Análise comparativa de vocabulário de crianças ouvintes e com deficiência auditiva incluídas em escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Bianca Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27884
Resumo: Introdução: crianças com deficiência auditiva tendem a ter pior desempenho na escuta incidental e grande parte do aprendizado de vocabulário é feito através dessa escuta. Objetivo: analisar a diferença de vocabulário entre crianças ouvintes e crianças com deficiência auditiva inseridas em escola regular, estabelecendo uma comparação pareada quanto a idade cronológica. Método: pesquisa qualitativa realizada por meio de um teste de vocabulário receptivo (PPVT-4) e sua relação com a idade equivalente. Resultados: participaram dessa pesquisa 41 crianças ouvintes e 41 crianças com deficiência auditiva, entre 7 e 12 anos, usuárias de aparelho de amplificação sonora individual de um centro de saúde auditiva no estado de São Paulo. A pontuação média obtida de escore padrão no teste de vocabulário receptivo (PPVT-4) das crianças com deficiência auditiva foi de 56 pontos, que equivale a -3DP e das crianças de 109 pontos com média para +1 DP. Conclusão: concluiu-se que as idades cronológicas e equivalentes em cada grupo demonstram que, no grupo controle, os sujeitos tendem a ter idade equivalente maior que a cronológica, ocorrendo o oposto no grupo de crianças com deficiência auditiva. Essa diferença tende a aumentar com o aumento da idade cronológica nos dois grupos
id PUC_SP-1_0f5adade397024a7d017cf344d9576f1
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27884
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiubyhttp://lattes.cnpq.br/2804492308015336Castro, Bianca Martins2022-09-28T22:10:34Z2022-09-28T22:10:34Z2018-11-23Castro, Bianca Martins. Análise comparativa de vocabulário de crianças ouvintes e com deficiência auditiva incluídas em escola regular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27884Introdução: crianças com deficiência auditiva tendem a ter pior desempenho na escuta incidental e grande parte do aprendizado de vocabulário é feito através dessa escuta. Objetivo: analisar a diferença de vocabulário entre crianças ouvintes e crianças com deficiência auditiva inseridas em escola regular, estabelecendo uma comparação pareada quanto a idade cronológica. Método: pesquisa qualitativa realizada por meio de um teste de vocabulário receptivo (PPVT-4) e sua relação com a idade equivalente. Resultados: participaram dessa pesquisa 41 crianças ouvintes e 41 crianças com deficiência auditiva, entre 7 e 12 anos, usuárias de aparelho de amplificação sonora individual de um centro de saúde auditiva no estado de São Paulo. A pontuação média obtida de escore padrão no teste de vocabulário receptivo (PPVT-4) das crianças com deficiência auditiva foi de 56 pontos, que equivale a -3DP e das crianças de 109 pontos com média para +1 DP. Conclusão: concluiu-se que as idades cronológicas e equivalentes em cada grupo demonstram que, no grupo controle, os sujeitos tendem a ter idade equivalente maior que a cronológica, ocorrendo o oposto no grupo de crianças com deficiência auditiva. Essa diferença tende a aumentar com o aumento da idade cronológica nos dois gruposporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIADeficiência auditivaVocabulárioCriançaAnálise comparativa de vocabulário de crianças ouvintes e com deficiência auditiva incluídas em escola regularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBianca Martins Castro - TCC.pdfapplication/pdf1385838https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27884/1/Bianca%20Martins%20Castro%20-%20TCC.pdf5b654a919411630e047363a54a901b85MD51TEXTBianca Martins Castro - TCC.pdf.txtBianca Martins Castro - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain49050https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27884/2/Bianca%20Martins%20Castro%20-%20TCC.pdf.txtd8760951b871293c4997deb1a01c997cMD52THUMBNAILBianca Martins Castro - TCC.pdf.jpgBianca Martins Castro - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27884/3/Bianca%20Martins%20Castro%20-%20TCC.pdf.jpgbcd14bb2d632946082dbf3c6ed77f4ecMD53handle/278842022-09-30 20:17:24.314oai:repositorio.pucsp.br:handle/27884Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T23:17:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise comparativa de vocabulário de crianças ouvintes e com deficiência auditiva incluídas em escola regular
title Análise comparativa de vocabulário de crianças ouvintes e com deficiência auditiva incluídas em escola regular
spellingShingle Análise comparativa de vocabulário de crianças ouvintes e com deficiência auditiva incluídas em escola regular
Castro, Bianca Martins
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Deficiência auditiva
Vocabulário
Criança
title_short Análise comparativa de vocabulário de crianças ouvintes e com deficiência auditiva incluídas em escola regular
title_full Análise comparativa de vocabulário de crianças ouvintes e com deficiência auditiva incluídas em escola regular
title_fullStr Análise comparativa de vocabulário de crianças ouvintes e com deficiência auditiva incluídas em escola regular
title_full_unstemmed Análise comparativa de vocabulário de crianças ouvintes e com deficiência auditiva incluídas em escola regular
title_sort Análise comparativa de vocabulário de crianças ouvintes e com deficiência auditiva incluídas em escola regular
author Castro, Bianca Martins
author_facet Castro, Bianca Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2804492308015336
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Bianca Martins
contributor_str_mv Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Deficiência auditiva
Vocabulário
Criança
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência auditiva
Vocabulário
Criança
description Introdução: crianças com deficiência auditiva tendem a ter pior desempenho na escuta incidental e grande parte do aprendizado de vocabulário é feito através dessa escuta. Objetivo: analisar a diferença de vocabulário entre crianças ouvintes e crianças com deficiência auditiva inseridas em escola regular, estabelecendo uma comparação pareada quanto a idade cronológica. Método: pesquisa qualitativa realizada por meio de um teste de vocabulário receptivo (PPVT-4) e sua relação com a idade equivalente. Resultados: participaram dessa pesquisa 41 crianças ouvintes e 41 crianças com deficiência auditiva, entre 7 e 12 anos, usuárias de aparelho de amplificação sonora individual de um centro de saúde auditiva no estado de São Paulo. A pontuação média obtida de escore padrão no teste de vocabulário receptivo (PPVT-4) das crianças com deficiência auditiva foi de 56 pontos, que equivale a -3DP e das crianças de 109 pontos com média para +1 DP. Conclusão: concluiu-se que as idades cronológicas e equivalentes em cada grupo demonstram que, no grupo controle, os sujeitos tendem a ter idade equivalente maior que a cronológica, ocorrendo o oposto no grupo de crianças com deficiência auditiva. Essa diferença tende a aumentar com o aumento da idade cronológica nos dois grupos
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-28T22:10:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-28T22:10:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Castro, Bianca Martins. Análise comparativa de vocabulário de crianças ouvintes e com deficiência auditiva incluídas em escola regular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27884
identifier_str_mv Castro, Bianca Martins. Análise comparativa de vocabulário de crianças ouvintes e com deficiência auditiva incluídas em escola regular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Fonoaudiologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27884/1/Bianca%20Martins%20Castro%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27884/2/Bianca%20Martins%20Castro%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27884/3/Bianca%20Martins%20Castro%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b654a919411630e047363a54a901b85
d8760951b871293c4997deb1a01c997c
bcd14bb2d632946082dbf3c6ed77f4ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277989366530048