Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40316 |
Resumo: | This study aims to analyze the interactions of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in the school environment, with an emphasis on the role of teachers in mediating these interactions and in the early years of literacy. Furthermore, it underscores the need for a comprehensive approach in schools, promoting a comprehensive curriculum and interactions among students, developing socio-emotional skills, creativity, and interpersonal relationships. The traditional model of teaching, focused on cognitive skills, is questioned, with the research seeking to understand how relationships affect the literacy process of children with ADHD. School management plays a crucial role in the inclusion and integration of these students. The research also emphasizes the importance of customizing the teaching approach, creating distraction-free learning environments, and collaborating with healthcare professionals to promote effective and meaningful literacy, addressing the individual needs of these children |
id |
PUC_SP-1_1926f9cce8097c1e8b3dbc50f0ee3127 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/40316 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Sá, Ivo Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/3614199328254948Valle, Ana Beathriz Paz do2023-12-08T18:48:33Z2023-12-08T18:48:33Z2023-11-16Valle, Ana Beathriz Paz do. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40316This study aims to analyze the interactions of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in the school environment, with an emphasis on the role of teachers in mediating these interactions and in the early years of literacy. Furthermore, it underscores the need for a comprehensive approach in schools, promoting a comprehensive curriculum and interactions among students, developing socio-emotional skills, creativity, and interpersonal relationships. The traditional model of teaching, focused on cognitive skills, is questioned, with the research seeking to understand how relationships affect the literacy process of children with ADHD. School management plays a crucial role in the inclusion and integration of these students. The research also emphasizes the importance of customizing the teaching approach, creating distraction-free learning environments, and collaborating with healthcare professionals to promote effective and meaningful literacy, addressing the individual needs of these childrenEste estudo tem como objetivo analisar as interações de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no ambiente escolar, com ênfase no papel dos professores na mediação dessas interações e nos primeiros anos de alfabetização. Além disso, ressalta a necessidade de uma abordagem integral nas escolas, promovendo um currículo abrangente e interações entre os alunos, desenvolvendo habilidades socioemocionais, criatividade e relacionamentos interpessoais. Questiona-se o modelo tradicional de ensino, centrado nas competências cognitivas, procurando a investigação compreender como as relações afetam o processo de alfabetização de crianças com TDAH. A gestão escolar desempenha um papel crucial na inclusão e integração destes alunos. A pesquisa também enfatiza a importância de personalizar a abordagem de ensino, criando ambientes de aprendizagem livres de distrações e colaborando com profissionais de saúde para promover uma alfabetização eficaz e significativa, atendendo às necessidades individuais destas criançasporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTDAHAlfabetizaçãoAnos iniciaisADHDLiteracyEarly yearsTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTCC_ANA BEATHRIZ PAZ DO VALLE.pdfapplication/pdf260810https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40316/1/TCC_ANA%20BEATHRIZ%20PAZ%20DO%20VALLE.pdfa819c5a5272b577379eeb194065a916fMD51TEXTTCC_ANA BEATHRIZ PAZ DO VALLE.pdf.txtTCC_ANA BEATHRIZ PAZ DO VALLE.pdf.txtExtracted texttext/plain60153https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40316/2/TCC_ANA%20BEATHRIZ%20PAZ%20DO%20VALLE.pdf.txt94943bc437db75dfdfa6fd491347a097MD52THUMBNAILTCC_ANA BEATHRIZ PAZ DO VALLE.pdf.jpgTCC_ANA BEATHRIZ PAZ DO VALLE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40316/3/TCC_ANA%20BEATHRIZ%20PAZ%20DO%20VALLE.pdf.jpgdae5c18b6fce123e82f6f261032123fdMD53handle/403162023-12-09 01:03:24.475oai:repositorio.pucsp.br:handle/40316Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-12-09T04:03:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais |
title |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais |
spellingShingle |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais Valle, Ana Beathriz Paz do CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO TDAH Alfabetização Anos iniciais ADHD Literacy Early years |
title_short |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais |
title_full |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais |
title_fullStr |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais |
title_sort |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais |
author |
Valle, Ana Beathriz Paz do |
author_facet |
Valle, Ana Beathriz Paz do |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sá, Ivo Ribeiro de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3614199328254948 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valle, Ana Beathriz Paz do |
contributor_str_mv |
Sá, Ivo Ribeiro de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO TDAH Alfabetização Anos iniciais ADHD Literacy Early years |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDAH Alfabetização Anos iniciais |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
ADHD Literacy Early years |
description |
This study aims to analyze the interactions of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in the school environment, with an emphasis on the role of teachers in mediating these interactions and in the early years of literacy. Furthermore, it underscores the need for a comprehensive approach in schools, promoting a comprehensive curriculum and interactions among students, developing socio-emotional skills, creativity, and interpersonal relationships. The traditional model of teaching, focused on cognitive skills, is questioned, with the research seeking to understand how relationships affect the literacy process of children with ADHD. School management plays a crucial role in the inclusion and integration of these students. The research also emphasizes the importance of customizing the teaching approach, creating distraction-free learning environments, and collaborating with healthcare professionals to promote effective and meaningful literacy, addressing the individual needs of these children |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-08T18:48:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-08T18:48:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Valle, Ana Beathriz Paz do. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40316 |
identifier_str_mv |
Valle, Ana Beathriz Paz do. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a alfabetização nos anos iniciais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Pedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40316/1/TCC_ANA%20BEATHRIZ%20PAZ%20DO%20VALLE.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40316/2/TCC_ANA%20BEATHRIZ%20PAZ%20DO%20VALLE.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40316/3/TCC_ANA%20BEATHRIZ%20PAZ%20DO%20VALLE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a819c5a5272b577379eeb194065a916f 94943bc437db75dfdfa6fd491347a097 dae5c18b6fce123e82f6f261032123fd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277797353390080 |