SABERES PARA ENSINAR FRAÇÕES NO LIVRO “A CAMINHO DA MATEMÁTICA” DE ADLA NEME
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/408 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo sócio-histórico a respeito do ensino de frações, presente no livro didático “A caminho da matemática” de Adla Neme. A partir da questão norteadora Como se caracterizam os saberes para ensinar frações no livro didático “A caminho da matemática”, de Neme (1972)? buscou-se analisar os saberes para ensinar frações no referido livro, destinado ao primeiro ano do Ensino Fundamental, nas décadas de 1960 e 1970, período em que ocorria o Movimento da Matemática Moderna e que, a partir das orientações da Secretaria de Educação e Cultura de Mato Grosso, o ensino no 1º ano do Ensino Fundamental deveria ser incidental e o conhecimento não formalizado. A fundamentação teórico-metodológica pautou-se, sobretudo, em Adla Neme; Dominique Julia; Choppin e; Hofstetter e Schneuwly. O livro analisado contém características do Movimento da Matemática Moderna e identificou-se que suas ilustrações, figuras geométricas e representações de conjuntos são indícios de saberes para ensinar frações, visto que colaboram para o ensino das noções de meio, metade e um quarto. |
id |
SBHMAT_501ff0198e8a594d1cfa5345ec34c7bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/408 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES PARA ENSINAR FRAÇÕES NO LIVRO “A CAMINHO DA MATEMÁTICA” DE ADLA NEME FraçãoMatemática ModernaLivro DidáticoMato GrossoEste artigo apresenta um estudo sócio-histórico a respeito do ensino de frações, presente no livro didático “A caminho da matemática” de Adla Neme. A partir da questão norteadora Como se caracterizam os saberes para ensinar frações no livro didático “A caminho da matemática”, de Neme (1972)? buscou-se analisar os saberes para ensinar frações no referido livro, destinado ao primeiro ano do Ensino Fundamental, nas décadas de 1960 e 1970, período em que ocorria o Movimento da Matemática Moderna e que, a partir das orientações da Secretaria de Educação e Cultura de Mato Grosso, o ensino no 1º ano do Ensino Fundamental deveria ser incidental e o conhecimento não formalizado. A fundamentação teórico-metodológica pautou-se, sobretudo, em Adla Neme; Dominique Julia; Choppin e; Hofstetter e Schneuwly. O livro analisado contém características do Movimento da Matemática Moderna e identificou-se que suas ilustrações, figuras geométricas e representações de conjuntos são indícios de saberes para ensinar frações, visto que colaboram para o ensino das noções de meio, metade e um quarto.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/408Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-212447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/408/328Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccess Jandrey, Diogo FerreiraDias, Laura Silva Santos, Edilene Simões Costa dos2023-12-13T13:04:04Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/408Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:04:04Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES PARA ENSINAR FRAÇÕES NO LIVRO “A CAMINHO DA MATEMÁTICA” DE ADLA NEME |
title |
SABERES PARA ENSINAR FRAÇÕES NO LIVRO “A CAMINHO DA MATEMÁTICA” DE ADLA NEME |
spellingShingle |
SABERES PARA ENSINAR FRAÇÕES NO LIVRO “A CAMINHO DA MATEMÁTICA” DE ADLA NEME Jandrey, Diogo Ferreira Fração Matemática Moderna Livro Didático Mato Grosso |
title_short |
SABERES PARA ENSINAR FRAÇÕES NO LIVRO “A CAMINHO DA MATEMÁTICA” DE ADLA NEME |
title_full |
SABERES PARA ENSINAR FRAÇÕES NO LIVRO “A CAMINHO DA MATEMÁTICA” DE ADLA NEME |
title_fullStr |
SABERES PARA ENSINAR FRAÇÕES NO LIVRO “A CAMINHO DA MATEMÁTICA” DE ADLA NEME |
title_full_unstemmed |
SABERES PARA ENSINAR FRAÇÕES NO LIVRO “A CAMINHO DA MATEMÁTICA” DE ADLA NEME |
title_sort |
SABERES PARA ENSINAR FRAÇÕES NO LIVRO “A CAMINHO DA MATEMÁTICA” DE ADLA NEME |
author |
Jandrey, Diogo Ferreira |
author_facet |
Jandrey, Diogo Ferreira Dias, Laura Silva Santos, Edilene Simões Costa dos |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Laura Silva Santos, Edilene Simões Costa dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jandrey, Diogo Ferreira Dias, Laura Silva Santos, Edilene Simões Costa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fração Matemática Moderna Livro Didático Mato Grosso |
topic |
Fração Matemática Moderna Livro Didático Mato Grosso |
description |
Este artigo apresenta um estudo sócio-histórico a respeito do ensino de frações, presente no livro didático “A caminho da matemática” de Adla Neme. A partir da questão norteadora Como se caracterizam os saberes para ensinar frações no livro didático “A caminho da matemática”, de Neme (1972)? buscou-se analisar os saberes para ensinar frações no referido livro, destinado ao primeiro ano do Ensino Fundamental, nas décadas de 1960 e 1970, período em que ocorria o Movimento da Matemática Moderna e que, a partir das orientações da Secretaria de Educação e Cultura de Mato Grosso, o ensino no 1º ano do Ensino Fundamental deveria ser incidental e o conhecimento não formalizado. A fundamentação teórico-metodológica pautou-se, sobretudo, em Adla Neme; Dominique Julia; Choppin e; Hofstetter e Schneuwly. O livro analisado contém características do Movimento da Matemática Moderna e identificou-se que suas ilustrações, figuras geométricas e representações de conjuntos são indícios de saberes para ensinar frações, visto que colaboram para o ensino das noções de meio, metade e um quarto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/408 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/408/328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-21 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1816702034154356736 |