Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Revista (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18107 |
Resumo: | A evasão no ensino superior é um fenômeno em crescimento no Brasil e tornou-se foco de preocupação para pesquisadores de diferentes áreas, não só na Educação, mas também na Psicologia, especialmente no âmbito do aconselhamento vocacional e de carreira. Na área do desenvolvimento vocacional, o fenômeno da evasão aponta uma vulnerabilidade da identidade profissional dos universitários e a necessidade de criação de espaços institucionais de apoio e orientação ao estudante. Contudo, as características da evasão no contexto brasileiro ainda são pouco estudadas e há carência de informações mais consistentes sobre as razões e conseqüências da evasão na vida do aluno. Este artigo realiza uma revisão de estudos publicados no Brasil sobre evasão universitária e serviços de apoio ao estudante, visando a organizar as informações existentes sobre a evasão e apontar diretrizes para estudos futuros. Inicia, ainda, uma discussão sobre a necessidade de serviços universitários que tenham como foco a identidade profissional do graduando. |
id |
PUC_SP-14_09ad349f89573725a241463954eff562 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18107 |
network_acronym_str |
PUC_SP-14 |
network_name_str |
Psicologia Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileiraA evasão no ensino superior é um fenômeno em crescimento no Brasil e tornou-se foco de preocupação para pesquisadores de diferentes áreas, não só na Educação, mas também na Psicologia, especialmente no âmbito do aconselhamento vocacional e de carreira. Na área do desenvolvimento vocacional, o fenômeno da evasão aponta uma vulnerabilidade da identidade profissional dos universitários e a necessidade de criação de espaços institucionais de apoio e orientação ao estudante. Contudo, as características da evasão no contexto brasileiro ainda são pouco estudadas e há carência de informações mais consistentes sobre as razões e conseqüências da evasão na vida do aluno. Este artigo realiza uma revisão de estudos publicados no Brasil sobre evasão universitária e serviços de apoio ao estudante, visando a organizar as informações existentes sobre a evasão e apontar diretrizes para estudos futuros. Inicia, ainda, uma discussão sobre a necessidade de serviços universitários que tenham como foco a identidade profissional do graduando.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2014-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18107Psicologia Revista; v. 14 n. 2 (2005); 279-3012594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18107/13463Copyright (c) 2014 Marucia Bardagi, Claudio Simon Hutzhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBardagi, MaruciaHutz, Claudio Simon2024-04-19T20:35:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18107Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2024-04-19T20:35:31Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileira |
title |
Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileira |
spellingShingle |
Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileira Bardagi, Marucia |
title_short |
Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileira |
title_full |
Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileira |
title_fullStr |
Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileira |
title_full_unstemmed |
Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileira |
title_sort |
Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileira |
author |
Bardagi, Marucia |
author_facet |
Bardagi, Marucia Hutz, Claudio Simon |
author_role |
author |
author2 |
Hutz, Claudio Simon |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bardagi, Marucia Hutz, Claudio Simon |
description |
A evasão no ensino superior é um fenômeno em crescimento no Brasil e tornou-se foco de preocupação para pesquisadores de diferentes áreas, não só na Educação, mas também na Psicologia, especialmente no âmbito do aconselhamento vocacional e de carreira. Na área do desenvolvimento vocacional, o fenômeno da evasão aponta uma vulnerabilidade da identidade profissional dos universitários e a necessidade de criação de espaços institucionais de apoio e orientação ao estudante. Contudo, as características da evasão no contexto brasileiro ainda são pouco estudadas e há carência de informações mais consistentes sobre as razões e conseqüências da evasão na vida do aluno. Este artigo realiza uma revisão de estudos publicados no Brasil sobre evasão universitária e serviços de apoio ao estudante, visando a organizar as informações existentes sobre a evasão e apontar diretrizes para estudos futuros. Inicia, ainda, uma discussão sobre a necessidade de serviços universitários que tenham como foco a identidade profissional do graduando. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18107 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18107/13463 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Marucia Bardagi, Claudio Simon Hutz https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Marucia Bardagi, Claudio Simon Hutz https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Revista; v. 14 n. 2 (2005); 279-301 2594-3871 1413-4063 reponame:Psicologia Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Psicologia Revista (Online) |
collection |
Psicologia Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
psicorevista@pucsp.br |
_version_ |
1796797335675600896 |