Relações entre percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27964 |
Resumo: | Introdução: A intervenção, reabilitação e acompanhamento audiológico são essenciais para promover o desenvolvimento de habilidades comunicativas de crianças com deficiência auditiva levando a melhores condições de desempenho acadêmico, inclusão social e melhor qualidade de vida. Objetivo: relacionar o desempenho em tarefas de percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo de aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva Método: Foram avaliadas 79 crianças com deficiência auditiva, de ambos os sexos, com idade entre 06 e 17 anos. Foi medido o uso diário dos aparelhos de amplificação sonora individual. A audição e linguagem dos sujeitos foram classificadas de acordo com as categorias de audição (Geers, 1994) e linguagem (Moret et al.,2007), compreensão de sentenças em conjunto aberto (GASP); PEABODY-PPVT4; Word Association for Syllable Perception – WASP. Resultados: 63% dos sujeitos estão classificados nas categorias 6 de audição e 60% 5 linguagem. A média de acertos dos testes de percepção de fala foi de 86% no reconhecimento de palavras trissílabas, 92% de vogais e 91% de consoantes, 80% no reconhecimento de palavras dissílabas, 92% vogais e 86% de consoantes. No vocabulário receptivo 85% dos sujeitos estão abaixo de sua idade cronológica e 15% estão com o nível de vocabulário acima de sua idade cronológica Conclusão: 68% da amostra faz uso consistente do AASI, os sujeitos tiveram pontuação acima de 80% nos testes de percepção de fala, entretanto apresentaram desempenho de vocabulário abaixo do esperado para sua idade |
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Mendes, BeatrizMacedo, Gracieli Santos de2022-09-28T22:11:07Z2022-09-28T22:11:07Z2018-11-23Macedo, Gracieli Santos de. Relações entre percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27964Introdução: A intervenção, reabilitação e acompanhamento audiológico são essenciais para promover o desenvolvimento de habilidades comunicativas de crianças com deficiência auditiva levando a melhores condições de desempenho acadêmico, inclusão social e melhor qualidade de vida. Objetivo: relacionar o desempenho em tarefas de percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo de aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditiva Método: Foram avaliadas 79 crianças com deficiência auditiva, de ambos os sexos, com idade entre 06 e 17 anos. Foi medido o uso diário dos aparelhos de amplificação sonora individual. A audição e linguagem dos sujeitos foram classificadas de acordo com as categorias de audição (Geers, 1994) e linguagem (Moret et al.,2007), compreensão de sentenças em conjunto aberto (GASP); PEABODY-PPVT4; Word Association for Syllable Perception – WASP. Resultados: 63% dos sujeitos estão classificados nas categorias 6 de audição e 60% 5 linguagem. A média de acertos dos testes de percepção de fala foi de 86% no reconhecimento de palavras trissílabas, 92% de vogais e 91% de consoantes, 80% no reconhecimento de palavras dissílabas, 92% vogais e 86% de consoantes. No vocabulário receptivo 85% dos sujeitos estão abaixo de sua idade cronológica e 15% estão com o nível de vocabulário acima de sua idade cronológica Conclusão: 68% da amostra faz uso consistente do AASI, os sujeitos tiveram pontuação acima de 80% nos testes de percepção de fala, entretanto apresentaram desempenho de vocabulário abaixo do esperado para sua idadeporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIADeficiência auditivaLinguagemVocabulárioAudiçãoRelações entre percepção de fala, vocabulário receptivo e uso efetivo do aparelho de amplificação sonora individual em crianças com deficiência auditivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALGracieli Santos de Macedo - TCC.pdfapplication/pdf981392https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27964/1/Gracieli%20Santos%20de%20Macedo%20-%20TCC.pdf4a93660c44c66e0be587192a76ccf2dcMD51TEXTGracieli Santos de Macedo - TCC.pdf.txtGracieli Santos de Macedo - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain38998https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27964/2/Gracieli%20Santos%20de%20Macedo%20-%20TCC.pdf.txt92afbfb33d796d7cd8baa694182d025fMD52THUMBNAILGracieli Santos de Macedo - TCC.pdf.jpgGracieli Santos de Macedo - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27964/3/Gracieli%20Santos%20de%20Macedo%20-%20TCC.pdf.jpgb3e20b58d2e3569ad3dda5958fc7f0d6MD53handle/279642022-09-30 20:17:24.491oai:repositorio.pucsp.br:handle/27964Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T23:17:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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