Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Revista (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/36530 |
Resumo: | A presente pesquisa-ação buscou refletir sobre a capacitação e formação de uma professora de 4º ano da rede pública de ensino, na implementação de práticas pautadas nos princípios do diálogo e da democracia. O objetivo da pesquisa foi oferecer apoio e subsídio à professora para que ela pudesse dar continuidade à implementação de “assembleias de classe” e “oficinas lúdicas psicoeducativas” em sua sala de aula, bem como refletir sobre seu modo de apropriação de tais recursos. Foram realizados encontros semanais com a professora durante o período de um semestre letivo, oferecendo subsídio teórico, espaço de conversa e debate, além do acompanhamento de algumas de suas atividades dentro da sala de aula. Foram muitas as dificuldades enfrentadas pela professora, como mediar sozinha as atividades previstas pela pesquisa e mudar sua postura - muitas vezes autoritária - em relação aos alunos. Contudo, professora e alunos relataram perceber mudanças na sua relação, bem como na relação entre os próprios alunos. Apesar de não podermos afirmar que a professora deixou de reproduzir práticas violentas, foi notável sua iniciativa e tentativa de mudança. Ela inclusive relatou compartilhar sua experiência com práticas dialógicas com outras pessoas para além do contexto escolar. |
id |
PUC_SP-14_4fd394e4d835304110f2699a86e592c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36530 |
network_acronym_str |
PUC_SP-14 |
network_name_str |
Psicologia Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicasformação de professoreducação formação de professoreducação dialógicaassembleia escolaroficina lúdica psicoeducativapsicologia fenomenológicaA presente pesquisa-ação buscou refletir sobre a capacitação e formação de uma professora de 4º ano da rede pública de ensino, na implementação de práticas pautadas nos princípios do diálogo e da democracia. O objetivo da pesquisa foi oferecer apoio e subsídio à professora para que ela pudesse dar continuidade à implementação de “assembleias de classe” e “oficinas lúdicas psicoeducativas” em sua sala de aula, bem como refletir sobre seu modo de apropriação de tais recursos. Foram realizados encontros semanais com a professora durante o período de um semestre letivo, oferecendo subsídio teórico, espaço de conversa e debate, além do acompanhamento de algumas de suas atividades dentro da sala de aula. Foram muitas as dificuldades enfrentadas pela professora, como mediar sozinha as atividades previstas pela pesquisa e mudar sua postura - muitas vezes autoritária - em relação aos alunos. Contudo, professora e alunos relataram perceber mudanças na sua relação, bem como na relação entre os próprios alunos. Apesar de não podermos afirmar que a professora deixou de reproduzir práticas violentas, foi notável sua iniciativa e tentativa de mudança. Ela inclusive relatou compartilhar sua experiência com práticas dialógicas com outras pessoas para além do contexto escolar.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/3653010.23925/2594-3871.2019v28i1p215-239Psicologia Revista; v. 28 n. 1 (2019); 215-2392594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/36530/29442Copyright (c) 2019 Raquel Saad de Avila Morales, Fabíola Freire Saraiva Melo, Arthur Argondizo Gonçalveshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorales, Raquel Saad de AvilaMelo, Fabíola Freire SaraivaGonçalves, Arthur Argondizo2019-08-12T21:01:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36530Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2019-08-12T21:01:23Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas |
title |
Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas |
spellingShingle |
Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas Morales, Raquel Saad de Avila formação de professor educação formação de professor educação dialógica assembleia escolar oficina lúdica psicoeducativa psicologia fenomenológica |
title_short |
Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas |
title_full |
Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas |
title_fullStr |
Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas |
title_full_unstemmed |
Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas |
title_sort |
Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas |
author |
Morales, Raquel Saad de Avila |
author_facet |
Morales, Raquel Saad de Avila Melo, Fabíola Freire Saraiva Gonçalves, Arthur Argondizo |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Fabíola Freire Saraiva Gonçalves, Arthur Argondizo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morales, Raquel Saad de Avila Melo, Fabíola Freire Saraiva Gonçalves, Arthur Argondizo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professor educação formação de professor educação dialógica assembleia escolar oficina lúdica psicoeducativa psicologia fenomenológica |
topic |
formação de professor educação formação de professor educação dialógica assembleia escolar oficina lúdica psicoeducativa psicologia fenomenológica |
description |
A presente pesquisa-ação buscou refletir sobre a capacitação e formação de uma professora de 4º ano da rede pública de ensino, na implementação de práticas pautadas nos princípios do diálogo e da democracia. O objetivo da pesquisa foi oferecer apoio e subsídio à professora para que ela pudesse dar continuidade à implementação de “assembleias de classe” e “oficinas lúdicas psicoeducativas” em sua sala de aula, bem como refletir sobre seu modo de apropriação de tais recursos. Foram realizados encontros semanais com a professora durante o período de um semestre letivo, oferecendo subsídio teórico, espaço de conversa e debate, além do acompanhamento de algumas de suas atividades dentro da sala de aula. Foram muitas as dificuldades enfrentadas pela professora, como mediar sozinha as atividades previstas pela pesquisa e mudar sua postura - muitas vezes autoritária - em relação aos alunos. Contudo, professora e alunos relataram perceber mudanças na sua relação, bem como na relação entre os próprios alunos. Apesar de não podermos afirmar que a professora deixou de reproduzir práticas violentas, foi notável sua iniciativa e tentativa de mudança. Ela inclusive relatou compartilhar sua experiência com práticas dialógicas com outras pessoas para além do contexto escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/36530 10.23925/2594-3871.2019v28i1p215-239 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/36530 |
identifier_str_mv |
10.23925/2594-3871.2019v28i1p215-239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/36530/29442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Revista; v. 28 n. 1 (2019); 215-239 2594-3871 1413-4063 reponame:Psicologia Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Psicologia Revista (Online) |
collection |
Psicologia Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
psicorevista@pucsp.br |
_version_ |
1796797336214568960 |