribuições da Educação Continuada na Construção da Inteireza dos Docentes da Educação Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portal, Leda Lísia Franciosi
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Franciscone, Fabiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2750
Resumo: Este artigo pretende, numa mensagem de esperança, propor um novo olhar para as questões da Educação Continuada em sua trajetória de “fazer-se homem”. Numa abordagem qualitativa, compreensiva-interpretativa, buscou investigar quais as contribuições que a Educação Continuada tem propiciado à construção da Inteireza dos Docentes da Educação Superior, selecionados em Programas de Mestrado em Educação. Seus resultados revelaram que o investimento feito pelos entrevistados em Educação Continuada está relacionado, quase que exclusivamente, à Dimensão do “Eu Profissional” e do “Eu Individual/Intelectual”, descuidando-se das demais dimensões: “Eu Relacional, Eu Individual Físico e Emocional e, principalmente, do Eu Espiritual”. Ancorado em Wilber, para quem todo o ser humano ao assumir seu processo de evolução, necessita ampliar sua consciência, investindo em sua autoformação/Educação Continuada, a contribuição desta pesquisa pela compreensão e interpretação de seus resultados, está em apontar a necessidade de enfatizar o enfoque no “Eu Espiritual”, inspirador dos demais para o despertar de uma nova consciência, que nos iluminará para o reconhecimento do verdadeiro propósito da vida e assim contribuir para a transformação tão almejada do mundo. Descritores – Educação continuada; construção da inteireza; docentes da educação superior.
id PUC_RS-18_6eb8be5aba8cafff4107fa7df550faa2
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/2750
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Contribuições da Educação Continuada na Construção da Inteireza dos Docentes da Educação SuperiorEste artigo pretende, numa mensagem de esperança, propor um novo olhar para as questões da Educação Continuada em sua trajetória de “fazer-se homem”. Numa abordagem qualitativa, compreensiva-interpretativa, buscou investigar quais as contribuições que a Educação Continuada tem propiciado à construção da Inteireza dos Docentes da Educação Superior, selecionados em Programas de Mestrado em Educação. Seus resultados revelaram que o investimento feito pelos entrevistados em Educação Continuada está relacionado, quase que exclusivamente, à Dimensão do “Eu Profissional” e do “Eu Individual/Intelectual”, descuidando-se das demais dimensões: “Eu Relacional, Eu Individual Físico e Emocional e, principalmente, do Eu Espiritual”. Ancorado em Wilber, para quem todo o ser humano ao assumir seu processo de evolução, necessita ampliar sua consciência, investindo em sua autoformação/Educação Continuada, a contribuição desta pesquisa pela compreensão e interpretação de seus resultados, está em apontar a necessidade de enfatizar o enfoque no “Eu Espiritual”, inspirador dos demais para o despertar de uma nova consciência, que nos iluminará para o reconhecimento do verdadeiro propósito da vida e assim contribuir para a transformação tão almejada do mundo. Descritores – Educação continuada; construção da inteireza; docentes da educação superior.Editora da PUCRS - ediPUCRS2008-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2750Educação; Vol. 30 No. 3 (2007)Educação; Vol. 30 Núm. 3 (2007)Educação; v. 30 n. 3 (2007)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2750/2097Portal, Leda Lísia FranciosiFranciscone, Fabianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-07T11:57:58Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/2750Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-06-07T11:57:58Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da Educação Continuada na Construção da Inteireza dos Docentes da Educação Superior
title Contribuições da Educação Continuada na Construção da Inteireza dos Docentes da Educação Superior
spellingShingle Contribuições da Educação Continuada na Construção da Inteireza dos Docentes da Educação Superior
Portal, Leda Lísia Franciosi
title_short Contribuições da Educação Continuada na Construção da Inteireza dos Docentes da Educação Superior
title_full Contribuições da Educação Continuada na Construção da Inteireza dos Docentes da Educação Superior
title_fullStr Contribuições da Educação Continuada na Construção da Inteireza dos Docentes da Educação Superior
title_full_unstemmed Contribuições da Educação Continuada na Construção da Inteireza dos Docentes da Educação Superior
title_sort Contribuições da Educação Continuada na Construção da Inteireza dos Docentes da Educação Superior
author Portal, Leda Lísia Franciosi
author_facet Portal, Leda Lísia Franciosi
Franciscone, Fabiane
author_role author
author2 Franciscone, Fabiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portal, Leda Lísia Franciosi
Franciscone, Fabiane
description Este artigo pretende, numa mensagem de esperança, propor um novo olhar para as questões da Educação Continuada em sua trajetória de “fazer-se homem”. Numa abordagem qualitativa, compreensiva-interpretativa, buscou investigar quais as contribuições que a Educação Continuada tem propiciado à construção da Inteireza dos Docentes da Educação Superior, selecionados em Programas de Mestrado em Educação. Seus resultados revelaram que o investimento feito pelos entrevistados em Educação Continuada está relacionado, quase que exclusivamente, à Dimensão do “Eu Profissional” e do “Eu Individual/Intelectual”, descuidando-se das demais dimensões: “Eu Relacional, Eu Individual Físico e Emocional e, principalmente, do Eu Espiritual”. Ancorado em Wilber, para quem todo o ser humano ao assumir seu processo de evolução, necessita ampliar sua consciência, investindo em sua autoformação/Educação Continuada, a contribuição desta pesquisa pela compreensão e interpretação de seus resultados, está em apontar a necessidade de enfatizar o enfoque no “Eu Espiritual”, inspirador dos demais para o despertar de uma nova consciência, que nos iluminará para o reconhecimento do verdadeiro propósito da vida e assim contribuir para a transformação tão almejada do mundo. Descritores – Educação continuada; construção da inteireza; docentes da educação superior.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2750
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2750/2097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 30 No. 3 (2007)
Educação; Vol. 30 Núm. 3 (2007)
Educação; v. 30 n. 3 (2007)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128742448070656