Intervenções para o TDAH infanto-juvenil que incluem pais como parte do tratamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Revista (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/33454 |
Resumo: | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um diagnóstico frequente em crianças em idade escolar e exige atenção para as consequências no desenvolvimento infantil. Existem diversas linhas de tratamento para o transtorno, especialmente a medicamentosa e a psicossocial. Entretanto, evidências atuais sugerem que a presença de TDAH em crianças pode estar associada a disfuncionalidades na família, relações entre pais e filhos, psicopatologia parental e diminuição da autoeficácia parental. Este artigo de revisão teórica investigou intervenções relacionadas à inclusão de pais como parte do tratamento da criança com TDAH. A literatura analisada relacionou-se a opção e adesão dos pais ao tratamento; estudos que investigaram a eficácia para intervenções com pais como alternativa de tratamento do TDAH nos filhos; e sobre barreiras e acessos às intervenções que os incluem como parte do tratamento da criança com TDAH. Existem significativas evidências de que a inclusão dos pais no tratamento da criança com TDAH traz benefícios para pais e crianças. Pais adquirem habilidades em relação ao conhecimento e manejo do transtorno e aprendem a auxiliar a criança em relação a diferentes aspectos diminuindo sintomas, favorecendo o desenvolvimento infantil e melhorando relações entre pais e filhos. |
id |
PUC_SP-14_beded08f745646989ed1c74b336944fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33454 |
network_acronym_str |
PUC_SP-14 |
network_name_str |
Psicologia Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenções para o TDAH infanto-juvenil que incluem pais como parte do tratamentoTranstorno do Déficit de Atenção com HiperatividadeRelações Pais-FilhoTerapêuticaO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um diagnóstico frequente em crianças em idade escolar e exige atenção para as consequências no desenvolvimento infantil. Existem diversas linhas de tratamento para o transtorno, especialmente a medicamentosa e a psicossocial. Entretanto, evidências atuais sugerem que a presença de TDAH em crianças pode estar associada a disfuncionalidades na família, relações entre pais e filhos, psicopatologia parental e diminuição da autoeficácia parental. Este artigo de revisão teórica investigou intervenções relacionadas à inclusão de pais como parte do tratamento da criança com TDAH. A literatura analisada relacionou-se a opção e adesão dos pais ao tratamento; estudos que investigaram a eficácia para intervenções com pais como alternativa de tratamento do TDAH nos filhos; e sobre barreiras e acessos às intervenções que os incluem como parte do tratamento da criança com TDAH. Existem significativas evidências de que a inclusão dos pais no tratamento da criança com TDAH traz benefícios para pais e crianças. Pais adquirem habilidades em relação ao conhecimento e manejo do transtorno e aprendem a auxiliar a criança em relação a diferentes aspectos diminuindo sintomas, favorecendo o desenvolvimento infantil e melhorando relações entre pais e filhos.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2018-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/3345410.23925/2594-3871.2018v27i2p427-452Psicologia Revista; v. 27 n. 2 (2018); 427-4522594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/33454/27262Copyright (c) 2018 Lao Tse Maria Bertoldo, Luan Paris Feijó, Silvia Pereira da Cruz Benettihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBertoldo, Lao Tse MariaFeijó, Luan ParisBenetti, Silvia Pereira da Cruz2018-12-21T11:05:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33454Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2018-12-21T11:05:56Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenções para o TDAH infanto-juvenil que incluem pais como parte do tratamento |
title |
Intervenções para o TDAH infanto-juvenil que incluem pais como parte do tratamento |
spellingShingle |
Intervenções para o TDAH infanto-juvenil que incluem pais como parte do tratamento Bertoldo, Lao Tse Maria Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade Relações Pais-Filho Terapêutica |
title_short |
Intervenções para o TDAH infanto-juvenil que incluem pais como parte do tratamento |
title_full |
Intervenções para o TDAH infanto-juvenil que incluem pais como parte do tratamento |
title_fullStr |
Intervenções para o TDAH infanto-juvenil que incluem pais como parte do tratamento |
title_full_unstemmed |
Intervenções para o TDAH infanto-juvenil que incluem pais como parte do tratamento |
title_sort |
Intervenções para o TDAH infanto-juvenil que incluem pais como parte do tratamento |
author |
Bertoldo, Lao Tse Maria |
author_facet |
Bertoldo, Lao Tse Maria Feijó, Luan Paris Benetti, Silvia Pereira da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Feijó, Luan Paris Benetti, Silvia Pereira da Cruz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertoldo, Lao Tse Maria Feijó, Luan Paris Benetti, Silvia Pereira da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade Relações Pais-Filho Terapêutica |
topic |
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade Relações Pais-Filho Terapêutica |
description |
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um diagnóstico frequente em crianças em idade escolar e exige atenção para as consequências no desenvolvimento infantil. Existem diversas linhas de tratamento para o transtorno, especialmente a medicamentosa e a psicossocial. Entretanto, evidências atuais sugerem que a presença de TDAH em crianças pode estar associada a disfuncionalidades na família, relações entre pais e filhos, psicopatologia parental e diminuição da autoeficácia parental. Este artigo de revisão teórica investigou intervenções relacionadas à inclusão de pais como parte do tratamento da criança com TDAH. A literatura analisada relacionou-se a opção e adesão dos pais ao tratamento; estudos que investigaram a eficácia para intervenções com pais como alternativa de tratamento do TDAH nos filhos; e sobre barreiras e acessos às intervenções que os incluem como parte do tratamento da criança com TDAH. Existem significativas evidências de que a inclusão dos pais no tratamento da criança com TDAH traz benefícios para pais e crianças. Pais adquirem habilidades em relação ao conhecimento e manejo do transtorno e aprendem a auxiliar a criança em relação a diferentes aspectos diminuindo sintomas, favorecendo o desenvolvimento infantil e melhorando relações entre pais e filhos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/33454 10.23925/2594-3871.2018v27i2p427-452 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/33454 |
identifier_str_mv |
10.23925/2594-3871.2018v27i2p427-452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/33454/27262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Lao Tse Maria Bertoldo, Luan Paris Feijó, Silvia Pereira da Cruz Benetti https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Lao Tse Maria Bertoldo, Luan Paris Feijó, Silvia Pereira da Cruz Benetti https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Revista; v. 27 n. 2 (2018); 427-452 2594-3871 1413-4063 reponame:Psicologia Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Psicologia Revista (Online) |
collection |
Psicologia Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
psicorevista@pucsp.br |
_version_ |
1796797336184160256 |