Alunos talentosos: possíveis superdotados não notados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Amélia
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Capellini, Vera Lúcia M. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/404
Resumo: A superdotação ainda se constitui um enigma para a Ciência e poucos estu-dos investigam esse fenômeno no Brasil. Conseqüentemente, muitos talentos nem mesmo são identificados. Esse estudo objetivou identificar o número de alunos considerados talentosos por seus professores, nas escolas públicas estaduais do ensino fundamental da cidade de Bauru - SP. Foram enviados 1408 questionários para professores de 1408 salas de aulas. Destes, retornaram 958. O resultado mostrou que 41% dos professores consideram ter em suas salas alunos talentosos e a maioria desconhece as necessidades desta população e os programas previstos para desenvolver os talentos. Descritores – Superdotação; talento; altas habilidades. ABSTRACT – The giftedness is still an enigma for the Science and in Brazil few studies investigate this phenomenon. Consequently, many talents were not even identified. This study aimed to identify the number of students considered talented by their teachers enrolled in elementary public schools in the city of Bauru. It was sent a 1408 questio- naires for teachers from a 1408 classrooms. From this total, 958 returned. The results show that 41% of the teachers considered having talented students. The found categories showed that the teachers ignore the concept of giftedness and the existing programs. Key-words – Exceptionality; giftedness; talents; high abilities.
id PUC_RS-18_9b1b1c298778bc877851d7871626f80b
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/404
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Alunos talentosos: possíveis superdotados não notadosSuperdotaçãotalentoA superdotação ainda se constitui um enigma para a Ciência e poucos estu-dos investigam esse fenômeno no Brasil. Conseqüentemente, muitos talentos nem mesmo são identificados. Esse estudo objetivou identificar o número de alunos considerados talentosos por seus professores, nas escolas públicas estaduais do ensino fundamental da cidade de Bauru - SP. Foram enviados 1408 questionários para professores de 1408 salas de aulas. Destes, retornaram 958. O resultado mostrou que 41% dos professores consideram ter em suas salas alunos talentosos e a maioria desconhece as necessidades desta população e os programas previstos para desenvolver os talentos. Descritores – Superdotação; talento; altas habilidades. ABSTRACT – The giftedness is still an enigma for the Science and in Brazil few studies investigate this phenomenon. Consequently, many talents were not even identified. This study aimed to identify the number of students considered talented by their teachers enrolled in elementary public schools in the city of Bauru. It was sent a 1408 questio- naires for teachers from a 1408 classrooms. From this total, 958 returned. The results show that 41% of the teachers considered having talented students. The found categories showed that the teachers ignore the concept of giftedness and the existing programs. Key-words – Exceptionality; giftedness; talents; high abilities.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/404Educação; Vol. 28 No. 1 (2005)Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2005)Educação; v. 28 n. 1 (2005)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/404/301Almeida, Maria AméliaCapellini, Vera Lúcia M. F.info:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-30T13:41:52Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/404Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-30T13:41:52Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Alunos talentosos: possíveis superdotados não notados
title Alunos talentosos: possíveis superdotados não notados
spellingShingle Alunos talentosos: possíveis superdotados não notados
Almeida, Maria Amélia
Superdotação
talento
title_short Alunos talentosos: possíveis superdotados não notados
title_full Alunos talentosos: possíveis superdotados não notados
title_fullStr Alunos talentosos: possíveis superdotados não notados
title_full_unstemmed Alunos talentosos: possíveis superdotados não notados
title_sort Alunos talentosos: possíveis superdotados não notados
author Almeida, Maria Amélia
author_facet Almeida, Maria Amélia
Capellini, Vera Lúcia M. F.
author_role author
author2 Capellini, Vera Lúcia M. F.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Amélia
Capellini, Vera Lúcia M. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Superdotação
talento
topic Superdotação
talento
description A superdotação ainda se constitui um enigma para a Ciência e poucos estu-dos investigam esse fenômeno no Brasil. Conseqüentemente, muitos talentos nem mesmo são identificados. Esse estudo objetivou identificar o número de alunos considerados talentosos por seus professores, nas escolas públicas estaduais do ensino fundamental da cidade de Bauru - SP. Foram enviados 1408 questionários para professores de 1408 salas de aulas. Destes, retornaram 958. O resultado mostrou que 41% dos professores consideram ter em suas salas alunos talentosos e a maioria desconhece as necessidades desta população e os programas previstos para desenvolver os talentos. Descritores – Superdotação; talento; altas habilidades. ABSTRACT – The giftedness is still an enigma for the Science and in Brazil few studies investigate this phenomenon. Consequently, many talents were not even identified. This study aimed to identify the number of students considered talented by their teachers enrolled in elementary public schools in the city of Bauru. It was sent a 1408 questio- naires for teachers from a 1408 classrooms. From this total, 958 returned. The results show that 41% of the teachers considered having talented students. The found categories showed that the teachers ignore the concept of giftedness and the existing programs. Key-words – Exceptionality; giftedness; talents; high abilities.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/404
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/404/301
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 28 No. 1 (2005)
Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2005)
Educação; v. 28 n. 1 (2005)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741748670464