Uma reflexão psicopedagógica da educação de adultos a partir do modelo andragógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muñoz, Thaiz Cristina Marto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29927
Resumo: The present research aims at investigating the choice of methods made by professors that prepare coming educators. At first, there is the proposal of a concept of Andragogy and its rapport to Pedagogy, from the Literature Review in this field. Then, Andragogy is analyzed as a resource in the University courses, clarifying how its adoption in this phase of Education may offer profits. A field research among Pedagogy first year students in three private universities in São Paulo City display data in order to reflect the approaches used by professors. From its results, one can see that professors are not flexible in their course plans and do not take into consideration the knowledge repertory of the learners. Moreover, they have no intention of reaching students‘ personal desires. Andragogy is still a field of Education that must be studied and present in the coming educators‘ repertory, or in their knowledge baggage either in the methods used in the courses that have the objective of preparing them to the job market
id PUC_SP-1_d1ff7cce6da1271605443b514d379842
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29927
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Noffs, Neide de AquinoMuñoz, Thaiz Cristina Marto2022-11-11T21:29:00Z2022-11-11T21:29:00Z2013-07-24Muñoz, Thaiz Cristina Marto. Uma reflexão psicopedagógica da educação de adultos a partir do modelo andragógico. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29927The present research aims at investigating the choice of methods made by professors that prepare coming educators. At first, there is the proposal of a concept of Andragogy and its rapport to Pedagogy, from the Literature Review in this field. Then, Andragogy is analyzed as a resource in the University courses, clarifying how its adoption in this phase of Education may offer profits. A field research among Pedagogy first year students in three private universities in São Paulo City display data in order to reflect the approaches used by professors. From its results, one can see that professors are not flexible in their course plans and do not take into consideration the knowledge repertory of the learners. Moreover, they have no intention of reaching students‘ personal desires. Andragogy is still a field of Education that must be studied and present in the coming educators‘ repertory, or in their knowledge baggage either in the methods used in the courses that have the objective of preparing them to the job marketEsta pesquisa objetiva investigar as escolhas metodológicas feitas pelos professores formadores de futuros educadores. Primeiramente, faz-se a conceituação de Andragogia e sua relação com a Pedagogia, a partir da Revisão da Literatura da área. Então, discute-se a Andragogia como recurso no Ensino Superior esclarecendo as facilitações que poderia significar sua adoção nesta fase da Educação. Uma pesquisa de campo entre estudantes do primeiro ano de Pedagogia de três universidades particulares da cidade de São Paulo oferece dados para que se reflitam as abordagens empregadas pelos docentes. A partir dela, percebe-se que os professores não apresentam flexibilidade em seus planos de curso nem levam em consideração o repertório de conhecimentos trazido pelos alunos e muito menos intentam atingir os anseios pessoais deles. A Andragogia ainda é uma área da Educação que deve ser estudada e se fazer presente na formação dos futuros educadores, seja em seus conhecimentos, seja na condução dos cursos que os preparam para o mercado de trabalhoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em PsicopedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALAndragogiaEducação de adultosEnsino SuperiorMetodologiaAndragogyEducation for adultsUniversityMethodologyUma reflexão psicopedagógica da educação de adultos a partir do modelo andragógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTHAIZ CRISTINA MARTO MUÑOZ.pdfapplication/pdf637262https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29927/1/THAIZ%20CRISTINA%20MARTO%20MU%c3%91OZ.pdff57056ca9cb12bfc4abefe528396bdbdMD51TEXTTHAIZ CRISTINA MARTO MUÑOZ.pdf.txtTHAIZ CRISTINA MARTO MUÑOZ.pdf.txtExtracted texttext/plain119096https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29927/2/THAIZ%20CRISTINA%20MARTO%20MU%c3%91OZ.pdf.txte60b05935ef5a26ea9e12b39a339bdc2MD52THUMBNAILTHAIZ CRISTINA MARTO MUÑOZ.pdf.jpgTHAIZ CRISTINA MARTO MUÑOZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1108https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29927/3/THAIZ%20CRISTINA%20MARTO%20MU%c3%91OZ.pdf.jpge0da1acd0902a0baf4e7d49a47ddab9bMD53handle/299272022-11-12 01:06:29.175oai:repositorio.pucsp.br:handle/29927Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-12T04:06:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma reflexão psicopedagógica da educação de adultos a partir do modelo andragógico
title Uma reflexão psicopedagógica da educação de adultos a partir do modelo andragógico
spellingShingle Uma reflexão psicopedagógica da educação de adultos a partir do modelo andragógico
Muñoz, Thaiz Cristina Marto
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Andragogia
Educação de adultos
Ensino Superior
Metodologia
Andragogy
Education for adults
University
Methodology
title_short Uma reflexão psicopedagógica da educação de adultos a partir do modelo andragógico
title_full Uma reflexão psicopedagógica da educação de adultos a partir do modelo andragógico
title_fullStr Uma reflexão psicopedagógica da educação de adultos a partir do modelo andragógico
title_full_unstemmed Uma reflexão psicopedagógica da educação de adultos a partir do modelo andragógico
title_sort Uma reflexão psicopedagógica da educação de adultos a partir do modelo andragógico
author Muñoz, Thaiz Cristina Marto
author_facet Muñoz, Thaiz Cristina Marto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Noffs, Neide de Aquino
dc.contributor.author.fl_str_mv Muñoz, Thaiz Cristina Marto
contributor_str_mv Noffs, Neide de Aquino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Andragogia
Educação de adultos
Ensino Superior
Metodologia
Andragogy
Education for adults
University
Methodology
dc.subject.por.fl_str_mv Andragogia
Educação de adultos
Ensino Superior
Metodologia
dc.subject.eng.fl_str_mv Andragogy
Education for adults
University
Methodology
description The present research aims at investigating the choice of methods made by professors that prepare coming educators. At first, there is the proposal of a concept of Andragogy and its rapport to Pedagogy, from the Literature Review in this field. Then, Andragogy is analyzed as a resource in the University courses, clarifying how its adoption in this phase of Education may offer profits. A field research among Pedagogy first year students in three private universities in São Paulo City display data in order to reflect the approaches used by professors. From its results, one can see that professors are not flexible in their course plans and do not take into consideration the knowledge repertory of the learners. Moreover, they have no intention of reaching students‘ personal desires. Andragogy is still a field of Education that must be studied and present in the coming educators‘ repertory, or in their knowledge baggage either in the methods used in the courses that have the objective of preparing them to the job market
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-11T21:29:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-11T21:29:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Muñoz, Thaiz Cristina Marto. Uma reflexão psicopedagógica da educação de adultos a partir do modelo andragógico. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29927
identifier_str_mv Muñoz, Thaiz Cristina Marto. Uma reflexão psicopedagógica da educação de adultos a partir do modelo andragógico. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Psicopedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29927/1/THAIZ%20CRISTINA%20MARTO%20MU%c3%91OZ.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29927/2/THAIZ%20CRISTINA%20MARTO%20MU%c3%91OZ.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29927/3/THAIZ%20CRISTINA%20MARTO%20MU%c3%91OZ.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f57056ca9cb12bfc4abefe528396bdbd
e60b05935ef5a26ea9e12b39a339bdc2
e0da1acd0902a0baf4e7d49a47ddab9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278012529573888