Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras de Hoje (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21558 |
Resumo: | Este artigo visa a apresentar uma tentativa de transposição didática da Teoria da Polifonia, filiada à Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot, e da correspondente etapa do Modelo teórico-metodológico para a descrição do sentido do discurso, de Tânia Azevedo, para o ensino da leitura na Educação Básica. Nesse sentido, e por ser derivada da pesquisa Transposição didática da Teoria da Polifonia para o ensino da leitura na Educação Básica, essa proposta parte do pressuposto de que uma leitura competente é aquela capaz de compreender o “jogo” polifônico que constitui o sentido do discurso. A finalidade maior deste estudo é contribuir com a qualificação do processo de desenvolvimento das habilidades de compreensão leitora dos alunos do referido nível de ensino, por meio da concepção polifônica do sentido do discurso, devidamente transposta para o universo escolar. Para tanto, trago à discussão uma atividade de compreensão leitora, cujo principal objetivo é o de pôr à mostra as várias vozes que compõem o sentido de um discurso. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Linguistic polyphony: a proposal for didactic transposition for teaching reading Abstract: This article intends to present a trial of didactic transposition of the Theory of Polyphony, related to the Theory of Argumentation in Language, by Oswald Ducrot, and to the correspondent stage of the Theoretical methodological model for description of the sense of discourse, by Tânia Azevedo, for teaching reading in Basic Education. In this sense, and because of derivation from the research Didactic Transposition of Theory of Polyphony for teaching reading in Basic Education, this proposal assumes that a competent reading is the one, which is able to understand the polyphonic “play” that constitutes the sense of discourse. The main aim of this study is to contribute to qualify the process of development of abilities of reading comprehension of students of the referred level, by means of the polyphonic conception of the sense of discourse, duly transposed to the school universe. To do that, I present for discussion an activity of reading comprehension, whose main objective is to show many voices that compose the sense of discourse. Keywords: Theory of Argumentation in Language; Theory of Polyphony; reading comprehension; didactic transposition. |
id |
PUC_RS-19_3072618ddaa69e1a29b8b03fa613bc53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/21558 |
network_acronym_str |
PUC_RS-19 |
network_name_str |
Letras de Hoje (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leituraTeoria da Argumentação na LínguaTeoria da Polifoniacompreensão leitoratransposição didáticaLetras - Linguística AplicadaEste artigo visa a apresentar uma tentativa de transposição didática da Teoria da Polifonia, filiada à Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot, e da correspondente etapa do Modelo teórico-metodológico para a descrição do sentido do discurso, de Tânia Azevedo, para o ensino da leitura na Educação Básica. Nesse sentido, e por ser derivada da pesquisa Transposição didática da Teoria da Polifonia para o ensino da leitura na Educação Básica, essa proposta parte do pressuposto de que uma leitura competente é aquela capaz de compreender o “jogo” polifônico que constitui o sentido do discurso. A finalidade maior deste estudo é contribuir com a qualificação do processo de desenvolvimento das habilidades de compreensão leitora dos alunos do referido nível de ensino, por meio da concepção polifônica do sentido do discurso, devidamente transposta para o universo escolar. Para tanto, trago à discussão uma atividade de compreensão leitora, cujo principal objetivo é o de pôr à mostra as várias vozes que compõem o sentido de um discurso. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Linguistic polyphony: a proposal for didactic transposition for teaching reading Abstract: This article intends to present a trial of didactic transposition of the Theory of Polyphony, related to the Theory of Argumentation in Language, by Oswald Ducrot, and to the correspondent stage of the Theoretical methodological model for description of the sense of discourse, by Tânia Azevedo, for teaching reading in Basic Education. In this sense, and because of derivation from the research Didactic Transposition of Theory of Polyphony for teaching reading in Basic Education, this proposal assumes that a competent reading is the one, which is able to understand the polyphonic “play” that constitutes the sense of discourse. The main aim of this study is to contribute to qualify the process of development of abilities of reading comprehension of students of the referred level, by means of the polyphonic conception of the sense of discourse, duly transposed to the school universe. To do that, I present for discussion an activity of reading comprehension, whose main objective is to show many voices that compose the sense of discourse. Keywords: Theory of Argumentation in Language; Theory of Polyphony; reading comprehension; didactic transposition.Editora da PUCRS - ediPUCRS2016-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguística Aplicadaapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/2155810.15448/1984-7726.2016.1.21558Letras de Hoje; Vol. 51 No. 1 (2016): Dialogism, polyphony and argumentation in discourse; 73-81Letras de Hoje; Vol. 51 Núm. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 73-81Letras de Hoje; v. 51 n. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 73-811984-77260101-333510.15448/1984-7726.2016.1reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21558/14340Copyright (c) 2016 Letras de Hojeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Tânia Maris de2021-04-28T20:27:29Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/21558Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2021-04-28T20:27:29Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura |
title |
Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura |
spellingShingle |
Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura Azevedo, Tânia Maris de Teoria da Argumentação na Língua Teoria da Polifonia compreensão leitora transposição didática Letras - Linguística Aplicada |
title_short |
Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura |
title_full |
Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura |
title_fullStr |
Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura |
title_full_unstemmed |
Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura |
title_sort |
Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura |
author |
Azevedo, Tânia Maris de |
author_facet |
Azevedo, Tânia Maris de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Tânia Maris de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da Argumentação na Língua Teoria da Polifonia compreensão leitora transposição didática Letras - Linguística Aplicada |
topic |
Teoria da Argumentação na Língua Teoria da Polifonia compreensão leitora transposição didática Letras - Linguística Aplicada |
description |
Este artigo visa a apresentar uma tentativa de transposição didática da Teoria da Polifonia, filiada à Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot, e da correspondente etapa do Modelo teórico-metodológico para a descrição do sentido do discurso, de Tânia Azevedo, para o ensino da leitura na Educação Básica. Nesse sentido, e por ser derivada da pesquisa Transposição didática da Teoria da Polifonia para o ensino da leitura na Educação Básica, essa proposta parte do pressuposto de que uma leitura competente é aquela capaz de compreender o “jogo” polifônico que constitui o sentido do discurso. A finalidade maior deste estudo é contribuir com a qualificação do processo de desenvolvimento das habilidades de compreensão leitora dos alunos do referido nível de ensino, por meio da concepção polifônica do sentido do discurso, devidamente transposta para o universo escolar. Para tanto, trago à discussão uma atividade de compreensão leitora, cujo principal objetivo é o de pôr à mostra as várias vozes que compõem o sentido de um discurso. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Linguistic polyphony: a proposal for didactic transposition for teaching reading Abstract: This article intends to present a trial of didactic transposition of the Theory of Polyphony, related to the Theory of Argumentation in Language, by Oswald Ducrot, and to the correspondent stage of the Theoretical methodological model for description of the sense of discourse, by Tânia Azevedo, for teaching reading in Basic Education. In this sense, and because of derivation from the research Didactic Transposition of Theory of Polyphony for teaching reading in Basic Education, this proposal assumes that a competent reading is the one, which is able to understand the polyphonic “play” that constitutes the sense of discourse. The main aim of this study is to contribute to qualify the process of development of abilities of reading comprehension of students of the referred level, by means of the polyphonic conception of the sense of discourse, duly transposed to the school universe. To do that, I present for discussion an activity of reading comprehension, whose main objective is to show many voices that compose the sense of discourse. Keywords: Theory of Argumentation in Language; Theory of Polyphony; reading comprehension; didactic transposition. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Linguística Aplicada |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21558 10.15448/1984-7726.2016.1.21558 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21558 |
identifier_str_mv |
10.15448/1984-7726.2016.1.21558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/21558/14340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Letras de Hoje info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Letras de Hoje |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Letras de Hoje; Vol. 51 No. 1 (2016): Dialogism, polyphony and argumentation in discourse; 73-81 Letras de Hoje; Vol. 51 Núm. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 73-81 Letras de Hoje; v. 51 n. 1 (2016): Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso; 73-81 1984-7726 0101-3335 10.15448/1984-7726.2016.1 reponame:Letras de Hoje (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Letras de Hoje (Online) |
collection |
Letras de Hoje (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br |
_version_ |
1799128780908789760 |