Publicidade enganosa e abusiva frente ao Código de Defesa do Consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/3764 |
Resumo: | Direito |
id |
UCB-2_ddbfc5270b61685a4ef47e1c018b8a25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:10869/3764 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Amozir, Gabriele Koffler2014-05-07T19:56:04Z2016-10-10T03:33:59Z2017-01-25T18:46:03Z2014-05-07T19:56:04Z2016-10-10T03:33:59Z2017-01-25T18:46:03Z2008-10-31AMOZIR, Gabriele Koffler. Publicidade enganosa e abusiva frente ao Código de Defesa do Consumidor. 2008. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/3764DireitoA defesa do consumidor é dever Estatal, na qual está incluída no rol das garantias individuais e coletivas como um direito fundamental. Cabe a União, aos Estados e ao Distrito Federal legislarem sobre a responsabilidade por danos causados ao consumidor dentro de seus respectivos interesses. O presente trabalho buscará mostrar a aplicação do princípio da boa-fé que deve existir entre fornecedor e consumidor. Esse princípio servirá de base na formação de todos os outros. Buscará também analisar os diferentes tipos de publicidades existentes e de uma maneira mais aprofundada sobre publicidade enganosa e abusiva frente ao Código de Defesa do Consumidor, mostrando as características desses tipos publicitários e a jurisprudência aplicada, bem como as sanções na esfera civil, penal e administrativa cabíveis para essas publicidades ilícitas.The consumer rights defense is the State’s obligation, which is included in the list of individuals and collectives warrants as an essential right. It is a duty of the Union, States and the Distrito Federal to legislate liability for damages caused to the consumer in its respective interests. This paper shows the application of the good faith principle, which is the guideline for all other principles. It also analyzes the different types of publicities, going further into misleading and abusive publicity, dealt with in Consumer’s Rights Code, showing the features of those types of publicity and the applicable jurisprudence, as well as penalties in civil, penal and administrative law for these illicit doings.Submitted by Clismo Silva (clismo.silva@ucb.br) on 2014-05-06T20:42:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Gabriele Koffler Amozir.pdf: 551909 bytes, checksum: 57b1dd1c173300f6921fb1b96ceef87f (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-05-07T19:56:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Gabriele Koffler Amozir.pdf: 551909 bytes, checksum: 57b1dd1c173300f6921fb1b96ceef87f (MD5)Made available in DSpace on 2014-05-07T19:56:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Gabriele Koffler Amozir.pdf: 551909 bytes, checksum: 57b1dd1c173300f6921fb1b96ceef87f (MD5) Previous issue date: 2008-10-31Made available in DSpace on 2016-10-10T03:33:59Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Gabriele Koffler Amozir.pdf: 551909 bytes, checksum: 57b1dd1c173300f6921fb1b96ceef87f (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) license.txt: 1825 bytes, checksum: af1f5c54585e21e389c880a5a570b7e9 (MD5) Previous issue date: 2008-10-31Made available in DSpace on 2017-01-25T18:46:03Z (GMT). No. of bitstreams: 6 Gabriele Koffler Amozir.pdf.txt: 180817 bytes, checksum: e7fef6f0bbba53a5334025c4cd4a5ffd (MD5) Gabriele Koffler Amozir.pdf: 551909 bytes, checksum: 57b1dd1c173300f6921fb1b96ceef87f (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) license.txt: 1825 bytes, checksum: af1f5c54585e21e389c880a5a570b7e9 (MD5) Previous issue date: 2008-10-31TextoDireitoDireito do consumidorDefesa do consumidorPublicidade e propagandaPublicidade enganosa e abusivaPublicidade enganosa e abusiva frente ao Código de Defesa do Consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Católica de Brasília, Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTGabriele Koffler Amozir.pdf.txtExtracted texttext/plain180817https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/3764/1/Gabriele%20Koffler%20Amozir.pdf.txte7fef6f0bbba53a5334025c4cd4a5ffdMD51ORIGINALGabriele Koffler Amozir.pdfMonografiaapplication/pdf551909https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/3764/2/Gabriele%20Koffler%20Amozir.pdf57b1dd1c173300f6921fb1b96ceef87fMD52CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream46https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/3764/3/license_url0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccfMD53license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/3764/4/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54license_rdfapplication/octet-stream20168https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/3764/5/license_rdf288037d582f66c131a3b54761360a7bcMD55LICENSElicense.txttext/plain1825https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/3764/6/license.txtaf1f5c54585e21e389c880a5a570b7e9MD5610869/37642017-01-25 16:46:03.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Publicidade enganosa e abusiva frente ao Código de Defesa do Consumidor |
title |
Publicidade enganosa e abusiva frente ao Código de Defesa do Consumidor |
spellingShingle |
Publicidade enganosa e abusiva frente ao Código de Defesa do Consumidor Amozir, Gabriele Koffler Direito Direito do consumidor Defesa do consumidor Publicidade e propaganda Publicidade enganosa e abusiva |
title_short |
Publicidade enganosa e abusiva frente ao Código de Defesa do Consumidor |
title_full |
Publicidade enganosa e abusiva frente ao Código de Defesa do Consumidor |
title_fullStr |
Publicidade enganosa e abusiva frente ao Código de Defesa do Consumidor |
title_full_unstemmed |
Publicidade enganosa e abusiva frente ao Código de Defesa do Consumidor |
title_sort |
Publicidade enganosa e abusiva frente ao Código de Defesa do Consumidor |
author |
Amozir, Gabriele Koffler |
author_facet |
Amozir, Gabriele Koffler |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amozir, Gabriele Koffler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito Direito do consumidor Defesa do consumidor Publicidade e propaganda Publicidade enganosa e abusiva |
topic |
Direito Direito do consumidor Defesa do consumidor Publicidade e propaganda Publicidade enganosa e abusiva |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
Direito |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A defesa do consumidor é dever Estatal, na qual está incluída no rol das garantias individuais e coletivas como um direito fundamental. Cabe a União, aos Estados e ao Distrito Federal legislarem sobre a responsabilidade por danos causados ao consumidor dentro de seus respectivos interesses. O presente trabalho buscará mostrar a aplicação do princípio da boa-fé que deve existir entre fornecedor e consumidor. Esse princípio servirá de base na formação de todos os outros. Buscará também analisar os diferentes tipos de publicidades existentes e de uma maneira mais aprofundada sobre publicidade enganosa e abusiva frente ao Código de Defesa do Consumidor, mostrando as características desses tipos publicitários e a jurisprudência aplicada, bem como as sanções na esfera civil, penal e administrativa cabíveis para essas publicidades ilícitas. The consumer rights defense is the State’s obligation, which is included in the list of individuals and collectives warrants as an essential right. It is a duty of the Union, States and the Distrito Federal to legislate liability for damages caused to the consumer in its respective interests. This paper shows the application of the good faith principle, which is the guideline for all other principles. It also analyzes the different types of publicities, going further into misleading and abusive publicity, dealt with in Consumer’s Rights Code, showing the features of those types of publicity and the applicable jurisprudence, as well as penalties in civil, penal and administrative law for these illicit doings. |
description |
Direito |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-10-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-07T19:56:04Z 2016-10-10T03:33:59Z 2017-01-25T18:46:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-07T19:56:04Z 2016-10-10T03:33:59Z 2017-01-25T18:46:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AMOZIR, Gabriele Koffler. Publicidade enganosa e abusiva frente ao Código de Defesa do Consumidor. 2008. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/3764 |
identifier_str_mv |
AMOZIR, Gabriele Koffler. Publicidade enganosa e abusiva frente ao Código de Defesa do Consumidor. 2008. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/3764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Texto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/3764/1/Gabriele%20Koffler%20Amozir.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/3764/2/Gabriele%20Koffler%20Amozir.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/3764/3/license_url https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/3764/4/license_text https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/3764/5/license_rdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/3764/6/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e7fef6f0bbba53a5334025c4cd4a5ffd 57b1dd1c173300f6921fb1b96ceef87f 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 288037d582f66c131a3b54761360a7bc af1f5c54585e21e389c880a5a570b7e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829853826416640 |