A publicidade abusiva face a deficiência de julgamento da criança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34714 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo consiste na análise das publicidades abusivas direcionadas ao público infantil que se aproveitam da deficiência de julgamento e experiência da criança, tais como aquelas que incentivam o consumo excessivo de alimentos gordurosos, que se aproveitam da credibilidade que a criança tem nos artistas e personagens de filmes e desenhos e, ainda, aquelas que promovem a erotização da criança. A escolha desse tema se deu em razão da importância em dar maior efetividade as normas colocadas à disposição do Judiciário para defesa da criança e mais, para que a família, a sociedade e o próprio Estado, em cumprimento ao artigo 227 da Constituição Federal, passem a exercer maior controle sobre a questão e entendam a real necessidade de se combater o direcionamento desse tipo de mensagem publicitária. A metodologia utilizada foi escolhida em razão do tema, partindo para pesquisa de doutrinas, jurisprudências, revistas, artigos, sites das organizações não governamentais que atuam fortemente em prol da defesa da criança e do adolescente no combate a publicidade que se aproveita da sua condição peculiar de desenvolvimento. Ao término deste estudo, concluir-se-á que, apesar de adequados, os mecanismos que hoje estão à disposição do Judiciário apenas serão efetivos após o enfrentamento do assunto pela sociedade, pelas famílias e Estado |
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O objetivo do presente estudo consiste na análise das publicidades abusivas direcionadas ao público infantil que se aproveitam da deficiência de julgamento e experiência da criança, tais como aquelas que incentivam o consumo excessivo de alimentos gordurosos, que se aproveitam da credibilidade que a criança tem nos artistas e personagens de filmes e desenhos e, ainda, aquelas que promovem a erotização da criança. A escolha desse tema se deu em razão da importância em dar maior efetividade as normas colocadas à disposição do Judiciário para defesa da criança e mais, para que a família, a sociedade e o próprio Estado, em cumprimento ao artigo 227 da Constituição Federal, passem a exercer maior controle sobre a questão e entendam a real necessidade de se combater o direcionamento desse tipo de mensagem publicitária. A metodologia utilizada foi escolhida em razão do tema, partindo para pesquisa de doutrinas, jurisprudências, revistas, artigos, sites das organizações não governamentais que atuam fortemente em prol da defesa da criança e do adolescente no combate a publicidade que se aproveita da sua condição peculiar de desenvolvimento. Ao término deste estudo, concluir-se-á que, apesar de adequados, os mecanismos que hoje estão à disposição do Judiciário apenas serão efetivos após o enfrentamento do assunto pela sociedade, pelas famílias e Estado |
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