Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Priscila da Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35367
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a organização do livro didático para introduzir o conceito de número fracionário para o 6º ano do Ensino Fundamental, e quais concepções são mobilizadas na teorização desse conteúdo, para análise escolhemos a Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Chevallard (1992) com o objetivo de identificar tipos de tarefas e técnicas que permeiam as concepções de números fracionários: parte-todo, medida, quociente, razão e operador. Analisamos dois livros, os resultados que identificamos indicam que os autores desses, salientam uma determinada tarefa, parte-todo, proporcionando a manipulação de única técnica, dupla contagem das partes
id PUC_SP-1_0927bed1c0f6a73fb1e842c13b324439
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35367
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Maria José Ferreira daAndrade, Priscila da Costa2023-07-05T19:43:05Z2023-07-05T19:43:05Z2010-12-18Andrade, Priscila da Costa. Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35367Este trabalho tem como objetivo analisar a organização do livro didático para introduzir o conceito de número fracionário para o 6º ano do Ensino Fundamental, e quais concepções são mobilizadas na teorização desse conteúdo, para análise escolhemos a Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Chevallard (1992) com o objetivo de identificar tipos de tarefas e técnicas que permeiam as concepções de números fracionários: parte-todo, medida, quociente, razão e operador. Analisamos dois livros, os resultados que identificamos indicam que os autores desses, salientam uma determinada tarefa, parte-todo, proporcionando a manipulação de única técnica, dupla contagem das partesporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALivro didático,Organização matemática e didáticaFraçãoIntrodução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALPRISCILA DA COSTA ANDRADE.pdfapplication/pdf1214343https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35367/1/PRISCILA%20DA%20COSTA%20ANDRADE.pdfdd9d7a16f0b0e1470f7d34914b350365MD51TEXTPRISCILA DA COSTA ANDRADE.pdf.txtPRISCILA DA COSTA ANDRADE.pdf.txtExtracted texttext/plain81918https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35367/2/PRISCILA%20DA%20COSTA%20ANDRADE.pdf.txtd0b85387ac3d82bea634d8dc847d033cMD52THUMBNAILPRISCILA DA COSTA ANDRADE.pdf.jpgPRISCILA DA COSTA ANDRADE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35367/3/PRISCILA%20DA%20COSTA%20ANDRADE.pdf.jpg182ab52beb760b069b427cb290919cf3MD53handle/353672023-07-06 01:35:56.213oai:repositorio.pucsp.br:handle/35367Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:35:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos
title Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos
spellingShingle Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos
Andrade, Priscila da Costa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Livro didático,
Organização matemática e didática
Fração
title_short Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos
title_full Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos
title_fullStr Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos
title_full_unstemmed Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos
title_sort Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos
author Andrade, Priscila da Costa
author_facet Andrade, Priscila da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Priscila da Costa
contributor_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Livro didático,
Organização matemática e didática
Fração
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático,
Organização matemática e didática
Fração
description Este trabalho tem como objetivo analisar a organização do livro didático para introduzir o conceito de número fracionário para o 6º ano do Ensino Fundamental, e quais concepções são mobilizadas na teorização desse conteúdo, para análise escolhemos a Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Chevallard (1992) com o objetivo de identificar tipos de tarefas e técnicas que permeiam as concepções de números fracionários: parte-todo, medida, quociente, razão e operador. Analisamos dois livros, os resultados que identificamos indicam que os autores desses, salientam uma determinada tarefa, parte-todo, proporcionando a manipulação de única técnica, dupla contagem das partes
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:43:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:43:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Andrade, Priscila da Costa. Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35367
identifier_str_mv Andrade, Priscila da Costa. Introdução de fração no 6º ano uma abordagem nos livros didáticos. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35367/1/PRISCILA%20DA%20COSTA%20ANDRADE.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35367/2/PRISCILA%20DA%20COSTA%20ANDRADE.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35367/3/PRISCILA%20DA%20COSTA%20ANDRADE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dd9d7a16f0b0e1470f7d34914b350365
d0b85387ac3d82bea634d8dc847d033c
182ab52beb760b069b427cb290919cf3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796235056447488