O planejamento de carreira na formação universitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/92024 |
Resumo: | O conceito de carreira tem sofrido mudanças a partir das transformações no mundo do trabalho, e cada vez mais parece ser necessária a orientação para o planejamento profissional. Em um mercado competitivo saber onde se quer chegar e o que precisa ser feito parece ser um desafio para os estudantes universitários. Nessa realidade, algumas questões são suscitadas como problema para o planejamento da carreira na formação profissional: falta orientação aos jovens para escolhas de acordo com suas inclinações individuais? Será que a formação universitária assegura conhecimentos práticos aplicáveis? A lógica de mercado possibilita o planejamento de carreira? Que afinidades, divergências e lacunas podem ser preenchidas pela investigação em relação a literatura? Assim, como acontece o planejamento de carreira durante a formação universitária? Essa pesquisa teve como objetivo analisar o planejamento de carreira pelos graduandos durante a sua formação. O campo empírico escolhido para a realização desse estudo foi 527 estudantes do último ano de graduação da Universidade de Fortaleza ? UNIFOR. A pesquisa foi de natureza descritiva e utilizou-se da metodologia quanti-quali, tendo como instrumentos um questionário e um inventário. O primeiro procurou abordar o significado de carreira de uma maneira geral, para os estudantes pesquisados; e o segundo, composto pelas escalas combinadas de Planejamento e Exploração de Carreira, buscou identificar as estratégias de construção da carreira dos estudantes. No tratamento dos dados quantitativos foram feitas várias análises estatísticas para cada um dos instrumentos de medida utilizados, já para análise qualitativa foi empregada a técnica de análise de conteúdo, criando categorias para as respostas das questões dissertativas. Os resultados mostram que estudantes estão focando seu planejamento de carreira em conseguir um emprego e fazer cursos, porém, ainda não têm certeza de como fazer para esses planos acontecerem. Em relação às fontes de informação útil à construção de suas carreiras, pessoas que trabalham na profissão ou estão no curso de pós-graduação, professores ou assistentes da faculdade e livros, são as que mais contribuem com o estudante neste processo prático. Palavras-chave: planejamento profissional, estratégias de carreira, estudantes universitários. |
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O planejamento de carreira na formação universitáriaCareer planning in university educationEstudantes universitáriosCarreira profissionalO conceito de carreira tem sofrido mudanças a partir das transformações no mundo do trabalho, e cada vez mais parece ser necessária a orientação para o planejamento profissional. Em um mercado competitivo saber onde se quer chegar e o que precisa ser feito parece ser um desafio para os estudantes universitários. Nessa realidade, algumas questões são suscitadas como problema para o planejamento da carreira na formação profissional: falta orientação aos jovens para escolhas de acordo com suas inclinações individuais? Será que a formação universitária assegura conhecimentos práticos aplicáveis? A lógica de mercado possibilita o planejamento de carreira? Que afinidades, divergências e lacunas podem ser preenchidas pela investigação em relação a literatura? Assim, como acontece o planejamento de carreira durante a formação universitária? Essa pesquisa teve como objetivo analisar o planejamento de carreira pelos graduandos durante a sua formação. O campo empírico escolhido para a realização desse estudo foi 527 estudantes do último ano de graduação da Universidade de Fortaleza ? UNIFOR. A pesquisa foi de natureza descritiva e utilizou-se da metodologia quanti-quali, tendo como instrumentos um questionário e um inventário. O primeiro procurou abordar o significado de carreira de uma maneira geral, para os estudantes pesquisados; e o segundo, composto pelas escalas combinadas de Planejamento e Exploração de Carreira, buscou identificar as estratégias de construção da carreira dos estudantes. No tratamento dos dados quantitativos foram feitas várias análises estatísticas para cada um dos instrumentos de medida utilizados, já para análise qualitativa foi empregada a técnica de análise de conteúdo, criando categorias para as respostas das questões dissertativas. Os resultados mostram que estudantes estão focando seu planejamento de carreira em conseguir um emprego e fazer cursos, porém, ainda não têm certeza de como fazer para esses planos acontecerem. Em relação às fontes de informação útil à construção de suas carreiras, pessoas que trabalham na profissão ou estão no curso de pós-graduação, professores ou assistentes da faculdade e livros, são as que mais contribuem com o estudante neste processo prático. Palavras-chave: planejamento profissional, estratégias de carreira, estudantes universitários.The concept of career has changed from the transformations in the workplace, and increasingly appear to be necessary guidance for planning professional. In a competitive market to know where we want to go and what needs to be done seems to be a challenge for students. In this reality, some questions are raised as a problem for planning the career training: insufficient guidance to young people for their choices according to individual inclinations? Does a university education provides practical knowledge applied? The logic of the market allows for career planning? What similarities, differences and gaps can be filled by research in relation to literature? Thus, as the career planning during university education? This study aimed to examine the career planning for graduate students during their training. The empirical field chosen to conduct this study was 527 students in their final year of graduation from the University of Fortaleza - UNIFOR. The research was descriptive in nature and the methodology we used quantitative and qualitative, with instruments like a questionnaire and an inventory. The first sought to address the meaning of career in a general way, to the students surveyed, and the second consists of the combined scales for Planning and Career Exploration, sought to identify strategies for building students' career. No quantitative data were made to several statistical analysis for each of the measuring instruments used, as was used for qualitative analysis technique of content analysis, creating categories for the responses of essay questions. The results show that students are focusing their career planning on getting a job and take courses, but still are not sure how to make these plans happen. Regarding sources of information useful to build their careers, people working in the profession or are in course of post-graduate students or assistant professors and college books are those that contribute most to the student in practical process. Keywords: career planning, career strategies, college students.Matos, Tereza Gláucia RochaMatos, Tereza Gláucia RochaXimenes, Verônica MoraisMaciel, Regina Heloisa Mattei de OliveiraUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaSilva, Danuzio Weliton Gomes da2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/92024https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/7638Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 86010porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::92024Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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