Pós-Graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2767 |
Resumo: | Este artigo compara a pós-graduação (PG) no Brasil e nos Estados Unidos de modo a demonstrar que o mestrado e o doutorado brasileiros não são cópias de programas americanos, como freqüentemente posto, mas, sim, resultados da combinação dos modelos americano e francês, ajustados às circunstâncias brasileiras. O trabalho descreve esses dois modelos, relata as experiências históricas americana e brasileira em relação à pós-graduação e discute fatores que diferenciam programas de PG nos dois países. Na conclusão, o autor afirma que o modelo “híbrido” desenvolvido no Brasil integra com êxito dois modelos tradicionais de forma complementar, produzindo sinergias valiosas. Descritores – Pós-graduação americana; pós-graduação brasileira; educação comparada. |
id |
PUC_RS-18_a6ca773881ebe9c489c94741fc821e11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/2767 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Pós-Graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativaEste artigo compara a pós-graduação (PG) no Brasil e nos Estados Unidos de modo a demonstrar que o mestrado e o doutorado brasileiros não são cópias de programas americanos, como freqüentemente posto, mas, sim, resultados da combinação dos modelos americano e francês, ajustados às circunstâncias brasileiras. O trabalho descreve esses dois modelos, relata as experiências históricas americana e brasileira em relação à pós-graduação e discute fatores que diferenciam programas de PG nos dois países. Na conclusão, o autor afirma que o modelo “híbrido” desenvolvido no Brasil integra com êxito dois modelos tradicionais de forma complementar, produzindo sinergias valiosas. Descritores – Pós-graduação americana; pós-graduação brasileira; educação comparada.Editora da PUCRS - ediPUCRS2008-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2767Educação; Vol. 31 No. 2 (2008)Educação; Vol. 31 Núm. 2 (2008)Educação; v. 31 n. 2 (2008)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2767/2114Verhine, Robert Evaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-07T12:09:34Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/2767Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-06-07T12:09:34Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pós-Graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa |
title |
Pós-Graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa |
spellingShingle |
Pós-Graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa Verhine, Robert Evan |
title_short |
Pós-Graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa |
title_full |
Pós-Graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa |
title_fullStr |
Pós-Graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa |
title_full_unstemmed |
Pós-Graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa |
title_sort |
Pós-Graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa |
author |
Verhine, Robert Evan |
author_facet |
Verhine, Robert Evan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verhine, Robert Evan |
description |
Este artigo compara a pós-graduação (PG) no Brasil e nos Estados Unidos de modo a demonstrar que o mestrado e o doutorado brasileiros não são cópias de programas americanos, como freqüentemente posto, mas, sim, resultados da combinação dos modelos americano e francês, ajustados às circunstâncias brasileiras. O trabalho descreve esses dois modelos, relata as experiências históricas americana e brasileira em relação à pós-graduação e discute fatores que diferenciam programas de PG nos dois países. Na conclusão, o autor afirma que o modelo “híbrido” desenvolvido no Brasil integra com êxito dois modelos tradicionais de forma complementar, produzindo sinergias valiosas. Descritores – Pós-graduação americana; pós-graduação brasileira; educação comparada. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2767 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2767/2114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 31 No. 2 (2008) Educação; Vol. 31 Núm. 2 (2008) Educação; v. 31 n. 2 (2008) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128742464847872 |