Análise comparativa de vocabulário de crianças ouvintes e com deficiência auditiva incluídas em escola regular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27884 |
Resumo: | Introdução: crianças com deficiência auditiva tendem a ter pior desempenho na escuta incidental e grande parte do aprendizado de vocabulário é feito através dessa escuta. Objetivo: analisar a diferença de vocabulário entre crianças ouvintes e crianças com deficiência auditiva inseridas em escola regular, estabelecendo uma comparação pareada quanto a idade cronológica. Método: pesquisa qualitativa realizada por meio de um teste de vocabulário receptivo (PPVT-4) e sua relação com a idade equivalente. Resultados: participaram dessa pesquisa 41 crianças ouvintes e 41 crianças com deficiência auditiva, entre 7 e 12 anos, usuárias de aparelho de amplificação sonora individual de um centro de saúde auditiva no estado de São Paulo. A pontuação média obtida de escore padrão no teste de vocabulário receptivo (PPVT-4) das crianças com deficiência auditiva foi de 56 pontos, que equivale a -3DP e das crianças de 109 pontos com média para +1 DP. Conclusão: concluiu-se que as idades cronológicas e equivalentes em cada grupo demonstram que, no grupo controle, os sujeitos tendem a ter idade equivalente maior que a cronológica, ocorrendo o oposto no grupo de crianças com deficiência auditiva. Essa diferença tende a aumentar com o aumento da idade cronológica nos dois grupos |
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