CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chalegre de Freitas , Vera Lúcia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Couto de Almeida , Natália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/553
Resumo: Este estudo intenta mostrar os campos de representac?o?es sociais de avaliac?a?o de aprendizagem, a partir de uma pesquisa de campo com vinte estudantes concluintes do curso de licenciatura em cie?ncias biolo?gicas do agreste pernambucano. A investigac?a?o teve como aporte no campo de representac?a?o, dimenso?es e imagem, do pensamento moscoviciiano. E o entendimento luckesiiano sobre a avaliac?a?o da aprendizagem, no que concerne aos atos de examinar e avaliar. O estudo mostrou que os discentes revelaram dois campos de representac?a?o: Avaliac?a?o como ato de examinar representado por provas, notas, aprovac?o?es e reprovac?a?o; e avaliac?a?o como processo (avaliac?a?o formativa). Assim, os dados corroboram para o pensamento de que os estudantes esta?o incorporando a? avaliac?a?o processual formativa, visando criticar o modelo de avaliac?a?o como ato de examinar por provas (notas). A pesquisa sinaliza para ampliac?a?o dos estudos sobre a avaliac?a?o da aprendizagem para os cursos das demais licenciaturas e de forma especial para as questo?es de avaliac?a?o quanto ao ato de examinar e ato de avaliar.
id UNIVASF-1_b40bba9740dea6d37ffa54b985fb977a
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/553
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIARRepresentações sociaisAvaliação de aprendizagemTécnica de associação livre de palavrasEnsino-Aprendizagem Este estudo intenta mostrar os campos de representac?o?es sociais de avaliac?a?o de aprendizagem, a partir de uma pesquisa de campo com vinte estudantes concluintes do curso de licenciatura em cie?ncias biolo?gicas do agreste pernambucano. A investigac?a?o teve como aporte no campo de representac?a?o, dimenso?es e imagem, do pensamento moscoviciiano. E o entendimento luckesiiano sobre a avaliac?a?o da aprendizagem, no que concerne aos atos de examinar e avaliar. O estudo mostrou que os discentes revelaram dois campos de representac?a?o: Avaliac?a?o como ato de examinar representado por provas, notas, aprovac?o?es e reprovac?a?o; e avaliac?a?o como processo (avaliac?a?o formativa). Assim, os dados corroboram para o pensamento de que os estudantes esta?o incorporando a? avaliac?a?o processual formativa, visando criticar o modelo de avaliac?a?o como ato de examinar por provas (notas). A pesquisa sinaliza para ampliac?a?o dos estudos sobre a avaliac?a?o da aprendizagem para os cursos das demais licenciaturas e de forma especial para as questo?es de avaliac?a?o quanto ao ato de examinar e ato de avaliar. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/553Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 19 (2019); 423-4462177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/553/370Chalegre de Freitas , Vera Lúcia Couto de Almeida , Natália info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-06T21:29:04Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/553Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-08-06T21:29:04Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR
title CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR
spellingShingle CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR
Chalegre de Freitas , Vera Lúcia
Representações sociais
Avaliação de aprendizagem
Técnica de associação livre de palavras
Ensino-Aprendizagem
title_short CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR
title_full CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR
title_fullStr CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR
title_full_unstemmed CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR
title_sort CAMPOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR
author Chalegre de Freitas , Vera Lúcia
author_facet Chalegre de Freitas , Vera Lúcia
Couto de Almeida , Natália
author_role author
author2 Couto de Almeida , Natália
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chalegre de Freitas , Vera Lúcia
Couto de Almeida , Natália
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Avaliação de aprendizagem
Técnica de associação livre de palavras
Ensino-Aprendizagem
topic Representações sociais
Avaliação de aprendizagem
Técnica de associação livre de palavras
Ensino-Aprendizagem
description Este estudo intenta mostrar os campos de representac?o?es sociais de avaliac?a?o de aprendizagem, a partir de uma pesquisa de campo com vinte estudantes concluintes do curso de licenciatura em cie?ncias biolo?gicas do agreste pernambucano. A investigac?a?o teve como aporte no campo de representac?a?o, dimenso?es e imagem, do pensamento moscoviciiano. E o entendimento luckesiiano sobre a avaliac?a?o da aprendizagem, no que concerne aos atos de examinar e avaliar. O estudo mostrou que os discentes revelaram dois campos de representac?a?o: Avaliac?a?o como ato de examinar representado por provas, notas, aprovac?o?es e reprovac?a?o; e avaliac?a?o como processo (avaliac?a?o formativa). Assim, os dados corroboram para o pensamento de que os estudantes esta?o incorporando a? avaliac?a?o processual formativa, visando criticar o modelo de avaliac?a?o como ato de examinar por provas (notas). A pesquisa sinaliza para ampliac?a?o dos estudos sobre a avaliac?a?o da aprendizagem para os cursos das demais licenciaturas e de forma especial para as questo?es de avaliac?a?o quanto ao ato de examinar e ato de avaliar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/553
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/553/370
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 19 (2019); 423-446
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488498151424