O contexto familiar no processo de planejamento de carreira de estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Carreiras e Pessoas |
DOI: | 10.20503/recape.v10i3.42327 |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/42327 |
Resumo: | A presente pesquisa investigou como o contexto familiar influencia no processo de planejamento de carreira de jovens estudantes. A pesquisa teve cunho qualitativo com caráter descritivo e exploratório. Desse modo, foram entrevistados oito estudantes universitários com idade entre quinze e vinte e nove anos e que residem com os pais, escolhidos por meio da rede de contatos da pesquisadora e mediante o método de conveniência. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa e com base na análise de conteúdo. Constatou-se que os estímulos que os familiares proporcionam influenciam nas escolhas de carreira do indivíduo. O apoio familiar, o fornecimento de informações e as possibilidades de desenvolvimento pessoal são fatores importantes para o processo de planejamento de carreira de acordo com os sujeitos de pesquisa. |
id |
PUC_SP-10_137f37f81731bc388a89902aeb1f4f47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42327 |
network_acronym_str |
PUC_SP-10 |
network_name_str |
Revista de Carreiras e Pessoas |
spelling |
O contexto familiar no processo de planejamento de carreira de estudantes universitáriosplanejamento de carreiraestudantes universitáriosinfluência familiar.A presente pesquisa investigou como o contexto familiar influencia no processo de planejamento de carreira de jovens estudantes. A pesquisa teve cunho qualitativo com caráter descritivo e exploratório. Desse modo, foram entrevistados oito estudantes universitários com idade entre quinze e vinte e nove anos e que residem com os pais, escolhidos por meio da rede de contatos da pesquisadora e mediante o método de conveniência. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa e com base na análise de conteúdo. Constatou-se que os estímulos que os familiares proporcionam influenciam nas escolhas de carreira do indivíduo. O apoio familiar, o fornecimento de informações e as possibilidades de desenvolvimento pessoal são fatores importantes para o processo de planejamento de carreira de acordo com os sujeitos de pesquisa.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/xmlhttps://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/4232710.20503/recape.v10i3.42327Revista de Carreiras e Pessoas; v. 10 n. 3 (2020): setembro/dezembro2237-142710.20503/recape.v10i3reponame:Revista de Carreiras e Pessoasinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/42327/32790https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/42327/32791https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/42327/32792Copyright (c) 2020 Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). ISSN 2237-1427info:eu-repo/semantics/openAccessLucas, Michele GaboardiYamakawa, Suemi Walter2020-09-01T16:54:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42327Revistahttps://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/PRIhttps://revistas.pucsp.br//index.php/ReCaPe/oairecape@pucsp.br2237-14272237-1427opendoar:2020-09-01T16:54:08Revista de Carreiras e Pessoas - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contexto familiar no processo de planejamento de carreira de estudantes universitários |
title |
O contexto familiar no processo de planejamento de carreira de estudantes universitários |
spellingShingle |
O contexto familiar no processo de planejamento de carreira de estudantes universitários O contexto familiar no processo de planejamento de carreira de estudantes universitários Lucas, Michele Gaboardi planejamento de carreira estudantes universitários influência familiar. Lucas, Michele Gaboardi planejamento de carreira estudantes universitários influência familiar. |
title_short |
O contexto familiar no processo de planejamento de carreira de estudantes universitários |
title_full |
O contexto familiar no processo de planejamento de carreira de estudantes universitários |
title_fullStr |
O contexto familiar no processo de planejamento de carreira de estudantes universitários O contexto familiar no processo de planejamento de carreira de estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
O contexto familiar no processo de planejamento de carreira de estudantes universitários O contexto familiar no processo de planejamento de carreira de estudantes universitários |
title_sort |
O contexto familiar no processo de planejamento de carreira de estudantes universitários |
author |
Lucas, Michele Gaboardi |
author_facet |
Lucas, Michele Gaboardi Lucas, Michele Gaboardi Yamakawa, Suemi Walter Yamakawa, Suemi Walter |
author_role |
author |
author2 |
Yamakawa, Suemi Walter |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Michele Gaboardi Yamakawa, Suemi Walter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
planejamento de carreira estudantes universitários influência familiar. |
topic |
planejamento de carreira estudantes universitários influência familiar. |
description |
A presente pesquisa investigou como o contexto familiar influencia no processo de planejamento de carreira de jovens estudantes. A pesquisa teve cunho qualitativo com caráter descritivo e exploratório. Desse modo, foram entrevistados oito estudantes universitários com idade entre quinze e vinte e nove anos e que residem com os pais, escolhidos por meio da rede de contatos da pesquisadora e mediante o método de conveniência. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa e com base na análise de conteúdo. Constatou-se que os estímulos que os familiares proporcionam influenciam nas escolhas de carreira do indivíduo. O apoio familiar, o fornecimento de informações e as possibilidades de desenvolvimento pessoal são fatores importantes para o processo de planejamento de carreira de acordo com os sujeitos de pesquisa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/42327 10.20503/recape.v10i3.42327 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/42327 |
identifier_str_mv |
10.20503/recape.v10i3.42327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/42327/32790 https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/42327/32791 https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/42327/32792 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). ISSN 2237-1427 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). ISSN 2237-1427 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Carreiras e Pessoas; v. 10 n. 3 (2020): setembro/dezembro 2237-1427 10.20503/recape.v10i3 reponame:Revista de Carreiras e Pessoas instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Revista de Carreiras e Pessoas |
collection |
Revista de Carreiras e Pessoas |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Carreiras e Pessoas - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
recape@pucsp.br |
_version_ |
1822180662624387073 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20503/recape.v10i3.42327 |