O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29184 |
Resumo: | Este trabalho consiste em um estudo sobre o uso do livro didático de Língua Portuguesa no processo de produção textual escrita, cujo objetivo é verificar quais as estratégias propostas nos livros didáticos e se facilitam ou dificultam a promoção da aprendizagem da escrita no processo de produção textual. Inicialmente, resgatou-se o percurso do livro didático no Brasil, no intuito de compreender sua inserção nas escolas, bem como a relevância para a aprendizagem. Na sequência, apresentaram-se estudos que enfocam a escrita como prática social, para melhor compreensão dos fatores que evidenciam a importância da escrita nos dias de hoje. Finalmente, realizouse observação de aulas de Língua Portuguesa no 3º ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de verificar como as estratégias propostas pelos livros didáticos são aplicadas pelos professores no ensino de produção textual escrita. Desses procedimentos decorre uma reflexão sobre a eficácia ou ineficácia que tais estratégias alcançam e também a importância desse material para o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa. A pesquisa embasa-se nos estudos de Passarelli (2004), Koch (2014), Cano (2011) e Elias (2014), que abordam as estratégias pedagógicas para o ensino da escrita. Ferreiro (2011), Bazerman (2012) e Marcuschi (2008) também auxiliaram no desenvolvimento do trabalho, no que diz respeito às análises realizadas. Conclui-se que os livros didáticos são instrumentos da ação docente, pois facilitam o trabalho do professor, apresentando estratégias de ensino e metodologias diversas, sendo um material atrativo para as crianças pela riqueza de ilustrações e pelos gêneros textuais contidos, os quais fazem parte do cotidiano dos aprendizes. No entanto, ele não é único responsável pela aprendizagem da escrita: o educador é o protagonista da ação educacional por ser mediador dessa ação e, assim, deve constantemente atualizar sua metodologia de trabalho, para atender as necessidades dos alunos da atualidade |
id |
PUC_SP-1_0ee5e834411019bdaad82f452f0e736e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29184 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Karlene do Socorro da RochaLira, Fabiana de Souza Trindade2022-10-23T22:59:17Z2022-10-23T22:59:17Z2015-03-28Lira, Fabiana de Souza Trindade. O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29184Este trabalho consiste em um estudo sobre o uso do livro didático de Língua Portuguesa no processo de produção textual escrita, cujo objetivo é verificar quais as estratégias propostas nos livros didáticos e se facilitam ou dificultam a promoção da aprendizagem da escrita no processo de produção textual. Inicialmente, resgatou-se o percurso do livro didático no Brasil, no intuito de compreender sua inserção nas escolas, bem como a relevância para a aprendizagem. Na sequência, apresentaram-se estudos que enfocam a escrita como prática social, para melhor compreensão dos fatores que evidenciam a importância da escrita nos dias de hoje. Finalmente, realizouse observação de aulas de Língua Portuguesa no 3º ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de verificar como as estratégias propostas pelos livros didáticos são aplicadas pelos professores no ensino de produção textual escrita. Desses procedimentos decorre uma reflexão sobre a eficácia ou ineficácia que tais estratégias alcançam e também a importância desse material para o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa. A pesquisa embasa-se nos estudos de Passarelli (2004), Koch (2014), Cano (2011) e Elias (2014), que abordam as estratégias pedagógicas para o ensino da escrita. Ferreiro (2011), Bazerman (2012) e Marcuschi (2008) também auxiliaram no desenvolvimento do trabalho, no que diz respeito às análises realizadas. Conclui-se que os livros didáticos são instrumentos da ação docente, pois facilitam o trabalho do professor, apresentando estratégias de ensino e metodologias diversas, sendo um material atrativo para as crianças pela riqueza de ilustrações e pelos gêneros textuais contidos, os quais fazem parte do cotidiano dos aprendizes. No entanto, ele não é único responsável pela aprendizagem da escrita: o educador é o protagonista da ação educacional por ser mediador dessa ação e, assim, deve constantemente atualizar sua metodologia de trabalho, para atender as necessidades dos alunos da atualidadeporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAProdução textual escritaEstratégias de ensino de produção textualLivro didático de língua portuguesaO uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFABIANA DE SOUZA TRINDADE LIRA.pdfapplication/pdf1348142https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29184/1/FABIANA%20DE%20SOUZA%20TRINDADE%20LIRA.pdf0d3432c9c22cbf068ff4a994110cc468MD51TEXTFABIANA DE SOUZA TRINDADE LIRA.pdf.txtFABIANA DE SOUZA TRINDADE LIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain107234https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29184/2/FABIANA%20DE%20SOUZA%20TRINDADE%20LIRA.pdf.txt58542f78436a75c664513efff00c012eMD52THUMBNAILFABIANA DE SOUZA TRINDADE LIRA.pdf.jpgFABIANA DE SOUZA TRINDADE LIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29184/3/FABIANA%20DE%20SOUZA%20TRINDADE%20LIRA.pdf.jpg0f364ec0d56e6d8572ed1c2abdfdc647MD53handle/291842022-10-24 01:03:57.251oai:repositorio.pucsp.br:handle/29184Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-24T04:03:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita |
title |
O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita |
spellingShingle |
O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita Lira, Fabiana de Souza Trindade CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Produção textual escrita Estratégias de ensino de produção textual Livro didático de língua portuguesa |
title_short |
O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita |
title_full |
O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita |
title_fullStr |
O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita |
title_full_unstemmed |
O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita |
title_sort |
O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita |
author |
Lira, Fabiana de Souza Trindade |
author_facet |
Lira, Fabiana de Souza Trindade |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Karlene do Socorro da Rocha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lira, Fabiana de Souza Trindade |
contributor_str_mv |
Campos, Karlene do Socorro da Rocha |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Produção textual escrita Estratégias de ensino de produção textual Livro didático de língua portuguesa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção textual escrita Estratégias de ensino de produção textual Livro didático de língua portuguesa |
description |
Este trabalho consiste em um estudo sobre o uso do livro didático de Língua Portuguesa no processo de produção textual escrita, cujo objetivo é verificar quais as estratégias propostas nos livros didáticos e se facilitam ou dificultam a promoção da aprendizagem da escrita no processo de produção textual. Inicialmente, resgatou-se o percurso do livro didático no Brasil, no intuito de compreender sua inserção nas escolas, bem como a relevância para a aprendizagem. Na sequência, apresentaram-se estudos que enfocam a escrita como prática social, para melhor compreensão dos fatores que evidenciam a importância da escrita nos dias de hoje. Finalmente, realizouse observação de aulas de Língua Portuguesa no 3º ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de verificar como as estratégias propostas pelos livros didáticos são aplicadas pelos professores no ensino de produção textual escrita. Desses procedimentos decorre uma reflexão sobre a eficácia ou ineficácia que tais estratégias alcançam e também a importância desse material para o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa. A pesquisa embasa-se nos estudos de Passarelli (2004), Koch (2014), Cano (2011) e Elias (2014), que abordam as estratégias pedagógicas para o ensino da escrita. Ferreiro (2011), Bazerman (2012) e Marcuschi (2008) também auxiliaram no desenvolvimento do trabalho, no que diz respeito às análises realizadas. Conclui-se que os livros didáticos são instrumentos da ação docente, pois facilitam o trabalho do professor, apresentando estratégias de ensino e metodologias diversas, sendo um material atrativo para as crianças pela riqueza de ilustrações e pelos gêneros textuais contidos, os quais fazem parte do cotidiano dos aprendizes. No entanto, ele não é único responsável pela aprendizagem da escrita: o educador é o protagonista da ação educacional por ser mediador dessa ação e, assim, deve constantemente atualizar sua metodologia de trabalho, para atender as necessidades dos alunos da atualidade |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-23T22:59:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-23T22:59:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Lira, Fabiana de Souza Trindade. O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29184 |
identifier_str_mv |
Lira, Fabiana de Souza Trindade. O uso dos livros didáticos de língua portuguesa no processo de produção textual escrita. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29184/1/FABIANA%20DE%20SOUZA%20TRINDADE%20LIRA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29184/2/FABIANA%20DE%20SOUZA%20TRINDADE%20LIRA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29184/3/FABIANA%20DE%20SOUZA%20TRINDADE%20LIRA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d3432c9c22cbf068ff4a994110cc468 58542f78436a75c664513efff00c012e 0f364ec0d56e6d8572ed1c2abdfdc647 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278029596196864 |