Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Tânia Maris de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21558
Resumo: Este artigo visa a apresentar uma tentativa de transposição didática da Teoria da Polifonia, filiada à Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot, e da correspondente etapa do Modelo teórico-metodológico para a descrição do sentido do discurso, de Tânia Azevedo, para o ensino da leitura na Educação Básica. Nesse sentido, e por ser derivada da pesquisa Transposição didática da Teoria da Polifonia para o ensino da leitura na Educação Básica, essa proposta parte do pressuposto de que uma leitura competente é aquela capaz de compreender o “jogo” polifônico que constitui o sentido do discurso. A finalidade maior deste estudo é contribuir com a qualificação do processo de desenvolvimento das habilidades de compreensão leitora dos alunos do referido nível de ensino, por meio da concepção polifônica do sentido do discurso, devidamente transposta para o universo escolar. Para tanto, trago à discussão uma atividade de compreensão leitora, cujo principal objetivo é o de pôr à mostra as várias vozes que compõem o sentido de um discurso. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Linguistic polyphony: a proposal for didactic transposition for teaching reading Abstract: This article intends to present a trial of didactic transposition of the Theory of Polyphony, related to the Theory of Argumentation in Language, by Oswald Ducrot, and to the correspondent stage of the Theoretical methodological model for description of the sense of discourse, by Tânia Azevedo, for teaching reading in Basic Education. In this sense, and because of derivation from the research Didactic Transposition of Theory of Polyphony for teaching reading in Basic Education, this proposal assumes that a competent reading is the one, which is able to understand the polyphonic “play” that constitutes the sense of discourse. The main aim of this study is to contribute to qualify the process of development of abilities of reading comprehension of students of the referred level, by means of the polyphonic conception of the sense of discourse, duly transposed to the school universe. To do that, I present for discussion an activity of reading comprehension, whose main objective is to show many voices that compose the sense of discourse. Keywords: Theory of Argumentation in Language; Theory of Polyphony; reading comprehension; didactic transposition.
id PUC_RS-19_3072618ddaa69e1a29b8b03fa613bc53
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/21558
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leituraTeoria da Argumentação na LínguaTeoria da Polifoniacompreensão leitoratransposição didáticaLetras - Linguística AplicadaEste artigo visa a apresentar uma tentativa de transposição didática da Teoria da Polifonia, filiada à Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot, e da correspondente etapa do Modelo teórico-metodológico para a descrição do sentido do discurso, de Tânia Azevedo, para o ensino da leitura na Educação Básica. Nesse sentido, e por ser derivada da pesquisa Transposição didática da Teoria da Polifonia para o ensino da leitura na Educação Básica, essa proposta parte do pressuposto de que uma leitura competente é aquela capaz de compreender o “jogo” polifônico que constitui o sentido do discurso. A finalidade maior deste estudo é contribuir com a qualificação do processo de desenvolvimento das habilidades de compreensão leitora dos alunos do referido nível de ensino, por meio da concepção polifônica do sentido do discurso, devidamente transposta para o universo escolar. Para tanto, trago à discussão uma atividade de compreensão leitora, cujo principal objetivo é o de pôr à mostra as várias vozes que compõem o sentido de um discurso. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Linguistic polyphony: a proposal for didactic transposition for teaching reading Abstract: This article intends to present a trial of didactic transposition of the Theory of Polyphony, related to the Theory of Argumentation in Language, by Oswald Ducrot, and to the correspondent stage of the Theoretical methodological model for description of the sense of discourse, by Tânia Azevedo, for teaching reading in Basic Education. In this sense, and because of derivation from the research Didactic Transposition of Theory of Polyphony for teaching reading in Basic Education, this proposal assumes that a competent reading is the one, which is able to understand the polyphonic “play” that constitutes the sense of discourse. The main aim of this study is to contribute to qualify the process of development of abilities of reading comprehension of students of the referred level, by means of the polyphonic conception of the sense of discourse, duly transposed to the school universe. To do that, I present for discussion an activity of reading comprehension, whose main objective is to show many voices that compose the sense of discourse. Keywords: Theory of Argumentation in Language; Theory of Polyphony; reading comprehension; didactic transposition.Editora da PUCRS - ediPUCRS2016-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguística Aplicadaapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/2155810.15448/1984-7726.2016.1.21558Letras de Hoje; Vol. 51 No. 1 (2016): Dialogism, polyphony and argumentation in discourse; 73-81Letras de Hoje; Vol. 51 Núm. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 73-81Letras de Hoje; v. 51 n. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 73-811984-77260101-333510.15448/1984-7726.2016.1reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21558/14340Copyright (c) 2016 Letras de Hojeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Tânia Maris de2021-04-28T20:27:29Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/21558Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2021-04-28T20:27:29Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura
title Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura
spellingShingle Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura
Azevedo, Tânia Maris de
Teoria da Argumentação na Língua
Teoria da Polifonia
compreensão leitora
transposição didática
Letras - Linguística Aplicada
title_short Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura
title_full Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura
title_fullStr Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura
title_full_unstemmed Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura
title_sort Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura
author Azevedo, Tânia Maris de
author_facet Azevedo, Tânia Maris de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Tânia Maris de
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Argumentação na Língua
Teoria da Polifonia
compreensão leitora
transposição didática
Letras - Linguística Aplicada
topic Teoria da Argumentação na Língua
Teoria da Polifonia
compreensão leitora
transposição didática
Letras - Linguística Aplicada
description Este artigo visa a apresentar uma tentativa de transposição didática da Teoria da Polifonia, filiada à Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot, e da correspondente etapa do Modelo teórico-metodológico para a descrição do sentido do discurso, de Tânia Azevedo, para o ensino da leitura na Educação Básica. Nesse sentido, e por ser derivada da pesquisa Transposição didática da Teoria da Polifonia para o ensino da leitura na Educação Básica, essa proposta parte do pressuposto de que uma leitura competente é aquela capaz de compreender o “jogo” polifônico que constitui o sentido do discurso. A finalidade maior deste estudo é contribuir com a qualificação do processo de desenvolvimento das habilidades de compreensão leitora dos alunos do referido nível de ensino, por meio da concepção polifônica do sentido do discurso, devidamente transposta para o universo escolar. Para tanto, trago à discussão uma atividade de compreensão leitora, cujo principal objetivo é o de pôr à mostra as várias vozes que compõem o sentido de um discurso. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Linguistic polyphony: a proposal for didactic transposition for teaching reading Abstract: This article intends to present a trial of didactic transposition of the Theory of Polyphony, related to the Theory of Argumentation in Language, by Oswald Ducrot, and to the correspondent stage of the Theoretical methodological model for description of the sense of discourse, by Tânia Azevedo, for teaching reading in Basic Education. In this sense, and because of derivation from the research Didactic Transposition of Theory of Polyphony for teaching reading in Basic Education, this proposal assumes that a competent reading is the one, which is able to understand the polyphonic “play” that constitutes the sense of discourse. The main aim of this study is to contribute to qualify the process of development of abilities of reading comprehension of students of the referred level, by means of the polyphonic conception of the sense of discourse, duly transposed to the school universe. To do that, I present for discussion an activity of reading comprehension, whose main objective is to show many voices that compose the sense of discourse. Keywords: Theory of Argumentation in Language; Theory of Polyphony; reading comprehension; didactic transposition.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Linguística Aplicada
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21558
10.15448/1984-7726.2016.1.21558
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21558
identifier_str_mv 10.15448/1984-7726.2016.1.21558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21558/14340
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Letras de Hoje
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Letras de Hoje
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 51 No. 1 (2016): Dialogism, polyphony and argumentation in discourse; 73-81
Letras de Hoje; Vol. 51 Núm. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 73-81
Letras de Hoje; v. 51 n. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 73-81
1984-7726
0101-3335
10.15448/1984-7726.2016.1
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1799128780908789760