Alunos talentosos: possíveis superdotados não notados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/404 |
Resumo: | A superdotação ainda se constitui um enigma para a Ciência e poucos estu-dos investigam esse fenômeno no Brasil. Conseqüentemente, muitos talentos nem mesmo são identificados. Esse estudo objetivou identificar o número de alunos considerados talentosos por seus professores, nas escolas públicas estaduais do ensino fundamental da cidade de Bauru - SP. Foram enviados 1408 questionários para professores de 1408 salas de aulas. Destes, retornaram 958. O resultado mostrou que 41% dos professores consideram ter em suas salas alunos talentosos e a maioria desconhece as necessidades desta população e os programas previstos para desenvolver os talentos. Descritores – Superdotação; talento; altas habilidades. ABSTRACT – The giftedness is still an enigma for the Science and in Brazil few studies investigate this phenomenon. Consequently, many talents were not even identified. This study aimed to identify the number of students considered talented by their teachers enrolled in elementary public schools in the city of Bauru. It was sent a 1408 questio- naires for teachers from a 1408 classrooms. From this total, 958 returned. The results show that 41% of the teachers considered having talented students. The found categories showed that the teachers ignore the concept of giftedness and the existing programs. Key-words – Exceptionality; giftedness; talents; high abilities. |
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