O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Fabiana de Souza Trindade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29184
Resumo: Este trabalho consiste em um estudo sobre o uso do livro didático de Língua Portuguesa no processo de produção textual escrita, cujo objetivo é verificar quais as estratégias propostas nos livros didáticos e se facilitam ou dificultam a promoção da aprendizagem da escrita no processo de produção textual. Inicialmente, resgatou-se o percurso do livro didático no Brasil, no intuito de compreender sua inserção nas escolas, bem como a relevância para a aprendizagem. Na sequência, apresentaram-se estudos que enfocam a escrita como prática social, para melhor compreensão dos fatores que evidenciam a importância da escrita nos dias de hoje. Finalmente, realizouse observação de aulas de Língua Portuguesa no 3º ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de verificar como as estratégias propostas pelos livros didáticos são aplicadas pelos professores no ensino de produção textual escrita. Desses procedimentos decorre uma reflexão sobre a eficácia ou ineficácia que tais estratégias alcançam e também a importância desse material para o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa. A pesquisa embasa-se nos estudos de Passarelli (2004), Koch (2014), Cano (2011) e Elias (2014), que abordam as estratégias pedagógicas para o ensino da escrita. Ferreiro (2011), Bazerman (2012) e Marcuschi (2008) também auxiliaram no desenvolvimento do trabalho, no que diz respeito às análises realizadas. Conclui-se que os livros didáticos são instrumentos da ação docente, pois facilitam o trabalho do professor, apresentando estratégias de ensino e metodologias diversas, sendo um material atrativo para as crianças pela riqueza de ilustrações e pelos gêneros textuais contidos, os quais fazem parte do cotidiano dos aprendizes. No entanto, ele não é único responsável pela aprendizagem da escrita: o educador é o protagonista da ação educacional por ser mediador dessa ação e, assim, deve constantemente atualizar sua metodologia de trabalho, para atender as necessidades dos alunos da atualidade
id PUC_SP-1_0ee5e834411019bdaad82f452f0e736e
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29184
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Campos, Karlene do Socorro da RochaLira, Fabiana de Souza Trindade2022-10-23T22:59:17Z2022-10-23T22:59:17Z2015-03-28Lira, Fabiana de Souza Trindade. O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29184Este trabalho consiste em um estudo sobre o uso do livro didático de Língua Portuguesa no processo de produção textual escrita, cujo objetivo é verificar quais as estratégias propostas nos livros didáticos e se facilitam ou dificultam a promoção da aprendizagem da escrita no processo de produção textual. Inicialmente, resgatou-se o percurso do livro didático no Brasil, no intuito de compreender sua inserção nas escolas, bem como a relevância para a aprendizagem. Na sequência, apresentaram-se estudos que enfocam a escrita como prática social, para melhor compreensão dos fatores que evidenciam a importância da escrita nos dias de hoje. Finalmente, realizouse observação de aulas de Língua Portuguesa no 3º ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de verificar como as estratégias propostas pelos livros didáticos são aplicadas pelos professores no ensino de produção textual escrita. Desses procedimentos decorre uma reflexão sobre a eficácia ou ineficácia que tais estratégias alcançam e também a importância desse material para o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa. A pesquisa embasa-se nos estudos de Passarelli (2004), Koch (2014), Cano (2011) e Elias (2014), que abordam as estratégias pedagógicas para o ensino da escrita. Ferreiro (2011), Bazerman (2012) e Marcuschi (2008) também auxiliaram no desenvolvimento do trabalho, no que diz respeito às análises realizadas. Conclui-se que os livros didáticos são instrumentos da ação docente, pois facilitam o trabalho do professor, apresentando estratégias de ensino e metodologias diversas, sendo um material atrativo para as crianças pela riqueza de ilustrações e pelos gêneros textuais contidos, os quais fazem parte do cotidiano dos aprendizes. No entanto, ele não é único responsável pela aprendizagem da escrita: o educador é o protagonista da ação educacional por ser mediador dessa ação e, assim, deve constantemente atualizar sua metodologia de trabalho, para atender as necessidades dos alunos da atualidadeporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAProdução textual escritaEstratégias de ensino de produção textualLivro didático de língua portuguesaO uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFABIANA DE SOUZA TRINDADE LIRA.pdfapplication/pdf1348142https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29184/1/FABIANA%20DE%20SOUZA%20TRINDADE%20LIRA.pdf0d3432c9c22cbf068ff4a994110cc468MD51TEXTFABIANA DE SOUZA TRINDADE LIRA.pdf.txtFABIANA DE SOUZA TRINDADE LIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain107234https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29184/2/FABIANA%20DE%20SOUZA%20TRINDADE%20LIRA.pdf.txt58542f78436a75c664513efff00c012eMD52THUMBNAILFABIANA DE SOUZA TRINDADE LIRA.pdf.jpgFABIANA DE SOUZA TRINDADE LIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29184/3/FABIANA%20DE%20SOUZA%20TRINDADE%20LIRA.pdf.jpg0f364ec0d56e6d8572ed1c2abdfdc647MD53handle/291842022-10-24 01:03:57.251oai:repositorio.pucsp.br:handle/29184Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-24T04:03:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita
title O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita
spellingShingle O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita
Lira, Fabiana de Souza Trindade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Produção textual escrita
Estratégias de ensino de produção textual
Livro didático de língua portuguesa
title_short O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita
title_full O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita
title_fullStr O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita
title_full_unstemmed O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita
title_sort O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita
author Lira, Fabiana de Souza Trindade
author_facet Lira, Fabiana de Souza Trindade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Karlene do Socorro da Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Fabiana de Souza Trindade
contributor_str_mv Campos, Karlene do Socorro da Rocha
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Produção textual escrita
Estratégias de ensino de produção textual
Livro didático de língua portuguesa
dc.subject.por.fl_str_mv Produção textual escrita
Estratégias de ensino de produção textual
Livro didático de língua portuguesa
description Este trabalho consiste em um estudo sobre o uso do livro didático de Língua Portuguesa no processo de produção textual escrita, cujo objetivo é verificar quais as estratégias propostas nos livros didáticos e se facilitam ou dificultam a promoção da aprendizagem da escrita no processo de produção textual. Inicialmente, resgatou-se o percurso do livro didático no Brasil, no intuito de compreender sua inserção nas escolas, bem como a relevância para a aprendizagem. Na sequência, apresentaram-se estudos que enfocam a escrita como prática social, para melhor compreensão dos fatores que evidenciam a importância da escrita nos dias de hoje. Finalmente, realizouse observação de aulas de Língua Portuguesa no 3º ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de verificar como as estratégias propostas pelos livros didáticos são aplicadas pelos professores no ensino de produção textual escrita. Desses procedimentos decorre uma reflexão sobre a eficácia ou ineficácia que tais estratégias alcançam e também a importância desse material para o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa. A pesquisa embasa-se nos estudos de Passarelli (2004), Koch (2014), Cano (2011) e Elias (2014), que abordam as estratégias pedagógicas para o ensino da escrita. Ferreiro (2011), Bazerman (2012) e Marcuschi (2008) também auxiliaram no desenvolvimento do trabalho, no que diz respeito às análises realizadas. Conclui-se que os livros didáticos são instrumentos da ação docente, pois facilitam o trabalho do professor, apresentando estratégias de ensino e metodologias diversas, sendo um material atrativo para as crianças pela riqueza de ilustrações e pelos gêneros textuais contidos, os quais fazem parte do cotidiano dos aprendizes. No entanto, ele não é único responsável pela aprendizagem da escrita: o educador é o protagonista da ação educacional por ser mediador dessa ação e, assim, deve constantemente atualizar sua metodologia de trabalho, para atender as necessidades dos alunos da atualidade
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-23T22:59:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-23T22:59:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lira, Fabiana de Souza Trindade. O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29184
identifier_str_mv Lira, Fabiana de Souza Trindade. O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29184/1/FABIANA%20DE%20SOUZA%20TRINDADE%20LIRA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29184/2/FABIANA%20DE%20SOUZA%20TRINDADE%20LIRA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29184/3/FABIANA%20DE%20SOUZA%20TRINDADE%20LIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d3432c9c22cbf068ff4a994110cc468
58542f78436a75c664513efff00c012e
0f364ec0d56e6d8572ed1c2abdfdc647
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278029596196864