As cotas no processo de ação afirmativa para o negro nas universidades públicas brasileira, por que são necessárias?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Josefa Neves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29786
Resumo: O presente trabalho é um estudo de viabilidade para a compreensão das políticas de Cotas como ações afirmativas para o negro nas universidades públicas brasileiras, intitulado “As Cotas no processo de ação afirmativa para o negro nas universidades públicas brasileiras, por quê são necessárias”? O interesse desta pesquisa nasceu da observação e indagação da autora, quanto ao assunto em questão e visa preencher lacunas da presença da população negra no meio acadêmico público brasileiro. Para tanto, fez-se uso das seguintes ferramentas: diversas bibliografias, dissertações de doutorado e de mestrado, artigos acadêmicos, das Ciências Sociais, nas áreas de história, sociologia, antropologia e geografia, dentre outros que tratam da problemática em questão. Em segundo lugar realizou-se uma pesquisa de campo na qual se ouviu parte divergente e parte convergente sobre o assunto, uma vez que o tema em estudo ainda está em curso e em discussão política e a oralidade pode contribuir em diversos pontos com o trabalho, visto que o mesmo se inclui ou pode se visto nos moldes epistêmicos da história imediata
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spelling Azevedo, Amailton MagnoRodrigues, Josefa Neves2022-11-11T21:27:50Z2022-11-11T21:27:50Z2013-08-31Rodrigues, Josefa Neves. As cotas no processo de ação afirmativa para o negro nas universidades públicas brasileira, por que são necessárias?. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29786O presente trabalho é um estudo de viabilidade para a compreensão das políticas de Cotas como ações afirmativas para o negro nas universidades públicas brasileiras, intitulado “As Cotas no processo de ação afirmativa para o negro nas universidades públicas brasileiras, por quê são necessárias”? O interesse desta pesquisa nasceu da observação e indagação da autora, quanto ao assunto em questão e visa preencher lacunas da presença da população negra no meio acadêmico público brasileiro. Para tanto, fez-se uso das seguintes ferramentas: diversas bibliografias, dissertações de doutorado e de mestrado, artigos acadêmicos, das Ciências Sociais, nas áreas de história, sociologia, antropologia e geografia, dentre outros que tratam da problemática em questão. Em segundo lugar realizou-se uma pesquisa de campo na qual se ouviu parte divergente e parte convergente sobre o assunto, uma vez que o tema em estudo ainda está em curso e em discussão política e a oralidade pode contribuir em diversos pontos com o trabalho, visto que o mesmo se inclui ou pode se visto nos moldes epistêmicos da história imediataEste trabajo es un estudio de viabilidad para la comprensión de las políticas de discriminación positiva como las cuotas para negros en las universidades públicas brasileñas, titulado "Las cuotas en el proceso de la acción afirmativa en favor de los negros en las universidades públicas brasileñas, ¿por qué necesita?". El interés de esta investigación nació de la observación y la investigación del autor sobre la materia y tiene como objetivo llenar los vacíos en la presencia de los negros en la academia pública brasileña. Por lo tanto, se utilizó las siguientes herramientas: diversas bibliografías, tesis doctorales y artículos académicos de maestría, las ciencias sociales, en las áreas de historia, sociología, antropología, geografía y otros relacionados con el problema en cuestión. En segundo lugar se realizó un estudio de campo en el que había partes divergentes y convergentes, ya que el tema de la investigación todavía está en curso y el debate político y la oralidad puede contribuir en diferentes momentos en el estudio, ya que se incluye en moldes epistemica de la historia inmediataporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em História, Sociedade e CulturaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências SociaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEtniaRacismoLegislaçãoPreconceitoEtnicidadRacismoLa legislaciónLos prejuiciosAs cotas no processo de ação afirmativa para o negro nas universidades públicas brasileira, por que são necessárias?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJOSEFA NEVES RODRIGUES.pdfapplication/pdf783064https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29786/1/JOSEFA%20NEVES%20RODRIGUES.pdf2a3a7306f07533594a225f3f72a4a812MD51TEXTJOSEFA NEVES RODRIGUES.pdf.txtJOSEFA NEVES RODRIGUES.pdf.txtExtracted texttext/plain178901https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29786/2/JOSEFA%20NEVES%20RODRIGUES.pdf.txtdf66b970879e3a8ca520b8764e8fb0e4MD52THUMBNAILJOSEFA NEVES RODRIGUES.pdf.jpgJOSEFA NEVES RODRIGUES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29786/3/JOSEFA%20NEVES%20RODRIGUES.pdf.jpg5933886794bffce62c3b370528d8ad80MD53handle/297862023-08-16 12:23:30.619oai:repositorio.pucsp.br:handle/29786Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-16T15:23:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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