Superdotação, talento e autorregulação da aprendizagem : estudo de caso no contexto da Pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisnilde Miranda da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43752
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.
id UNB_ff342effddc19d67ceb5dd247e9ca6be
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43752
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Superdotação, talento e autorregulação da aprendizagem : estudo de caso no contexto da Pandemia de Covid-19SuperdotaçãoTalentosAutorregulação da aprendizagemPandemiaDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.A autorregulação da aprendizagem vem se apresentando como um construto valioso para a compreensão da superdotação e a elaboração de práticas educacionais voltadas para esses sujeitos; engloba processos metacognitivos, aspectos socioemocionais e motivacionais. Em busca de subsídios ao planejamento de experiências educacionais voltadas ao atendimento educacional desse público de perfil heterogêneo, a presente pesquisa tem como objetivo central: Analisar, a partir dos conceitos de autorregulação e aprendizagem, as estratégias afetivas e cognitivas utilizadas por um estudante identificado com sinais de superdotação e talento para a ampliação dos conhecimentos de uma língua estrangeira no contexto pandêmico da Covid-19. A metodologia utilizada é o Estudo de Caso. Além do estudante, a sua mãe e três dos seus professores, são sujeitos desta pesquisa. O presente estudo evidencia visões controversas sobre o fenômeno da superdotação que atravessam o ambiente escolar e familiar; lacunas na formação dos professores em relação à temática; condições adversas à identificação e atendimento educacional do estudante. A relação do estudante com a escola na qual encontrase matriculado apresenta avarias importantes; percebe-se que, tanto os talentos intelectuais do estudante, suas habilidades acadêmicas, facilidade para aprender e interesse pelos processos de aprendizagens, quanto os subsídios que são oferecidos pelo ambiente familiar, são fatores que, tomados individualmente não incidem no seu engajamento no ambiente escolar. Para além do cenário pandêmico e suas implicações à qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, a organização do ensino apresenta situações anteriores que dificultam o processo de avaliação, identificação e atendimento educacional do estudante. O estudo do caso sinaliza que a equipe docente precisa assumir uma abordagem investigativa, analisar as estratégias de aprendizagem observando os aspectos cognitivos, afetivos e motivacionais do estudante. Dessa forma, o construto da autorregulação de aprendizagem apresenta subsídios fundamentais para o planejamento de práticas educacionais voltadas ao desenvolvimento de habilidades acadêmicas, intelectuais e socioemocionais; amplia as possibilidades de identificação dos talentos na sala de aula regular; possibilita ao estudante a organização, monitoramento e avaliação do próprio processo de aprendizagem considerando os diferentes ritmos e formas de abordar o conhecimento.Learning self-regulation has become a valuable construct to understanding giftedness and to the preparation of educational practices targeted toward these students; it encompasses metacognitive processes, and social-affective and motivational aspects. Seeking subsidies to plan educational experiences aimed at the education for this heterogeneous audience, the main goal of the present study is to analyze, based on the concepts of self-regulation and learning, the affective and cognitive strategies applied by a student who shows signs of giftedness and talent to broaden the knowledge of a foreign language in the context of the COVID-19 pandemic. The methodology used is Case Study. As well as the student, his mother and three of his teachers were also subjects of this investigation. The present study highlights controversial views on the phenomenon of giftedness that cross the school and family environment; gaps on teacher training in relation to the theme; adverse conditions to the identification and educational assistance of the student. The student's relationship with the school in which they're enrolled, presents significant breakdowns; it is clear that both the student's intellectual talents, academic skills, ease of learning and interest in learning processes, as well as the subsidies that are offered by the family environment, are factors that, taken individually, do not affect their engagement in the school environment. In addition to the pandemic scenario and its implications for the quality of teaching and learning processes, the teaching organization presents previous situations that make the process of assessment, identification and educational assistance to the student difficult. The case study indicates that the teaching team needs to take an investigative approach, analyze learning strategies observing the student's cognitive, affective and motivational aspects. In this way, the construct of learning self-regulation presents fundamental subsidies for the planning of educational practices aimed at the development of academic, intellectual and socio-emotional skills; expands the possibilities of identifying talents in the regular classroom; it allows the student to organize, monitor and evaluate the learning process itself, considering the different rhythms and ways of approaching knowledge.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalRengifo-Herrera, Francisco Josémailto:francislunaluan@gmail.comSilva, Francisnilde Miranda da2022-05-19T21:03:33Z2022-05-19T21:03:33Z2022-05-192022-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Francisnilde Miranda da. Superdotação, talento e autorregulação da aprendizagem : estudo de caso no contexto da Pandemia de Covid-19. 2022. 206 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43752A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T21:13:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/43752Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T21:13:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Superdotação, talento e autorregulação da aprendizagem : estudo de caso no contexto da Pandemia de Covid-19
title Superdotação, talento e autorregulação da aprendizagem : estudo de caso no contexto da Pandemia de Covid-19
spellingShingle Superdotação, talento e autorregulação da aprendizagem : estudo de caso no contexto da Pandemia de Covid-19
Silva, Francisnilde Miranda da
Superdotação
Talentos
Autorregulação da aprendizagem
Pandemia
title_short Superdotação, talento e autorregulação da aprendizagem : estudo de caso no contexto da Pandemia de Covid-19
title_full Superdotação, talento e autorregulação da aprendizagem : estudo de caso no contexto da Pandemia de Covid-19
title_fullStr Superdotação, talento e autorregulação da aprendizagem : estudo de caso no contexto da Pandemia de Covid-19
title_full_unstemmed Superdotação, talento e autorregulação da aprendizagem : estudo de caso no contexto da Pandemia de Covid-19
title_sort Superdotação, talento e autorregulação da aprendizagem : estudo de caso no contexto da Pandemia de Covid-19
author Silva, Francisnilde Miranda da
author_facet Silva, Francisnilde Miranda da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rengifo-Herrera, Francisco José
mailto:francislunaluan@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisnilde Miranda da
dc.subject.por.fl_str_mv Superdotação
Talentos
Autorregulação da aprendizagem
Pandemia
topic Superdotação
Talentos
Autorregulação da aprendizagem
Pandemia
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-19T21:03:33Z
2022-05-19T21:03:33Z
2022-05-19
2022-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Francisnilde Miranda da. Superdotação, talento e autorregulação da aprendizagem : estudo de caso no contexto da Pandemia de Covid-19. 2022. 206 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43752
identifier_str_mv SILVA, Francisnilde Miranda da. Superdotação, talento e autorregulação da aprendizagem : estudo de caso no contexto da Pandemia de Covid-19. 2022. 206 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508389214978048