Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Ana Beathriz Paz do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40316
Resumo: This study aims to analyze the interactions of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in the school environment, with an emphasis on the role of teachers in mediating these interactions and in the early years of literacy. Furthermore, it underscores the need for a comprehensive approach in schools, promoting a comprehensive curriculum and interactions among students, developing socio-emotional skills, creativity, and interpersonal relationships. The traditional model of teaching, focused on cognitive skills, is questioned, with the research seeking to understand how relationships affect the literacy process of children with ADHD. School management plays a crucial role in the inclusion and integration of these students. The research also emphasizes the importance of customizing the teaching approach, creating distraction-free learning environments, and collaborating with healthcare professionals to promote effective and meaningful literacy, addressing the individual needs of these children
id PUC_SP-1_1926f9cce8097c1e8b3dbc50f0ee3127
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/40316
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Sá, Ivo Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/3614199328254948Valle, Ana Beathriz Paz do2023-12-08T18:48:33Z2023-12-08T18:48:33Z2023-11-16Valle, Ana Beathriz Paz do. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40316This study aims to analyze the interactions of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in the school environment, with an emphasis on the role of teachers in mediating these interactions and in the early years of literacy. Furthermore, it underscores the need for a comprehensive approach in schools, promoting a comprehensive curriculum and interactions among students, developing socio-emotional skills, creativity, and interpersonal relationships. The traditional model of teaching, focused on cognitive skills, is questioned, with the research seeking to understand how relationships affect the literacy process of children with ADHD. School management plays a crucial role in the inclusion and integration of these students. The research also emphasizes the importance of customizing the teaching approach, creating distraction-free learning environments, and collaborating with healthcare professionals to promote effective and meaningful literacy, addressing the individual needs of these childrenEste estudo tem como objetivo analisar as interações de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no ambiente escolar, com ênfase no papel dos professores na mediação dessas interações e nos primeiros anos de alfabetização. Além disso, ressalta a necessidade de uma abordagem integral nas escolas, promovendo um currículo abrangente e interações entre os alunos, desenvolvendo habilidades socioemocionais, criatividade e relacionamentos interpessoais. Questiona-se o modelo tradicional de ensino, centrado nas competências cognitivas, procurando a investigação compreender como as relações afetam o processo de alfabetização de crianças com TDAH. A gestão escolar desempenha um papel crucial na inclusão e integração destes alunos. A pesquisa também enfatiza a importância de personalizar a abordagem de ensino, criando ambientes de aprendizagem livres de distrações e colaborando com profissionais de saúde para promover uma alfabetização eficaz e significativa, atendendo às necessidades individuais destas criançasporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTDAHAlfabetizaçãoAnos iniciaisADHDLiteracyEarly yearsTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTCC_ANA BEATHRIZ PAZ DO VALLE.pdfapplication/pdf260810https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40316/1/TCC_ANA%20BEATHRIZ%20PAZ%20DO%20VALLE.pdfa819c5a5272b577379eeb194065a916fMD51TEXTTCC_ANA BEATHRIZ PAZ DO VALLE.pdf.txtTCC_ANA BEATHRIZ PAZ DO VALLE.pdf.txtExtracted texttext/plain60153https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40316/2/TCC_ANA%20BEATHRIZ%20PAZ%20DO%20VALLE.pdf.txt94943bc437db75dfdfa6fd491347a097MD52THUMBNAILTCC_ANA BEATHRIZ PAZ DO VALLE.pdf.jpgTCC_ANA BEATHRIZ PAZ DO VALLE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40316/3/TCC_ANA%20BEATHRIZ%20PAZ%20DO%20VALLE.pdf.jpgdae5c18b6fce123e82f6f261032123fdMD53handle/403162023-12-09 01:03:24.475oai:repositorio.pucsp.br:handle/40316Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-12-09T04:03:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais
title Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais
spellingShingle Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais
Valle, Ana Beathriz Paz do
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
TDAH
Alfabetização
Anos iniciais
ADHD
Literacy
Early years
title_short Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais
title_full Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais
title_fullStr Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais
title_full_unstemmed Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais
title_sort Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais
author Valle, Ana Beathriz Paz do
author_facet Valle, Ana Beathriz Paz do
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sá, Ivo Ribeiro de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3614199328254948
dc.contributor.author.fl_str_mv Valle, Ana Beathriz Paz do
contributor_str_mv Sá, Ivo Ribeiro de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
TDAH
Alfabetização
Anos iniciais
ADHD
Literacy
Early years
dc.subject.por.fl_str_mv TDAH
Alfabetização
Anos iniciais
dc.subject.eng.fl_str_mv ADHD
Literacy
Early years
description This study aims to analyze the interactions of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in the school environment, with an emphasis on the role of teachers in mediating these interactions and in the early years of literacy. Furthermore, it underscores the need for a comprehensive approach in schools, promoting a comprehensive curriculum and interactions among students, developing socio-emotional skills, creativity, and interpersonal relationships. The traditional model of teaching, focused on cognitive skills, is questioned, with the research seeking to understand how relationships affect the literacy process of children with ADHD. School management plays a crucial role in the inclusion and integration of these students. The research also emphasizes the importance of customizing the teaching approach, creating distraction-free learning environments, and collaborating with healthcare professionals to promote effective and meaningful literacy, addressing the individual needs of these children
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-08T18:48:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-08T18:48:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Valle, Ana Beathriz Paz do. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40316
identifier_str_mv Valle, Ana Beathriz Paz do. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40316/1/TCC_ANA%20BEATHRIZ%20PAZ%20DO%20VALLE.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40316/2/TCC_ANA%20BEATHRIZ%20PAZ%20DO%20VALLE.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40316/3/TCC_ANA%20BEATHRIZ%20PAZ%20DO%20VALLE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a819c5a5272b577379eeb194065a916f
94943bc437db75dfdfa6fd491347a097
dae5c18b6fce123e82f6f261032123fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277797353390080