Pensamento instrumental e pensamento relacional na educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wielewski, Sergio Antonio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11325
Resumo: This doctoral thesis contains theoretical discussions as well as results of an empirical study. The general starting point has been the thesis that our mathematical thinking is largely ruled by certain dualities or complementarities of which that between the representational and instrumental aspects of concepts is best known. Ernst Cassirer, presents in his famous book Substanzbegriff und Funktionsbegriff (Substance and Function) of 1910 the general thesis that the historical development of science could be described as a transition from merely referential Aristotelian concepts to operative concepts or functions. The very same duality has been discussed widely in mathematics education starting from the work of Richard Skemp. Our first goal has consequently been to find connections between Cassirer and Skemp. The discussion of these connections and differences leads then in a second part of the thesis to a presentation of the results of an empirical case study with fourteen participants. These had been confronted with a number of problem situations and their problem solving activities have afterwards been analyzed in terms of the aforementioned complementarity between relational and operative thinking
id PUC_SP-1_04c43c8c5d554318a7b53cb827fa4894
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11325
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Otte, Michaelhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773196U7Wielewski, Sergio Antonio2016-04-27T16:58:43Z2008-10-102008-09-08Wielewski, Sergio Antonio. Pensamento instrumental e pensamento relacional na educação matemática. 2008. 471 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11325This doctoral thesis contains theoretical discussions as well as results of an empirical study. The general starting point has been the thesis that our mathematical thinking is largely ruled by certain dualities or complementarities of which that between the representational and instrumental aspects of concepts is best known. Ernst Cassirer, presents in his famous book Substanzbegriff und Funktionsbegriff (Substance and Function) of 1910 the general thesis that the historical development of science could be described as a transition from merely referential Aristotelian concepts to operative concepts or functions. The very same duality has been discussed widely in mathematics education starting from the work of Richard Skemp. Our first goal has consequently been to find connections between Cassirer and Skemp. The discussion of these connections and differences leads then in a second part of the thesis to a presentation of the results of an empirical case study with fourteen participants. These had been confronted with a number of problem situations and their problem solving activities have afterwards been analyzed in terms of the aforementioned complementarity between relational and operative thinkingNesta tese estão apresentados resultados de investigação teórica e empíricos. O alvo da pesquisa é identificação de características e análise das reflexões relativas a dualidades inerentes ao pensamento matemático. Tomou-se como pressuposto que o conhecimento de dualidades do pensamento matemático, e o como se utilizar desse conhecimento, se num sentido de complementaridade, seja relevante para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A referência inicial do estudo foi a obra de Ernst Cassirer, Substance and Function (1910). Nessa obra é apresentado o desenvolvimento histórico da teoria do conceito de Aristóteles ao século XIX, isto é, desenvolvimento esse que vai das propriedades de substância à noção de função. Cassirer,como neo-kantiano, dá forte ênfase aos aspectos operativos e instrumentais do conceito. Na continuidade do estudo é destacado a fundamental importância de um conceito teórico ser compreendido nos termos de uma dualidade, em seus aspectos operativos e referencial. O trabalho didático de Richard Skemp é outro que explora dualidade semelhante. Trata -se da dualidade de aprender e de compreender, que Skemp chama de compreensão instrumental e relacional. Nossa investigação centra-se então na busca de conexão entre as concepções de Cassirer e Skemp. Para tal levamos em conta aspectos educacionais, reflexões filosóficas e pedagógicas, postura profissional do educador, exemplos de situações a-didáticas e didáticas. Esses aspectos, reflexões e exemplos nortearam a exploração empírica desta tese. Esta exploração teve o caráter de uma pesquisa qualitativa, tendo sido desenvolvidas atividades didáticas. O objetivo dessas atividades era avaliar a utilização pelos sujeitos do pensamente relacional e do pensamento instrumentalCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23661/Sergio%20Antonio%20Wielewski.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoHistória da matemáticaRepresentação matemáticaPensamento instrumental e relacionalConceitosConhecimento -- TeoriaMatematica -- Estudo e ensinoMatematica -- FilosofiaMathematic historyMathematical thinkingMathematical representationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAPensamento instrumental e pensamento relacional na educação matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSergio Antonio Wielewski.pdf.txtSergio Antonio Wielewski.pdf.txtExtracted texttext/plain966594https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11325/3/Sergio%20Antonio%20Wielewski.pdf.txta62ecc91b348f99b886314d0279f38c1MD53ORIGINALSergio Antonio Wielewski.pdfapplication/pdf5622287https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11325/1/Sergio%20Antonio%20Wielewski.pdff8af86ba1d6cfaf4c528be38a00df366MD51THUMBNAILSergio Antonio Wielewski.pdf.jpgSergio Antonio Wielewski.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11325/2/Sergio%20Antonio%20Wielewski.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD52handle/113252022-04-27 12:23:19.114oai:repositorio.pucsp.br:handle/11325Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:23:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Pensamento instrumental e pensamento relacional na educação matemática
title Pensamento instrumental e pensamento relacional na educação matemática
spellingShingle Pensamento instrumental e pensamento relacional na educação matemática
Wielewski, Sergio Antonio
História da matemática
Representação matemática
Pensamento instrumental e relacional
Conceitos
Conhecimento -- Teoria
Matematica -- Estudo e ensino
Matematica -- Filosofia
Mathematic history
Mathematical thinking
Mathematical representation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Pensamento instrumental e pensamento relacional na educação matemática
title_full Pensamento instrumental e pensamento relacional na educação matemática
title_fullStr Pensamento instrumental e pensamento relacional na educação matemática
title_full_unstemmed Pensamento instrumental e pensamento relacional na educação matemática
title_sort Pensamento instrumental e pensamento relacional na educação matemática
author Wielewski, Sergio Antonio
author_facet Wielewski, Sergio Antonio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Otte, Michael
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773196U7
dc.contributor.author.fl_str_mv Wielewski, Sergio Antonio
contributor_str_mv Otte, Michael
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Representação matemática
Pensamento instrumental e relacional
Conceitos
Conhecimento -- Teoria
Matematica -- Estudo e ensino
Matematica -- Filosofia
topic História da matemática
Representação matemática
Pensamento instrumental e relacional
Conceitos
Conhecimento -- Teoria
Matematica -- Estudo e ensino
Matematica -- Filosofia
Mathematic history
Mathematical thinking
Mathematical representation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematic history
Mathematical thinking
Mathematical representation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This doctoral thesis contains theoretical discussions as well as results of an empirical study. The general starting point has been the thesis that our mathematical thinking is largely ruled by certain dualities or complementarities of which that between the representational and instrumental aspects of concepts is best known. Ernst Cassirer, presents in his famous book Substanzbegriff und Funktionsbegriff (Substance and Function) of 1910 the general thesis that the historical development of science could be described as a transition from merely referential Aristotelian concepts to operative concepts or functions. The very same duality has been discussed widely in mathematics education starting from the work of Richard Skemp. Our first goal has consequently been to find connections between Cassirer and Skemp. The discussion of these connections and differences leads then in a second part of the thesis to a presentation of the results of an empirical case study with fourteen participants. These had been confronted with a number of problem situations and their problem solving activities have afterwards been analyzed in terms of the aforementioned complementarity between relational and operative thinking
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-10-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Wielewski, Sergio Antonio. Pensamento instrumental e pensamento relacional na educação matemática. 2008. 471 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11325
identifier_str_mv Wielewski, Sergio Antonio. Pensamento instrumental e pensamento relacional na educação matemática. 2008. 471 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11325/3/Sergio%20Antonio%20Wielewski.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11325/1/Sergio%20Antonio%20Wielewski.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11325/2/Sergio%20Antonio%20Wielewski.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a62ecc91b348f99b886314d0279f38c1
f8af86ba1d6cfaf4c528be38a00df366
8c1280dca4077478b5fad29883580c72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1791080637292085248