Entre grifos, esboços e rasuras: as representações sociais de psicólogo para estudantes de psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Danielle Oliveira da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Andrade, Erika dos Reis Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Revista (Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/28936
Resumo: Objetiva-se discutir os resultados de um estudo que enfocou as representações sociais de psicólogo para os estudantes de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas/Unidade Educacional de Palmeira dos Índios. Com fundamento teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com a reunião de procedimentos metodológicos diversos: a análise documental, Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP – e grupo focal. Devido ao recorte proposto, o presente trabalho discute os dados provenientes da TALP, da qual participaram 169 estudantes de Psicologia do referido curso e que foi realizada com a associação ao termo “psicólogo”. Com a técnica de análise do conteúdo, chegou-se a cinco categorias, que compõem o campo semântico de psicólogo: perfil, função, trabalho, ciência e processo formativo. Os resultados sinalizam que o desenho do psicólogo aproxima-se do modelo tradicional de atuação, entretanto, tal desenho encontra-se em movimento, com a inserção de outros traços que apontam práticas que visam romper com tal modelo. Diante disso, para possibilitar a reconfiguração desse modelo, o processo formativo deve abrir espaço para o diálogo entre diferentes saberes, objetivando a reflexão sobre a Psicologia e suas práticas subjacentes.
id PUC_SP-14_0e3afecc0a3f903be34d5a4458af7b0f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28936
network_acronym_str PUC_SP-14
network_name_str Psicologia Revista (Online)
repository_id_str
spelling Entre grifos, esboços e rasuras: as representações sociais de psicólogo para estudantes de psicologiaFormação do psicólogoRepresentações sociaisTécnica de Associação Livre de PalavrasObjetiva-se discutir os resultados de um estudo que enfocou as representações sociais de psicólogo para os estudantes de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas/Unidade Educacional de Palmeira dos Índios. Com fundamento teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com a reunião de procedimentos metodológicos diversos: a análise documental, Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP – e grupo focal. Devido ao recorte proposto, o presente trabalho discute os dados provenientes da TALP, da qual participaram 169 estudantes de Psicologia do referido curso e que foi realizada com a associação ao termo “psicólogo”. Com a técnica de análise do conteúdo, chegou-se a cinco categorias, que compõem o campo semântico de psicólogo: perfil, função, trabalho, ciência e processo formativo. Os resultados sinalizam que o desenho do psicólogo aproxima-se do modelo tradicional de atuação, entretanto, tal desenho encontra-se em movimento, com a inserção de outros traços que apontam práticas que visam romper com tal modelo. Diante disso, para possibilitar a reconfiguração desse modelo, o processo formativo deve abrir espaço para o diálogo entre diferentes saberes, objetivando a reflexão sobre a Psicologia e suas práticas subjacentes.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2017-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/2893610.23925/2594-3871.2017v26i1p.143-168Psicologia Revista; v. 26 n. 1 (2017); 143-1682594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/28936/23333Copyright (c) 2017 Danielle Oliveira da Nóbrega, Erika dos Reis Gusmão Andradehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega, Danielle Oliveira daAndrade, Erika dos Reis Gusmão2017-09-28T21:55:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28936Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2017-09-28T21:55:38Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre grifos, esboços e rasuras: as representações sociais de psicólogo para estudantes de psicologia
title Entre grifos, esboços e rasuras: as representações sociais de psicólogo para estudantes de psicologia
spellingShingle Entre grifos, esboços e rasuras: as representações sociais de psicólogo para estudantes de psicologia
Nóbrega, Danielle Oliveira da
Formação do psicólogo
Representações sociais
Técnica de Associação Livre de Palavras
title_short Entre grifos, esboços e rasuras: as representações sociais de psicólogo para estudantes de psicologia
title_full Entre grifos, esboços e rasuras: as representações sociais de psicólogo para estudantes de psicologia
title_fullStr Entre grifos, esboços e rasuras: as representações sociais de psicólogo para estudantes de psicologia
title_full_unstemmed Entre grifos, esboços e rasuras: as representações sociais de psicólogo para estudantes de psicologia
title_sort Entre grifos, esboços e rasuras: as representações sociais de psicólogo para estudantes de psicologia
author Nóbrega, Danielle Oliveira da
author_facet Nóbrega, Danielle Oliveira da
Andrade, Erika dos Reis Gusmão
author_role author
author2 Andrade, Erika dos Reis Gusmão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Danielle Oliveira da
Andrade, Erika dos Reis Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do psicólogo
Representações sociais
Técnica de Associação Livre de Palavras
topic Formação do psicólogo
Representações sociais
Técnica de Associação Livre de Palavras
description Objetiva-se discutir os resultados de um estudo que enfocou as representações sociais de psicólogo para os estudantes de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas/Unidade Educacional de Palmeira dos Índios. Com fundamento teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com a reunião de procedimentos metodológicos diversos: a análise documental, Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP – e grupo focal. Devido ao recorte proposto, o presente trabalho discute os dados provenientes da TALP, da qual participaram 169 estudantes de Psicologia do referido curso e que foi realizada com a associação ao termo “psicólogo”. Com a técnica de análise do conteúdo, chegou-se a cinco categorias, que compõem o campo semântico de psicólogo: perfil, função, trabalho, ciência e processo formativo. Os resultados sinalizam que o desenho do psicólogo aproxima-se do modelo tradicional de atuação, entretanto, tal desenho encontra-se em movimento, com a inserção de outros traços que apontam práticas que visam romper com tal modelo. Diante disso, para possibilitar a reconfiguração desse modelo, o processo formativo deve abrir espaço para o diálogo entre diferentes saberes, objetivando a reflexão sobre a Psicologia e suas práticas subjacentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/28936
10.23925/2594-3871.2017v26i1p.143-168
url https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/28936
identifier_str_mv 10.23925/2594-3871.2017v26i1p.143-168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/28936/23333
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Danielle Oliveira da Nóbrega, Erika dos Reis Gusmão Andrade
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Danielle Oliveira da Nóbrega, Erika dos Reis Gusmão Andrade
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Revista; v. 26 n. 1 (2017); 143-168
2594-3871
1413-4063
reponame:Psicologia Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Psicologia Revista (Online)
collection Psicologia Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv psicorevista@pucsp.br
_version_ 1796797336140120064