Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35367 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a organização do livro didático para introduzir o conceito de número fracionário para o 6º ano do Ensino Fundamental, e quais concepções são mobilizadas na teorização desse conteúdo, para análise escolhemos a Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Chevallard (1992) com o objetivo de identificar tipos de tarefas e técnicas que permeiam as concepções de números fracionários: parte-todo, medida, quociente, razão e operador. Analisamos dois livros, os resultados que identificamos indicam que os autores desses, salientam uma determinada tarefa, parte-todo, proporcionando a manipulação de única técnica, dupla contagem das partes |
id |
PUC_SP-1_0927bed1c0f6a73fb1e842c13b324439 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35367 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Maria José Ferreira daAndrade, Priscila da Costa2023-07-05T19:43:05Z2023-07-05T19:43:05Z2010-12-18Andrade, Priscila da Costa. Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35367Este trabalho tem como objetivo analisar a organização do livro didático para introduzir o conceito de número fracionário para o 6º ano do Ensino Fundamental, e quais concepções são mobilizadas na teorização desse conteúdo, para análise escolhemos a Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Chevallard (1992) com o objetivo de identificar tipos de tarefas e técnicas que permeiam as concepções de números fracionários: parte-todo, medida, quociente, razão e operador. Analisamos dois livros, os resultados que identificamos indicam que os autores desses, salientam uma determinada tarefa, parte-todo, proporcionando a manipulação de única técnica, dupla contagem das partesporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALivro didático,Organização matemática e didáticaFraçãoIntrodução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALPRISCILA DA COSTA ANDRADE.pdfapplication/pdf1214343https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35367/1/PRISCILA%20DA%20COSTA%20ANDRADE.pdfdd9d7a16f0b0e1470f7d34914b350365MD51TEXTPRISCILA DA COSTA ANDRADE.pdf.txtPRISCILA DA COSTA ANDRADE.pdf.txtExtracted texttext/plain81918https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35367/2/PRISCILA%20DA%20COSTA%20ANDRADE.pdf.txtd0b85387ac3d82bea634d8dc847d033cMD52THUMBNAILPRISCILA DA COSTA ANDRADE.pdf.jpgPRISCILA DA COSTA ANDRADE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35367/3/PRISCILA%20DA%20COSTA%20ANDRADE.pdf.jpg182ab52beb760b069b427cb290919cf3MD53handle/353672023-07-06 01:35:56.213oai:repositorio.pucsp.br:handle/35367Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:35:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos |
title |
Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos |
spellingShingle |
Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos Andrade, Priscila da Costa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Livro didático, Organização matemática e didática Fração |
title_short |
Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos |
title_full |
Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos |
title_fullStr |
Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos |
title_full_unstemmed |
Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos |
title_sort |
Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos |
author |
Andrade, Priscila da Costa |
author_facet |
Andrade, Priscila da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Maria José Ferreira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Priscila da Costa |
contributor_str_mv |
Silva, Maria José Ferreira da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Livro didático, Organização matemática e didática Fração |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático, Organização matemática e didática Fração |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar a organização do livro didático para introduzir o conceito de número fracionário para o 6º ano do Ensino Fundamental, e quais concepções são mobilizadas na teorização desse conteúdo, para análise escolhemos a Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Chevallard (1992) com o objetivo de identificar tipos de tarefas e técnicas que permeiam as concepções de números fracionários: parte-todo, medida, quociente, razão e operador. Analisamos dois livros, os resultados que identificamos indicam que os autores desses, salientam uma determinada tarefa, parte-todo, proporcionando a manipulação de única técnica, dupla contagem das partes |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:43:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:43:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Andrade, Priscila da Costa. Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35367 |
identifier_str_mv |
Andrade, Priscila da Costa. Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35367/1/PRISCILA%20DA%20COSTA%20ANDRADE.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35367/2/PRISCILA%20DA%20COSTA%20ANDRADE.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35367/3/PRISCILA%20DA%20COSTA%20ANDRADE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd9d7a16f0b0e1470f7d34914b350365 d0b85387ac3d82bea634d8dc847d033c 182ab52beb760b069b427cb290919cf3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278007482777600 |