Desempenho de vocabulário receptivo e habilidades de leitura em crianças com deficiência auditiva
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38210 |
Resumo: | Introdução: A intervenção, reabilitação e acompanhamento audiológico são essenciais para promover o desenvolvimento de habilidades comunicativas de crianças com deficiência auditiva levando a melhores condições de desempenho acadêmico, inclusão social e melhor qualidade de vida. Objetivo: Analisar diferenças no desempenho de crianças com deficiência auditiva em vocabulário receptivo e habilidades de leitura, quando consideradas características audiológicas e escolares. Método: Foram avaliadas 18 crianças com deficiência auditiva, de ambos os sexos, com idade entre 8 e 12 anos. Para análise do vocabulário receptivo foi utilizado o teste PEABODY-PPVT4, para desempenho de leitura foram utilizados os testes Leitura em Um Minuto – LUMP e Teste de Leitura Compreensão de Sentenças - TELCS Resultados: 61,1% da amostra é composta por crianças com perda auditiva de grau moderado, 77,8% dos sujeitos têm boa audibilidade (SII ≥58), 61,1% dos sujeitos analisados apresentaram bom nível de vocabulário (≥70) e 67% da amostra apresentaram resultados na média ou acima da média em desempenho de leitura. Conclusão: Boa audibilidade está relacionado ao bom desempenho de vocabulário e leitura de crianças com deficiência auditiva. Sujeitos com bom desempenho em vocabulário receptivo apresentam bom desempenho de leitura. |
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Desempenho de vocabulário receptivo e habilidades de leitura em crianças com deficiência auditivaReceptive performance and reading skills in children with hearing impairmentRendimiento receptivo y habilidades de lectura en niños con discapacidad auditivaDeficiencia auditivaLenguajeVocabularioAudición.Hearing impairmentLanguageVocabularyHearing.Deficiência auditivaLinguagemVocabulárioAudição.Introdução: A intervenção, reabilitação e acompanhamento audiológico são essenciais para promover o desenvolvimento de habilidades comunicativas de crianças com deficiência auditiva levando a melhores condições de desempenho acadêmico, inclusão social e melhor qualidade de vida. Objetivo: Analisar diferenças no desempenho de crianças com deficiência auditiva em vocabulário receptivo e habilidades de leitura, quando consideradas características audiológicas e escolares. Método: Foram avaliadas 18 crianças com deficiência auditiva, de ambos os sexos, com idade entre 8 e 12 anos. Para análise do vocabulário receptivo foi utilizado o teste PEABODY-PPVT4, para desempenho de leitura foram utilizados os testes Leitura em Um Minuto – LUMP e Teste de Leitura Compreensão de Sentenças - TELCS Resultados: 61,1% da amostra é composta por crianças com perda auditiva de grau moderado, 77,8% dos sujeitos têm boa audibilidade (SII ≥58), 61,1% dos sujeitos analisados apresentaram bom nível de vocabulário (≥70) e 67% da amostra apresentaram resultados na média ou acima da média em desempenho de leitura. Conclusão: Boa audibilidade está relacionado ao bom desempenho de vocabulário e leitura de crianças com deficiência auditiva. Sujeitos com bom desempenho em vocabulário receptivo apresentam bom desempenho de leitura.Introduction: Intervention, rehabilitation and audiological monitoring are essential to promote the development of communicative skills in children with hearing impairment leading to better conditions for academic performance, social inclusion and better quality of life. Objective: To analyze differences in the performance of children with hearing loss in receptive vocabulary and reading skills, when considering audiological and school characteristics. Method: Eighteen children with hearing loss, of both sexes, aged between 8 and 12 years were evaluated. For the analysis of receptive vocabulary, the PEABODYPPVT4 test was used, for reading performance, the One-Minute Reading tests - LUMP and the Reading Comprehension Test - TELCS test were used Results: 61.1% of the sample is composed of children with hearing loss hearing loss of moderate degree, 77.8% of the subjects have good audibility (SII ≥58), 61.1% of the analyzed subjects had a good level of vocabulary (≥70) and 67% of the sample presented results on average or above average in reading performance. Conclusion: Good audibility is related to the good vocabulary and reading performance of children with hearing impairment. Subjects with good performance in receptive vocabulary have good reading performance.Introducción: La intervención, rehabilitación y acompañamiento audiológico son esenciales para promover el desarrollo de habilidades comunicativas de niños con déficit auditivo llevando a mejores condiciones de desempeño académico, inclusión social y mejor calidad de vida. Objetivo: Analizar las diferencias en el desempeño de niños con deficiencia auditiva en vocabulario receptivo y habilidades de lectura, cuando son consideradas características audiológicas y escolares. Metodología: Fueron evaluadas 18 niños con déficit auditivo, de ambos sexos, con edades entre 8 y 12 años. Para el análisis del vocabulario receptivo fue usado el ensayo PEADODY-PPVT4, para el desempeño de lectura fue usado los ensayos de Lectura en un Minuto – LUMP y ensayos de lectura y comprensión de frases – TELCS. Resultados: 61,1% de la muestra es compuesta por niños con perdida auditiva de grado moderado, 77,8% de los sujetos tienen buena audibilidad (SII ≥ 58), 61,1% de los sujetos analizados mostraron un buen nivel de vocabulario (≥70) y 67% de la muestra mostraron resultados en la media o encima de la media en desempeño de lectura. Conclusión: la buena audibilidad esta relacionada al buen desempeño de vocabulario y lectura en niños con deficiencia auditiva. Los sujetos con buen desempeño en vocabulario receptivo muestran buen desempeño de lectura.Research, Society and Development2022-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3821010.33448/rsd-v11i16.38210Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e431111638210Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e431111638210Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e4311116382102525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38210/31803Copyright (c) 2022 Graciele Santos de Macedo; Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes ; Sinara Costa Castro; Beatriz Castro Andrade Mendeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Graciele Santos de Novaes , Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Castro, Sinara Costa Mendes, Beatriz Castro Andrade 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38210Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:02.889561Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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