O compreender das diferenças individuais do alunos: uma forma de evitar o fracasso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Eduardo de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11522
Resumo: This work presents mathematics activities that were elaborated with the objective of identifying the students' individual difficulties with respect to the mathematical knowledge. The objective of that identification is the improvement of the conditions of the students' learning. The subject of the research are students of the third year of the medium teaching of a state public school. The used theoretical referential is it of Philippe Perrenoud's Differentiated Pedagogy. In that theory, so that the student can live learning situations, it is necessary to develop a teaching that takes into account existent differences among the students. The method of analysis of the data is of qualitative stamp and the data were obtained through regular mathematical activities of the class. The results of the research evidenced that the identification of individual difficulties of each one of the students favors the choices of more effective teaching approaches to face them
id PUC_SP-1_07f7d99af5568879100fbb7f28fc8a32
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11522
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Igliori, Sonia Barbosa CamargoCorreia, Eduardo de Oliveira2016-04-27T17:13:04Z2016-08-25T17:25:42Z2008-01-302007-12-17Correia, Eduardo de Oliveira. O compreender das diferenças individuais do alunos: uma forma de evitar o fracasso escolar. 2007. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11522This work presents mathematics activities that were elaborated with the objective of identifying the students' individual difficulties with respect to the mathematical knowledge. The objective of that identification is the improvement of the conditions of the students' learning. The subject of the research are students of the third year of the medium teaching of a state public school. The used theoretical referential is it of Philippe Perrenoud's Differentiated Pedagogy. In that theory, so that the student can live learning situations, it is necessary to develop a teaching that takes into account existent differences among the students. The method of analysis of the data is of qualitative stamp and the data were obtained through regular mathematical activities of the class. The results of the research evidenced that the identification of individual difficulties of each one of the students favors the choices of more effective teaching approaches to face themEste trabalho apresenta atividades de matemática que foram elaboradas com o objetivo de identificar dificuldades individuais dos estudantes no que tange ao conhecimento matemático. O alvo dessa identificação é a melhoria das condições de aprendizado dos estudantes. Os sujeitos da pesquisa são estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual. O referencial teórico utilizado é o da Pedagogia Diferenciada de Philippe Perrenoud. Nessa teoria, para que o estudante possa vivenciar situações de aprendizagem, é necessário desenvolver um ensino que leve em conta diferenças existentes entre os estudantes. O método de análise dos dados é de cunho qualitativo e os dados foram obtidos por meio de atividades matemáticas regulares da classe. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a identificação de dificuldades individuais de cada um dos estudantes favorece as escolhas de abordagens de ensino mais eficazes para enfrentá-las.Secretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24334/Eduardo%20de%20Oliveira%20Correa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoDificuldades individuaisAprendizagem da matemáticaMatematica (Ensino medio)Disturbios de aprendizasgemDiferencas individuaisFracasso escolarEducacao matematicaSchool failureIndividual difficultiesLearning of the mathematicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO compreender das diferenças individuais do alunos: uma forma de evitar o fracasso escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTEduardo de Oliveira Correa.pdf.txtEduardo de Oliveira Correa.pdf.txtExtracted texttext/plain112385https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11522/3/Eduardo%20de%20Oliveira%20Correa.pdf.txt8802a6f38733921692b74a7d0b6fa7d9MD53THUMBNAILEduardo de Oliveira Correa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3792https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11522/1/Eduardo%20de%20Oliveira%20Correa.pdf.jpg747ab6b15d1445c8478f7f47df754061MD51ORIGINALEduardo de Oliveira Correa.pdfapplication/pdf33215806https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11522/2/Eduardo%20de%20Oliveira%20Correa.pdf369d81888533519f87172ce0a4cd75adMD52handle/115222022-04-28 15:15:53.333oai:repositorio.pucsp.br:handle/11522Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T18:15:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O compreender das diferenças individuais do alunos: uma forma de evitar o fracasso escolar
title O compreender das diferenças individuais do alunos: uma forma de evitar o fracasso escolar
spellingShingle O compreender das diferenças individuais do alunos: uma forma de evitar o fracasso escolar
Correia, Eduardo de Oliveira
Dificuldades individuais
Aprendizagem da matemática
Matematica (Ensino medio)
Disturbios de aprendizasgem
Diferencas individuais
Fracasso escolar
Educacao matematica
School failure
Individual difficulties
Learning of the mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O compreender das diferenças individuais do alunos: uma forma de evitar o fracasso escolar
title_full O compreender das diferenças individuais do alunos: uma forma de evitar o fracasso escolar
title_fullStr O compreender das diferenças individuais do alunos: uma forma de evitar o fracasso escolar
title_full_unstemmed O compreender das diferenças individuais do alunos: uma forma de evitar o fracasso escolar
title_sort O compreender das diferenças individuais do alunos: uma forma de evitar o fracasso escolar
author Correia, Eduardo de Oliveira
author_facet Correia, Eduardo de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Igliori, Sonia Barbosa Camargo
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Eduardo de Oliveira
contributor_str_mv Igliori, Sonia Barbosa Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades individuais
Aprendizagem da matemática
Matematica (Ensino medio)
Disturbios de aprendizasgem
Diferencas individuais
Fracasso escolar
Educacao matematica
topic Dificuldades individuais
Aprendizagem da matemática
Matematica (Ensino medio)
Disturbios de aprendizasgem
Diferencas individuais
Fracasso escolar
Educacao matematica
School failure
Individual difficulties
Learning of the mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv School failure
Individual difficulties
Learning of the mathematics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work presents mathematics activities that were elaborated with the objective of identifying the students' individual difficulties with respect to the mathematical knowledge. The objective of that identification is the improvement of the conditions of the students' learning. The subject of the research are students of the third year of the medium teaching of a state public school. The used theoretical referential is it of Philippe Perrenoud's Differentiated Pedagogy. In that theory, so that the student can live learning situations, it is necessary to develop a teaching that takes into account existent differences among the students. The method of analysis of the data is of qualitative stamp and the data were obtained through regular mathematical activities of the class. The results of the research evidenced that the identification of individual difficulties of each one of the students favors the choices of more effective teaching approaches to face them
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-17
dc.date.available.fl_str_mv 2008-01-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T17:13:04Z
2016-08-25T17:25:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Correia, Eduardo de Oliveira. O compreender das diferenças individuais do alunos: uma forma de evitar o fracasso escolar. 2007. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11522
identifier_str_mv Correia, Eduardo de Oliveira. O compreender das diferenças individuais do alunos: uma forma de evitar o fracasso escolar. 2007. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11522/3/Eduardo%20de%20Oliveira%20Correa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11522/1/Eduardo%20de%20Oliveira%20Correa.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11522/2/Eduardo%20de%20Oliveira%20Correa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8802a6f38733921692b74a7d0b6fa7d9
747ab6b15d1445c8478f7f47df754061
369d81888533519f87172ce0a4cd75ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277887871713280