Literatura infantil e fonoaudiologia: o trabalho (de) com a leitura do livro infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28841 |
Resumo: | A literatura infantil tem origem na tradição oral (séc. XVII), com as Fábulas, de La Fontaine, e com os Contos da Mamãe Gansa, de Charles Perrault. Antes, não existia o conceito de criança. Com a democratização da escola, o livro torna-se veículo de ensino, atrelando-se a ele uma função utilitária pedagógica. O livro de literatura, porém, proporciona o sentido e o prazer de ler, fortalecendo as capacidades discursivas especialmente aquelas voltadas ao letramento. Tendo a Linguagem escrita como prática discursiva a Literatura infantil tornase jogo de linguagem que permite ao paciente transformar e/ou criar o mundo, por meio de recursos lingüísticos. O livro, desta forma torna-se recurso terapêutico. Assim, o trabalho clínico- fonoaudiológico: deve proporcionar o desenvolvimento das capacidades leitoras, cujo domínio resulte em uma leitura proficiente e reflexiva. Objetivo foi elaborar uma proposta de trabalho com o livro de literatura infantil, que permita ao fonoaudiólogo explorar os livros infantis, de forma a desenvolver a competência leitora de seus pacientes. A metodologia foi revisão bibliográfica de textos que tratassem de literatura infantil, leitura, Fonoaudiologia. Para selecionar os livros foram utilizadas fontes de indicação como resenhas, leitores experientes, autores e editoras consagrados e experiência leitora própria. Os critérios para selecionar foram variedade de gêneros, autoria, temática e perfil de letramento. Como resultado tem-se uma lista de livros trabalhados e uma propostas de trabalho de leitura com esses livros que visem o desenvolvimento das capacidades leitoras propostas po rojo (2004). Conclui-se que o trabalho clínico-fonoaudiológico com os livros de literatura infantil contribui não apenas para a formação de um leitor crítico e reflexivo, mas também, para o desenvolvimento de um leitor capaz de travar com o livro uma experiência estética transformadora |
id |
PUC_SP-1_07b111fbc6b734d727c61049805ffc4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28841 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Mori-de Angelis, Cristiane CagnotoAlbano, Luana Pastorello2022-10-14T20:32:00Z2022-10-14T20:32:00Z2010-12-20Albano, Luana Pastorello. Literatura infantil e fonoaudiologia: o trabalho (de) com a leitura do livro infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28841A literatura infantil tem origem na tradição oral (séc. XVII), com as Fábulas, de La Fontaine, e com os Contos da Mamãe Gansa, de Charles Perrault. Antes, não existia o conceito de criança. Com a democratização da escola, o livro torna-se veículo de ensino, atrelando-se a ele uma função utilitária pedagógica. O livro de literatura, porém, proporciona o sentido e o prazer de ler, fortalecendo as capacidades discursivas especialmente aquelas voltadas ao letramento. Tendo a Linguagem escrita como prática discursiva a Literatura infantil tornase jogo de linguagem que permite ao paciente transformar e/ou criar o mundo, por meio de recursos lingüísticos. O livro, desta forma torna-se recurso terapêutico. Assim, o trabalho clínico- fonoaudiológico: deve proporcionar o desenvolvimento das capacidades leitoras, cujo domínio resulte em uma leitura proficiente e reflexiva. Objetivo foi elaborar uma proposta de trabalho com o livro de literatura infantil, que permita ao fonoaudiólogo explorar os livros infantis, de forma a desenvolver a competência leitora de seus pacientes. A metodologia foi revisão bibliográfica de textos que tratassem de literatura infantil, leitura, Fonoaudiologia. Para selecionar os livros foram utilizadas fontes de indicação como resenhas, leitores experientes, autores e editoras consagrados e experiência leitora própria. Os critérios para selecionar foram variedade de gêneros, autoria, temática e perfil de letramento. Como resultado tem-se uma lista de livros trabalhados e uma propostas de trabalho de leitura com esses livros que visem o desenvolvimento das capacidades leitoras propostas po rojo (2004). Conclui-se que o trabalho clínico-fonoaudiológico com os livros de literatura infantil contribui não apenas para a formação de um leitor crítico e reflexivo, mas também, para o desenvolvimento de um leitor capaz de travar com o livro uma experiência estética transformadoraporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIALiteratura infantilFonoaudiologiaLiteratura infantil e fonoaudiologia: o trabalho (de) com a leitura do livro infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLuana Pastorello Albano - TCC.pdfapplication/pdf569017https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28841/1/Luana%20Pastorello%20Albano%20-%20TCC.pdf8fe74ae3a11019caa951162d93a51d68MD51TEXTLuana Pastorello Albano - TCC.pdf.txtLuana Pastorello Albano - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain143892https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28841/2/Luana%20Pastorello%20Albano%20-%20TCC.pdf.txt621e55eb4062ae20c5a313b515fc2c7bMD52THUMBNAILLuana Pastorello Albano - TCC.pdf.jpgLuana Pastorello Albano - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1266https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28841/3/Luana%20Pastorello%20Albano%20-%20TCC.pdf.jpg90c457007a06621e1f8494c8b01a1f83MD53handle/288412023-06-19 11:32:50.559oai:repositorio.pucsp.br:handle/28841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-19T14:32:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura infantil e fonoaudiologia: o trabalho (de) com a leitura do livro infantil |
title |
Literatura infantil e fonoaudiologia: o trabalho (de) com a leitura do livro infantil |
spellingShingle |
Literatura infantil e fonoaudiologia: o trabalho (de) com a leitura do livro infantil Albano, Luana Pastorello CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Literatura infantil Fonoaudiologia |
title_short |
Literatura infantil e fonoaudiologia: o trabalho (de) com a leitura do livro infantil |
title_full |
Literatura infantil e fonoaudiologia: o trabalho (de) com a leitura do livro infantil |
title_fullStr |
Literatura infantil e fonoaudiologia: o trabalho (de) com a leitura do livro infantil |
title_full_unstemmed |
Literatura infantil e fonoaudiologia: o trabalho (de) com a leitura do livro infantil |
title_sort |
Literatura infantil e fonoaudiologia: o trabalho (de) com a leitura do livro infantil |
author |
Albano, Luana Pastorello |
author_facet |
Albano, Luana Pastorello |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mori-de Angelis, Cristiane Cagnoto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albano, Luana Pastorello |
contributor_str_mv |
Mori-de Angelis, Cristiane Cagnoto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Literatura infantil Fonoaudiologia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Fonoaudiologia |
description |
A literatura infantil tem origem na tradição oral (séc. XVII), com as Fábulas, de La Fontaine, e com os Contos da Mamãe Gansa, de Charles Perrault. Antes, não existia o conceito de criança. Com a democratização da escola, o livro torna-se veículo de ensino, atrelando-se a ele uma função utilitária pedagógica. O livro de literatura, porém, proporciona o sentido e o prazer de ler, fortalecendo as capacidades discursivas especialmente aquelas voltadas ao letramento. Tendo a Linguagem escrita como prática discursiva a Literatura infantil tornase jogo de linguagem que permite ao paciente transformar e/ou criar o mundo, por meio de recursos lingüísticos. O livro, desta forma torna-se recurso terapêutico. Assim, o trabalho clínico- fonoaudiológico: deve proporcionar o desenvolvimento das capacidades leitoras, cujo domínio resulte em uma leitura proficiente e reflexiva. Objetivo foi elaborar uma proposta de trabalho com o livro de literatura infantil, que permita ao fonoaudiólogo explorar os livros infantis, de forma a desenvolver a competência leitora de seus pacientes. A metodologia foi revisão bibliográfica de textos que tratassem de literatura infantil, leitura, Fonoaudiologia. Para selecionar os livros foram utilizadas fontes de indicação como resenhas, leitores experientes, autores e editoras consagrados e experiência leitora própria. Os critérios para selecionar foram variedade de gêneros, autoria, temática e perfil de letramento. Como resultado tem-se uma lista de livros trabalhados e uma propostas de trabalho de leitura com esses livros que visem o desenvolvimento das capacidades leitoras propostas po rojo (2004). Conclui-se que o trabalho clínico-fonoaudiológico com os livros de literatura infantil contribui não apenas para a formação de um leitor crítico e reflexivo, mas também, para o desenvolvimento de um leitor capaz de travar com o livro uma experiência estética transformadora |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-14T20:32:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-14T20:32:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Albano, Luana Pastorello. Literatura infantil e fonoaudiologia: o trabalho (de) com a leitura do livro infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28841 |
identifier_str_mv |
Albano, Luana Pastorello. Literatura infantil e fonoaudiologia: o trabalho (de) com a leitura do livro infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Fonoaudiologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28841/1/Luana%20Pastorello%20Albano%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28841/2/Luana%20Pastorello%20Albano%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28841/3/Luana%20Pastorello%20Albano%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8fe74ae3a11019caa951162d93a51d68 621e55eb4062ae20c5a313b515fc2c7b 90c457007a06621e1f8494c8b01a1f83 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277792042352640 |