O não dito na relação familiar: uma reflexão com a psicopedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Sueli Stela Cabrera
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36777
Resumo: O trabalho com o tema do Não Dito Na Relação Familiar: Uma Reflexão com a Psicopedagogia, levou-me a buscar dentro dos três capítulos propostos, Os Valores Familiares como Pilares de Construção e Cultura Individual e Social, Os Segredos Familiares e Os Efeitos do Não Dito Revelados nos Sintomas, o possível percurso para uma compreensão mais abrangente sobre o tema, pesquisado nos diferentes autores mencionados. Ao se questionar sobre a formação dos Valores na Família, e suas Regras como Pilares de Construção da Cultura Indivuidual e Social, refletimos por exemplo, que a família aparece como o melhor contexto para acompanhar o sujeito no transitar das mudanças que implicam necessariamente a vida. Minuchin, Salvador (1982), já nos remete ao conceito de que a família é um sistema governado por regras compreendendo subsistemas que interagem mutuamente e afetam uns aos outros.Elas devem ser flexíveis e mudar ao longo do ciclo familiar, e estar a serviço do crescimento dos membros do grupo.No capítulo 2, Segredos Familiares, Paulo Schiller, em Mistérios Familiares, considera o que está além da nossa herança genética, “ uma herança histórica”, que tem origem nas gerações anteriores, e que portanto, irá determinar tanto nossas qualidades como as repetições, de uma forma aparentemente inexplicável, e que aparecem na vida do sujeito. Inglez-Mazzarella,Tatiana, reafirma tal conceito, quando diz, que sempre há um trabalho a ser realizado com base no herdado, pois, partes não elaboradas, são transmitidas pelas gerações de forma a produzir repetições. - Mas, quais repetições?O segredo pode passar silenciosa e inconscientemente de geração em geração como se fosse uma relíquia que esconde uma armadilha explosiva. Referem-se a temas carregados de intensos sentimentos de temor, vergonha e culpa. Já o tópico 2.4, nos aponta para uma reflexão bastante relevante que é O Direito de Calar, nos revelando a importância do poder calar um pensamento, como condição vital para o funcionamento do Eu, reafirmado por Piera Aulaugnier (1990), que dirá: - “Presevar-se o direito e a possibilidade de criar pensamentos, e mais simplesmente de pensar, exige que se tenha o direito de escolher os pensamentos que se comunica e aqueles dos quais se guarda segredo”. E finalizando, o capítulo 3, Os Efeitos do Não Dito Revelados nos Sintomas, com nos quatro tópicos apresentados, A Função Paterna e o Saber, O Sintoma e a Fala, O Não Dito e o Distúrbio de Aprendizagem, e o Não Dito: Articulações com a Psicopedagogia, com abordagens de Miriam Dubieux Rosa e Alícia Fernandez, irá sintetizar as questões propostas do tema, contextualizando-as nas teorias apresentadas no exercício da prática psicopedagógica demonstrada em clínica, através das produções apresentadas e ilustradas no trabalho, demonstrando assim, os aspectos mais relevantes sobre o que os Não Ditos e Segredos Familiares podem nos revelar na prática da clínica com o sujeito.
id PUC_SP-1_12c7b2408fca026e4065d4e1bd194fec
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36777
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Fernandes, Anete Maria BusinMoreira, Sueli Stela Cabrera2023-07-28T20:49:31Z2023-07-28T20:49:31Z2009-09-04Moreira, Sueli Stela Cabrera. O não dito na relação familiar: uma reflexão com a psicopedagogia. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36777O trabalho com o tema do Não Dito Na Relação Familiar: Uma Reflexão com a Psicopedagogia, levou-me a buscar dentro dos três capítulos propostos, Os Valores Familiares como Pilares de Construção e Cultura Individual e Social, Os Segredos Familiares e Os Efeitos do Não Dito Revelados nos Sintomas, o possível percurso para uma compreensão mais abrangente sobre o tema, pesquisado nos diferentes autores mencionados. Ao se questionar sobre a formação dos Valores na Família, e suas Regras como Pilares de Construção da Cultura Indivuidual e Social, refletimos por exemplo, que a família aparece como o melhor contexto para acompanhar o sujeito no transitar das mudanças que implicam necessariamente a vida. Minuchin, Salvador (1982), já nos remete ao conceito de que a família é um sistema governado por regras compreendendo subsistemas que interagem mutuamente e afetam uns aos outros.Elas devem ser flexíveis e mudar ao longo do ciclo familiar, e estar a serviço do crescimento dos membros do grupo.No capítulo 2, Segredos Familiares, Paulo Schiller, em Mistérios Familiares, considera o que está além da nossa herança genética, “ uma herança histórica”, que tem origem nas gerações anteriores, e que portanto, irá determinar tanto nossas qualidades como as repetições, de uma forma aparentemente inexplicável, e que aparecem na vida do sujeito. Inglez-Mazzarella,Tatiana, reafirma tal conceito, quando diz, que sempre há um trabalho a ser realizado com base no herdado, pois, partes não elaboradas, são transmitidas pelas gerações de forma a produzir repetições. - Mas, quais repetições?O segredo pode passar silenciosa e inconscientemente de geração em geração como se fosse uma relíquia que esconde uma armadilha explosiva. Referem-se a temas carregados de intensos sentimentos de temor, vergonha e culpa. Já o tópico 2.4, nos aponta para uma reflexão bastante relevante que é O Direito de Calar, nos revelando a importância do poder calar um pensamento, como condição vital para o funcionamento do Eu, reafirmado por Piera Aulaugnier (1990), que dirá: - “Presevar-se o direito e a possibilidade de criar pensamentos, e mais simplesmente de pensar, exige que se tenha o direito de escolher os pensamentos que se comunica e aqueles dos quais se guarda segredo”. E finalizando, o capítulo 3, Os Efeitos do Não Dito Revelados nos Sintomas, com nos quatro tópicos apresentados, A Função Paterna e o Saber, O Sintoma e a Fala, O Não Dito e o Distúrbio de Aprendizagem, e o Não Dito: Articulações com a Psicopedagogia, com abordagens de Miriam Dubieux Rosa e Alícia Fernandez, irá sintetizar as questões propostas do tema, contextualizando-as nas teorias apresentadas no exercício da prática psicopedagógica demonstrada em clínica, através das produções apresentadas e ilustradas no trabalho, demonstrando assim, os aspectos mais relevantes sobre o que os Não Ditos e Segredos Familiares podem nos revelar na prática da clínica com o sujeito.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em PsicopedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALO não dito na relação familiar: uma reflexão com a psicopedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSUELI STELA CABRERA MOREIRA.pdfapplication/pdf1035533https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36777/1/SUELI%20STELA%20CABRERA%20MOREIRA.pdf924924f718950341bd440ca2335984bdMD51TEXTSUELI STELA CABRERA MOREIRA.pdf.txtSUELI STELA CABRERA MOREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain96643https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36777/2/SUELI%20STELA%20CABRERA%20MOREIRA.pdf.txt3ac0a9f7ea3bb78d81c1f738b2b81b01MD52THUMBNAILSUELI STELA CABRERA MOREIRA.pdf.jpgSUELI STELA CABRERA MOREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36777/3/SUELI%20STELA%20CABRERA%20MOREIRA.pdf.jpga1a8b9a8022e5bc0da3d9895abe0df29MD53handle/367772023-10-25 12:22:49.353oai:repositorio.pucsp.br:handle/36777Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-10-25T15:22:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O não dito na relação familiar: uma reflexão com a psicopedagogia
title O não dito na relação familiar: uma reflexão com a psicopedagogia
spellingShingle O não dito na relação familiar: uma reflexão com a psicopedagogia
Moreira, Sueli Stela Cabrera
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short O não dito na relação familiar: uma reflexão com a psicopedagogia
title_full O não dito na relação familiar: uma reflexão com a psicopedagogia
title_fullStr O não dito na relação familiar: uma reflexão com a psicopedagogia
title_full_unstemmed O não dito na relação familiar: uma reflexão com a psicopedagogia
title_sort O não dito na relação familiar: uma reflexão com a psicopedagogia
author Moreira, Sueli Stela Cabrera
author_facet Moreira, Sueli Stela Cabrera
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandes, Anete Maria Busin
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Sueli Stela Cabrera
contributor_str_mv Fernandes, Anete Maria Busin
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description O trabalho com o tema do Não Dito Na Relação Familiar: Uma Reflexão com a Psicopedagogia, levou-me a buscar dentro dos três capítulos propostos, Os Valores Familiares como Pilares de Construção e Cultura Individual e Social, Os Segredos Familiares e Os Efeitos do Não Dito Revelados nos Sintomas, o possível percurso para uma compreensão mais abrangente sobre o tema, pesquisado nos diferentes autores mencionados. Ao se questionar sobre a formação dos Valores na Família, e suas Regras como Pilares de Construção da Cultura Indivuidual e Social, refletimos por exemplo, que a família aparece como o melhor contexto para acompanhar o sujeito no transitar das mudanças que implicam necessariamente a vida. Minuchin, Salvador (1982), já nos remete ao conceito de que a família é um sistema governado por regras compreendendo subsistemas que interagem mutuamente e afetam uns aos outros.Elas devem ser flexíveis e mudar ao longo do ciclo familiar, e estar a serviço do crescimento dos membros do grupo.No capítulo 2, Segredos Familiares, Paulo Schiller, em Mistérios Familiares, considera o que está além da nossa herança genética, “ uma herança histórica”, que tem origem nas gerações anteriores, e que portanto, irá determinar tanto nossas qualidades como as repetições, de uma forma aparentemente inexplicável, e que aparecem na vida do sujeito. Inglez-Mazzarella,Tatiana, reafirma tal conceito, quando diz, que sempre há um trabalho a ser realizado com base no herdado, pois, partes não elaboradas, são transmitidas pelas gerações de forma a produzir repetições. - Mas, quais repetições?O segredo pode passar silenciosa e inconscientemente de geração em geração como se fosse uma relíquia que esconde uma armadilha explosiva. Referem-se a temas carregados de intensos sentimentos de temor, vergonha e culpa. Já o tópico 2.4, nos aponta para uma reflexão bastante relevante que é O Direito de Calar, nos revelando a importância do poder calar um pensamento, como condição vital para o funcionamento do Eu, reafirmado por Piera Aulaugnier (1990), que dirá: - “Presevar-se o direito e a possibilidade de criar pensamentos, e mais simplesmente de pensar, exige que se tenha o direito de escolher os pensamentos que se comunica e aqueles dos quais se guarda segredo”. E finalizando, o capítulo 3, Os Efeitos do Não Dito Revelados nos Sintomas, com nos quatro tópicos apresentados, A Função Paterna e o Saber, O Sintoma e a Fala, O Não Dito e o Distúrbio de Aprendizagem, e o Não Dito: Articulações com a Psicopedagogia, com abordagens de Miriam Dubieux Rosa e Alícia Fernandez, irá sintetizar as questões propostas do tema, contextualizando-as nas teorias apresentadas no exercício da prática psicopedagógica demonstrada em clínica, através das produções apresentadas e ilustradas no trabalho, demonstrando assim, os aspectos mais relevantes sobre o que os Não Ditos e Segredos Familiares podem nos revelar na prática da clínica com o sujeito.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T20:49:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-28T20:49:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Moreira, Sueli Stela Cabrera. O não dito na relação familiar: uma reflexão com a psicopedagogia. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36777
identifier_str_mv Moreira, Sueli Stela Cabrera. O não dito na relação familiar: uma reflexão com a psicopedagogia. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Psicopedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36777/1/SUELI%20STELA%20CABRERA%20MOREIRA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36777/2/SUELI%20STELA%20CABRERA%20MOREIRA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36777/3/SUELI%20STELA%20CABRERA%20MOREIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 924924f718950341bd440ca2335984bd
3ac0a9f7ea3bb78d81c1f738b2b81b01
a1a8b9a8022e5bc0da3d9895abe0df29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277986578366464