Programa Talento Metrópole: identificação e desenvolvimento de talentos em tecnologia da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Juliana Teixeira da Câmara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45952
Resumo: As questões globais vêm desafiando a capacidade da humanidade em desenvolver soluções inovadoras para conter o avanço de ameaças à vida. Tais soluções, inegavelmente, são produzidas através da Ciência e Tecnologia da Informação (TI), e notadamente a partir do estímulo ao desenvolvimento de sujeitos, neste caso, sujeitos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) para criá-las e aplicá-las em diversas áreas de conhecimento. Investir na superdotação e talento de jovens, portanto, é uma importante estratégia de enfrentamento aos complexos problemas do século 21. Assim, a presente tese visa a lançar luzes à relevância do investimento educacional e científico de jovens com AH/SD, tendo como objetivo construir, implementar e avaliar um programa para identificação de talentos em Tecnologia da Informação. Para isso, foram realizados três capítulos, sendo um teórico e dois empíricos, os quais foram intitulados: 1) Desenvolvendo Talentos: a experiência do Programa Talento Metrópole; 2) Novas trajetórias de desenvolvimento para jovens com Altas Habilidades/Superdotação; e, 3) Precursores para identificação de adolescentes com AH/SD no domínio da Tecnologia da Informação. O primeiro buscou estruturar e caracterizar o Programa Talento Metrópole (PTM), em termos de metodologia de identificação e desenvolvimento de talentos em TI a partir de método descritivo. O capítulo 2 buscou compreender as diferentes trajetórias e especificidades subjacentes ao desenvolvimento do talento a partir da análise clínico-qualitativa de três casos, utilizando-se a técnica de entrevistas narrativas. O capítulo 3 buscou investigar o mito que caracteriza as altas habilidades como fenômeno privativo dos estratos socioeconômicos mais elevados da sociedade, bem como verificar quais as habilidades cognitivas foram mais relevantes para identificação de adolescentes com altas habilidades em cada mesorregião investigada. De modo geral, os resultados indicaram que programas voltados para jovens com AH/SD do domínio específico da TI devem considerar o caráter maleável dos potenciais, compreendidos de maneira dinâmica e processual com diferentes rotas de desenvolvimento; ademais, seu processo de identificação e plano de desenvolvimento do talento devem estar articulados à cultura e ao contexto de atividade do domínio. A partir das análises narrativas foi possível identificar vivências relacionadas ao sofrimento e sentimento de inadequação em contextos escolares tradicionais, corroborando a necessidade de ações de desenvolvimento e inclusão. Acredita-se que os resultados obtidos fornecerão subsídios para o desenvolvimento de programas específicos em TI, com vistas ao desenvolvimento pleno do talento, visando não somente à autorrealização, mas também à proposição de soluções aos graves problemas da sociedade por meio de pesquisa e inovação em TI.
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Tais soluções, inegavelmente, são produzidas através da Ciência e Tecnologia da Informação (TI), e notadamente a partir do estímulo ao desenvolvimento de sujeitos, neste caso, sujeitos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) para criá-las e aplicá-las em diversas áreas de conhecimento. Investir na superdotação e talento de jovens, portanto, é uma importante estratégia de enfrentamento aos complexos problemas do século 21. Assim, a presente tese visa a lançar luzes à relevância do investimento educacional e científico de jovens com AH/SD, tendo como objetivo construir, implementar e avaliar um programa para identificação de talentos em Tecnologia da Informação. Para isso, foram realizados três capítulos, sendo um teórico e dois empíricos, os quais foram intitulados: 1) Desenvolvendo Talentos: a experiência do Programa Talento Metrópole; 2) Novas trajetórias de desenvolvimento para jovens com Altas Habilidades/Superdotação; e, 3) Precursores para identificação de adolescentes com AH/SD no domínio da Tecnologia da Informação. O primeiro buscou estruturar e caracterizar o Programa Talento Metrópole (PTM), em termos de metodologia de identificação e desenvolvimento de talentos em TI a partir de método descritivo. O capítulo 2 buscou compreender as diferentes trajetórias e especificidades subjacentes ao desenvolvimento do talento a partir da análise clínico-qualitativa de três casos, utilizando-se a técnica de entrevistas narrativas. O capítulo 3 buscou investigar o mito que caracteriza as altas habilidades como fenômeno privativo dos estratos socioeconômicos mais elevados da sociedade, bem como verificar quais as habilidades cognitivas foram mais relevantes para identificação de adolescentes com altas habilidades em cada mesorregião investigada. De modo geral, os resultados indicaram que programas voltados para jovens com AH/SD do domínio específico da TI devem considerar o caráter maleável dos potenciais, compreendidos de maneira dinâmica e processual com diferentes rotas de desenvolvimento; ademais, seu processo de identificação e plano de desenvolvimento do talento devem estar articulados à cultura e ao contexto de atividade do domínio. A partir das análises narrativas foi possível identificar vivências relacionadas ao sofrimento e sentimento de inadequação em contextos escolares tradicionais, corroborando a necessidade de ações de desenvolvimento e inclusão. Acredita-se que os resultados obtidos fornecerão subsídios para o desenvolvimento de programas específicos em TI, com vistas ao desenvolvimento pleno do talento, visando não somente à autorrealização, mas também à proposição de soluções aos graves problemas da sociedade por meio de pesquisa e inovação em TI.The global issues have been challenging our ability to develop innovative solutions in order to prevent the advance of threatens to human life. Undeniably such solutions are expected to be produced within Science and Information Technology domains, specially by stimulating the development of subjects with high potential towards the creation and application of these innovations into various areas of knowledge. Therefore, considering that the support for the development of gifted young people emerge as an important strategy to answer the complex problems faced by humankind in the 21st century, this dissertation aims to shed light on the importance of educational and scientific stimulation of gifted young people, focusing on characterizing the proposition and development process of Programa Talento Metrópole (PTM) throughout three studies: 1) Developing Talents: the experience of Programa Talento Metrópole (PTM); 2) New developmental paths for gifted youth and; 3) Precursors for the detection of gifted adolescents in Information Technology (IT) domain. The first investigation described the development of PTM, in terms of methodology for identifying and developing talent in IT. Study 2 conducted a clinical-qualitative analysis of three cases, resulting from narrative interviews regarding the different trajectories underlying the development of talent. Finally, study 3 investigated the predictive value of cognitive parameters used to detect the high potential profile for the talent development in IT. In sum, results indicated that programs devoted to the development of gifted young people such as PTM must consider the flexible nature of the potentials, the variety of developmental routes that can be taken towards excellence, as well as the need to comprehend this phenomenon from a dynamic and processual theoretical frame. Furthermore, the detection and stimulation of gifted subjects require an approach which is aligned with the cultural context of the diverse domains of activity. Narrative analysis made it possible to subjects to relate their experiences of suffering, especially due to the sense of maladjustment they experiment in a traditional school context, which in turn highlighted the need of public policies focused on the development and inclusive education of this population. It is expected that these results subsidize the development of specific IT programs, with a view to the full development of talent under research and innovation in this area, aiming not only the subjects’ personal achievement, but also the development of outstanding contributions and solutions to the serious problems faced by current and future generations.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilSuperdotaçãoTalentoTecnologia da informaçãoEducação para superdotadosPrograma Talento Metrópole: identificação e desenvolvimento de talentos em tecnologia da informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProgramaTalentoMetropole_Reis_2021.pdfapplication/pdf1917532https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45952/1/ProgramaTalentoMetropole_Reis_2021.pdf1ce6f34651e77aa52fb0dd9788ded623MD51123456789/459522022-05-02 12:54:42.298oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45952Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:54:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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