Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morales, Raquel Saad de Avila
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Melo, Fabíola Freire Saraiva, Gonçalves, Arthur Argondizo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Revista (Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/36530
Resumo: A presente pesquisa-ação buscou refletir sobre a capacitação e formação de uma professora de 4º ano da rede pública de ensino, na implementação de práticas pautadas nos princípios do diálogo e da democracia. O objetivo da pesquisa foi oferecer apoio e subsídio à professora para que ela pudesse dar continuidade à implementação de “assembleias de classe” e “oficinas lúdicas psicoeducativas” em sua sala de aula, bem como refletir sobre seu modo de apropriação de tais recursos. Foram realizados encontros semanais com a professora durante o período de um semestre letivo, oferecendo subsídio teórico, espaço de conversa e debate, além do acompanhamento de algumas de suas atividades dentro da sala de aula. Foram muitas as dificuldades enfrentadas pela professora, como mediar sozinha as atividades previstas pela pesquisa e mudar sua postura - muitas vezes autoritária - em relação aos alunos. Contudo, professora e alunos relataram perceber mudanças na sua relação, bem como na relação entre os próprios alunos. Apesar de não podermos afirmar que a professora deixou de reproduzir práticas violentas, foi notável sua iniciativa e tentativa de mudança. Ela inclusive relatou compartilhar sua experiência com práticas dialógicas com outras pessoas para além do contexto escolar.
id PUC_SP-14_4fd394e4d835304110f2699a86e592c4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36530
network_acronym_str PUC_SP-14
network_name_str Psicologia Revista (Online)
repository_id_str
spelling Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicasformação de professoreducação formação de professoreducação dialógicaassembleia escolaroficina lúdica psicoeducativapsicologia fenomenológicaA presente pesquisa-ação buscou refletir sobre a capacitação e formação de uma professora de 4º ano da rede pública de ensino, na implementação de práticas pautadas nos princípios do diálogo e da democracia. O objetivo da pesquisa foi oferecer apoio e subsídio à professora para que ela pudesse dar continuidade à implementação de “assembleias de classe” e “oficinas lúdicas psicoeducativas” em sua sala de aula, bem como refletir sobre seu modo de apropriação de tais recursos. Foram realizados encontros semanais com a professora durante o período de um semestre letivo, oferecendo subsídio teórico, espaço de conversa e debate, além do acompanhamento de algumas de suas atividades dentro da sala de aula. Foram muitas as dificuldades enfrentadas pela professora, como mediar sozinha as atividades previstas pela pesquisa e mudar sua postura - muitas vezes autoritária - em relação aos alunos. Contudo, professora e alunos relataram perceber mudanças na sua relação, bem como na relação entre os próprios alunos. Apesar de não podermos afirmar que a professora deixou de reproduzir práticas violentas, foi notável sua iniciativa e tentativa de mudança. Ela inclusive relatou compartilhar sua experiência com práticas dialógicas com outras pessoas para além do contexto escolar.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/3653010.23925/2594-3871.2019v28i1p215-239Psicologia Revista; v. 28 n. 1 (2019); 215-2392594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/36530/29442Copyright (c) 2019 Raquel Saad de Avila Morales, Fabíola Freire Saraiva Melo, Arthur Argondizo Gonçalveshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorales, Raquel Saad de AvilaMelo, Fabíola Freire SaraivaGonçalves, Arthur Argondizo2019-08-12T21:01:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36530Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2019-08-12T21:01:23Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas
title Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas
spellingShingle Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas
Morales, Raquel Saad de Avila
formação de professor
educação formação de professor
educação dialógica
assembleia escolar
oficina lúdica psicoeducativa
psicologia fenomenológica
title_short Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas
title_full Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas
title_fullStr Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas
title_full_unstemmed Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas
title_sort Práticas Inovadoras na Escola: formação e acompanhamento de uma professora com experiências dialógicas
author Morales, Raquel Saad de Avila
author_facet Morales, Raquel Saad de Avila
Melo, Fabíola Freire Saraiva
Gonçalves, Arthur Argondizo
author_role author
author2 Melo, Fabíola Freire Saraiva
Gonçalves, Arthur Argondizo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morales, Raquel Saad de Avila
Melo, Fabíola Freire Saraiva
Gonçalves, Arthur Argondizo
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professor
educação formação de professor
educação dialógica
assembleia escolar
oficina lúdica psicoeducativa
psicologia fenomenológica
topic formação de professor
educação formação de professor
educação dialógica
assembleia escolar
oficina lúdica psicoeducativa
psicologia fenomenológica
description A presente pesquisa-ação buscou refletir sobre a capacitação e formação de uma professora de 4º ano da rede pública de ensino, na implementação de práticas pautadas nos princípios do diálogo e da democracia. O objetivo da pesquisa foi oferecer apoio e subsídio à professora para que ela pudesse dar continuidade à implementação de “assembleias de classe” e “oficinas lúdicas psicoeducativas” em sua sala de aula, bem como refletir sobre seu modo de apropriação de tais recursos. Foram realizados encontros semanais com a professora durante o período de um semestre letivo, oferecendo subsídio teórico, espaço de conversa e debate, além do acompanhamento de algumas de suas atividades dentro da sala de aula. Foram muitas as dificuldades enfrentadas pela professora, como mediar sozinha as atividades previstas pela pesquisa e mudar sua postura - muitas vezes autoritária - em relação aos alunos. Contudo, professora e alunos relataram perceber mudanças na sua relação, bem como na relação entre os próprios alunos. Apesar de não podermos afirmar que a professora deixou de reproduzir práticas violentas, foi notável sua iniciativa e tentativa de mudança. Ela inclusive relatou compartilhar sua experiência com práticas dialógicas com outras pessoas para além do contexto escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/36530
10.23925/2594-3871.2019v28i1p215-239
url https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/36530
identifier_str_mv 10.23925/2594-3871.2019v28i1p215-239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/36530/29442
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Revista; v. 28 n. 1 (2019); 215-239
2594-3871
1413-4063
reponame:Psicologia Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Psicologia Revista (Online)
collection Psicologia Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv psicorevista@pucsp.br
_version_ 1796797336214568960