Conflito de terra e formas de apropriação no Meio-Oeste Catarinense: o caso de Vivaldino Silveira de Ávila (1916-1930).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dallanora, Cristina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conversas & Controvérsias
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/27003
Resumo: Considerando o avanço dos fazendeiros de Guarapuava aos Campos de Palmas, no Paraná, ao qual pertenceu a Comarca de Cruzeiro durante o século XIX, o presente trabalho tem como objetivo analisar um conflito de terra que envolveu um posseiro e a Companhia da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande (EFSPRG), bem como a regularização em voga via Cartório de Imóveis. Para analisar o litígio serão usados documentos produzidos em 1920 por cartórios da Comarca de Cruzeiro, localizada na região Meio-Oeste do estado de Santa Catarina. As fontes cartoriais ajudam a esquadrinhar o território que estava em processo de fechamento consoante um mercado capitalista de terras que desconsiderava os atributos extra-econômicos usufruídos pelos interesses coletivos. As fontes cartográficas ajudam a compreender, na região do Vale do Rio do Peixe, os movimentos de fronteiras constitutivos da formação progressiva e incontrolada da propriedade privada da terra no Brasil. Com isso, é possível colocar no plano da história da colonização do Meio-Oeste catarinense, as diferentes formas de acesso à terra que foram sendo apagadas ao longo da Primeira República na região onde se deflagraram um dos maiores movimentos rurais do Brasil: o Movimento Social do Contestado.
id PUC_RS-24_4e84c7c3a9a574baa00651a7592cc58a
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/27003
network_acronym_str PUC_RS-24
network_name_str Conversas & Controvérsias
repository_id_str
spelling Conflito de terra e formas de apropriação no Meio-Oeste Catarinense: o caso de Vivaldino Silveira de Ávila (1916-1930).PosseirosVale do Rio do PeixeContestadoConsiderando o avanço dos fazendeiros de Guarapuava aos Campos de Palmas, no Paraná, ao qual pertenceu a Comarca de Cruzeiro durante o século XIX, o presente trabalho tem como objetivo analisar um conflito de terra que envolveu um posseiro e a Companhia da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande (EFSPRG), bem como a regularização em voga via Cartório de Imóveis. Para analisar o litígio serão usados documentos produzidos em 1920 por cartórios da Comarca de Cruzeiro, localizada na região Meio-Oeste do estado de Santa Catarina. As fontes cartoriais ajudam a esquadrinhar o território que estava em processo de fechamento consoante um mercado capitalista de terras que desconsiderava os atributos extra-econômicos usufruídos pelos interesses coletivos. As fontes cartográficas ajudam a compreender, na região do Vale do Rio do Peixe, os movimentos de fronteiras constitutivos da formação progressiva e incontrolada da propriedade privada da terra no Brasil. Com isso, é possível colocar no plano da história da colonização do Meio-Oeste catarinense, as diferentes formas de acesso à terra que foram sendo apagadas ao longo da Primeira República na região onde se deflagraram um dos maiores movimentos rurais do Brasil: o Movimento Social do Contestado.Editora da PUCRS - ediPUCRS2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/27003Conversas & Controvérsias; Vol. 4 No. 1 (2017): Old and New Elites in Latin America; 127-148Conversas & Controvérsias; v. 4 n. 1 (2017): Dossiê - Velhas e Novas Elites na América Latina; 127-1482178-5694reponame:Conversas & Controvérsiasinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/27003/16086Copyright (c) 2017 Conversas & Controvérsiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDallanora, Cristina2019-01-18T14:04:04Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/27003Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/indexPUBhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/oaiteresa.marques@pucrs.br2178-56942178-5694opendoar:2019-01-18T14:04:04Conversas & Controvérsias - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Conflito de terra e formas de apropriação no Meio-Oeste Catarinense: o caso de Vivaldino Silveira de Ávila (1916-1930).
title Conflito de terra e formas de apropriação no Meio-Oeste Catarinense: o caso de Vivaldino Silveira de Ávila (1916-1930).
spellingShingle Conflito de terra e formas de apropriação no Meio-Oeste Catarinense: o caso de Vivaldino Silveira de Ávila (1916-1930).
Dallanora, Cristina
Posseiros
Vale do Rio do Peixe
Contestado
title_short Conflito de terra e formas de apropriação no Meio-Oeste Catarinense: o caso de Vivaldino Silveira de Ávila (1916-1930).
title_full Conflito de terra e formas de apropriação no Meio-Oeste Catarinense: o caso de Vivaldino Silveira de Ávila (1916-1930).
title_fullStr Conflito de terra e formas de apropriação no Meio-Oeste Catarinense: o caso de Vivaldino Silveira de Ávila (1916-1930).
title_full_unstemmed Conflito de terra e formas de apropriação no Meio-Oeste Catarinense: o caso de Vivaldino Silveira de Ávila (1916-1930).
title_sort Conflito de terra e formas de apropriação no Meio-Oeste Catarinense: o caso de Vivaldino Silveira de Ávila (1916-1930).
author Dallanora, Cristina
author_facet Dallanora, Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dallanora, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Posseiros
Vale do Rio do Peixe
Contestado
topic Posseiros
Vale do Rio do Peixe
Contestado
description Considerando o avanço dos fazendeiros de Guarapuava aos Campos de Palmas, no Paraná, ao qual pertenceu a Comarca de Cruzeiro durante o século XIX, o presente trabalho tem como objetivo analisar um conflito de terra que envolveu um posseiro e a Companhia da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande (EFSPRG), bem como a regularização em voga via Cartório de Imóveis. Para analisar o litígio serão usados documentos produzidos em 1920 por cartórios da Comarca de Cruzeiro, localizada na região Meio-Oeste do estado de Santa Catarina. As fontes cartoriais ajudam a esquadrinhar o território que estava em processo de fechamento consoante um mercado capitalista de terras que desconsiderava os atributos extra-econômicos usufruídos pelos interesses coletivos. As fontes cartográficas ajudam a compreender, na região do Vale do Rio do Peixe, os movimentos de fronteiras constitutivos da formação progressiva e incontrolada da propriedade privada da terra no Brasil. Com isso, é possível colocar no plano da história da colonização do Meio-Oeste catarinense, as diferentes formas de acesso à terra que foram sendo apagadas ao longo da Primeira República na região onde se deflagraram um dos maiores movimentos rurais do Brasil: o Movimento Social do Contestado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/27003
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/27003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/27003/16086
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Conversas & Controvérsias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Conversas & Controvérsias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Conversas & Controvérsias; Vol. 4 No. 1 (2017): Old and New Elites in Latin America; 127-148
Conversas & Controvérsias; v. 4 n. 1 (2017): Dossiê - Velhas e Novas Elites na América Latina; 127-148
2178-5694
reponame:Conversas & Controvérsias
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Conversas & Controvérsias
collection Conversas & Controvérsias
repository.name.fl_str_mv Conversas & Controvérsias - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv teresa.marques@pucrs.br
_version_ 1797054070795534336