A Prática Educativa: uma pesquisa viva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Eva Regina Carrazzoni
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Braighi, Daysi, Rodrigues, Gilze de Moraes, Rozek, Marlene, Silva, Janile da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/399
Resumo: O presente artigo discute e analisa, com base na pesquisa COMENIUS 2.1, a formação de professores(as) face às diferentes necessidades dos(as) alunos(as), considerando sua diversidade, e aponta indicadores que possam sinalizar modifica-ções significativas para qualificar o processo de ensino e de aprendizagem. Regis-tram-se as falas das professoras, as práticas pedagógicas observadas e as reflexões sobre os distintos aspectos que se originam no cotidiano dessas docentes. Desta refle-xão emerge a prática educativa das professoras, seus movimentos de avanços e retro-cessos, numa busca incessante para superar dificuldades e lidar com a diversidade de seus alunos e, assim, enfrentar, de forma exitosa , os muitos obstáculos e o desgaste físico e emocional gerado pelo exercício da docência. É nesse processo laborioso, dinâmico, singular e artesanal que o(a) professor(a) se faz docente e, num processo de autoconhecimento, desvela a sua consciência de incompletude, o que lhe exige o cuidado de si e do outro e o remete a uma formação permanente, tornando-o artífice da arte de ensinar e de aprender. Descritores – Dificuldade de aprendizagem; diversidade humana; educação perma-nente de professores(as). ABSTRACT – Based on the COMENIUS 2.1 research project, this article discusses and analyses teacher education, taking different student needs and diversity into ac-count, and pointing out indicators that might signal meaningful modifications in order to qualify the teaching and learning process. This article includes teachers ‘speech registries, observed pedagogical practices, as well as reflections about different as-pects generated during daily teaching practice. This reflection brings out the educational practice teachers carry out, their moves – both forward and backward – aiming at a continual search to overcome difficulties and deal with their students’ diversity, and as such, cope with the many obstacles, and the physical and emotional weariness that is generated by the teaching practice. This hard-working, dynamic, unique and crafted process, through which the teacher actually becomes a teacher in a self-learning process, reveals his or her awareness of incompleteness. It requires caring for the self and his or her fellowman and relates him or her to on-going education, mak-ing the teacher the craftsman of the teaching and learning art. Descriptors
id PUC_RS-18_c8205c8d39010163c8ab6b81229d1e07
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/399
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling A Prática Educativa: uma pesquisa vivaDificuldade de AprendizagemO presente artigo discute e analisa, com base na pesquisa COMENIUS 2.1, a formação de professores(as) face às diferentes necessidades dos(as) alunos(as), considerando sua diversidade, e aponta indicadores que possam sinalizar modifica-ções significativas para qualificar o processo de ensino e de aprendizagem. Regis-tram-se as falas das professoras, as práticas pedagógicas observadas e as reflexões sobre os distintos aspectos que se originam no cotidiano dessas docentes. Desta refle-xão emerge a prática educativa das professoras, seus movimentos de avanços e retro-cessos, numa busca incessante para superar dificuldades e lidar com a diversidade de seus alunos e, assim, enfrentar, de forma exitosa , os muitos obstáculos e o desgaste físico e emocional gerado pelo exercício da docência. É nesse processo laborioso, dinâmico, singular e artesanal que o(a) professor(a) se faz docente e, num processo de autoconhecimento, desvela a sua consciência de incompletude, o que lhe exige o cuidado de si e do outro e o remete a uma formação permanente, tornando-o artífice da arte de ensinar e de aprender. Descritores – Dificuldade de aprendizagem; diversidade humana; educação perma-nente de professores(as). ABSTRACT – Based on the COMENIUS 2.1 research project, this article discusses and analyses teacher education, taking different student needs and diversity into ac-count, and pointing out indicators that might signal meaningful modifications in order to qualify the teaching and learning process. This article includes teachers ‘speech registries, observed pedagogical practices, as well as reflections about different as-pects generated during daily teaching practice. This reflection brings out the educational practice teachers carry out, their moves – both forward and backward – aiming at a continual search to overcome difficulties and deal with their students’ diversity, and as such, cope with the many obstacles, and the physical and emotional weariness that is generated by the teaching practice. This hard-working, dynamic, unique and crafted process, through which the teacher actually becomes a teacher in a self-learning process, reveals his or her awareness of incompleteness. It requires caring for the self and his or her fellowman and relates him or her to on-going education, mak-ing the teacher the craftsman of the teaching and learning art. DescriptorsEditora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/399Educação; Vol. 27 No. 3 (2004)Educação; Vol. 27 Núm. 3 (2004)Educação; v. 27 n. 3 (2004)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/399/296Chagas, Eva Regina CarrazzoniBraighi, DaysiRodrigues, Gilze de MoraesRozek, MarleneSilva, Janile dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-30T13:23:18Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/399Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-30T13:23:18Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Prática Educativa: uma pesquisa viva
title A Prática Educativa: uma pesquisa viva
spellingShingle A Prática Educativa: uma pesquisa viva
Chagas, Eva Regina Carrazzoni
Dificuldade de Aprendizagem
title_short A Prática Educativa: uma pesquisa viva
title_full A Prática Educativa: uma pesquisa viva
title_fullStr A Prática Educativa: uma pesquisa viva
title_full_unstemmed A Prática Educativa: uma pesquisa viva
title_sort A Prática Educativa: uma pesquisa viva
author Chagas, Eva Regina Carrazzoni
author_facet Chagas, Eva Regina Carrazzoni
Braighi, Daysi
Rodrigues, Gilze de Moraes
Rozek, Marlene
Silva, Janile da
author_role author
author2 Braighi, Daysi
Rodrigues, Gilze de Moraes
Rozek, Marlene
Silva, Janile da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Eva Regina Carrazzoni
Braighi, Daysi
Rodrigues, Gilze de Moraes
Rozek, Marlene
Silva, Janile da
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldade de Aprendizagem
topic Dificuldade de Aprendizagem
description O presente artigo discute e analisa, com base na pesquisa COMENIUS 2.1, a formação de professores(as) face às diferentes necessidades dos(as) alunos(as), considerando sua diversidade, e aponta indicadores que possam sinalizar modifica-ções significativas para qualificar o processo de ensino e de aprendizagem. Regis-tram-se as falas das professoras, as práticas pedagógicas observadas e as reflexões sobre os distintos aspectos que se originam no cotidiano dessas docentes. Desta refle-xão emerge a prática educativa das professoras, seus movimentos de avanços e retro-cessos, numa busca incessante para superar dificuldades e lidar com a diversidade de seus alunos e, assim, enfrentar, de forma exitosa , os muitos obstáculos e o desgaste físico e emocional gerado pelo exercício da docência. É nesse processo laborioso, dinâmico, singular e artesanal que o(a) professor(a) se faz docente e, num processo de autoconhecimento, desvela a sua consciência de incompletude, o que lhe exige o cuidado de si e do outro e o remete a uma formação permanente, tornando-o artífice da arte de ensinar e de aprender. Descritores – Dificuldade de aprendizagem; diversidade humana; educação perma-nente de professores(as). ABSTRACT – Based on the COMENIUS 2.1 research project, this article discusses and analyses teacher education, taking different student needs and diversity into ac-count, and pointing out indicators that might signal meaningful modifications in order to qualify the teaching and learning process. This article includes teachers ‘speech registries, observed pedagogical practices, as well as reflections about different as-pects generated during daily teaching practice. This reflection brings out the educational practice teachers carry out, their moves – both forward and backward – aiming at a continual search to overcome difficulties and deal with their students’ diversity, and as such, cope with the many obstacles, and the physical and emotional weariness that is generated by the teaching practice. This hard-working, dynamic, unique and crafted process, through which the teacher actually becomes a teacher in a self-learning process, reveals his or her awareness of incompleteness. It requires caring for the self and his or her fellowman and relates him or her to on-going education, mak-ing the teacher the craftsman of the teaching and learning art. Descriptors
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/399
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/399/296
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 27 No. 3 (2004)
Educação; Vol. 27 Núm. 3 (2004)
Educação; v. 27 n. 3 (2004)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741735038976