Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41926 |
Resumo: | The monographic work presented uses bibliographic and documentary methodology, of an exploratory and descriptive nature, and analyzes the contributions of reading aloud, narratives, by the educator, to the child's cognitive development, in Early Childhood Education. In a more detailed way, we studied the reading aloud of narratives, by the educator, for Early Childhood Education in official documents, researched the development of the child's cognitive functions, in Early Childhood Education and considered the contributions of reading aloud narratives, by the educator, in promoting the child’s cognitive development, in Early Childhood Education. The results showed that reading mediation helps, even indirectly, in the child's cognitive development |
id |
PUC_SP-1_1a12b89100a7ebbb091daf99c898fb8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/41926 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieira, Maria Celina Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/3770948636448397Serebrenic, Giovana Vieira Mota2024-06-21T12:30:32Z2024-06-21T12:30:32Z2023-12-01Serebrenic, Giovana Vieira Mota. Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41926The monographic work presented uses bibliographic and documentary methodology, of an exploratory and descriptive nature, and analyzes the contributions of reading aloud, narratives, by the educator, to the child's cognitive development, in Early Childhood Education. In a more detailed way, we studied the reading aloud of narratives, by the educator, for Early Childhood Education in official documents, researched the development of the child's cognitive functions, in Early Childhood Education and considered the contributions of reading aloud narratives, by the educator, in promoting the child’s cognitive development, in Early Childhood Education. The results showed that reading mediation helps, even indirectly, in the child's cognitive developmentO trabalho monográfico apresentado faz uso de metodologia bibliográfica e documental, de caráter exploratório e descritivo e procurou analisar as contribuições da leitura em voz alta, de narrativas, pelo educador, no desenvolvimento cognitivo da criança, na Educação Infantil. De forma mais detalhada estudou a leitura em voz alta de narrativas, pelo educador, para a Educação Infantil em documentos oficiais, pesquisou o desenvolvimento das funções cognitivas da criança, na Educação Infantil e ponderou as contribuições da leitura em voz alta de narrativas, pelo educador, na promoção do desenvolvimento cognitivo da criança, na Educação Infantil. Os resultados apontaram que a mediação de leitura, pelo professor, auxilia o desenvolvimento cognitivo da criançaporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLeitura em voz altaNarrativasMediação do educadorDesenvolvimento cognitivoEducação InfantilReading aloudNarrativesEducator mediationCognitive developmentChild EducationImportância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINAL2023 Giovana Vieira Mota Serebrenic TCC.pdfapplication/pdf281735https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41926/1/2023%20Giovana%20Vieira%20Mota%20Serebrenic%20TCC.pdf2bc969f92ca0c0d0038c0450f63dd7dbMD51TEXT2023 Giovana Vieira Mota Serebrenic TCC.pdf.txt2023 Giovana Vieira Mota Serebrenic TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain58533https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41926/2/2023%20Giovana%20Vieira%20Mota%20Serebrenic%20TCC.pdf.txt6eda40c8758d88b77256ee410e163df0MD52THUMBNAIL2023 Giovana Vieira Mota Serebrenic TCC.pdf.jpg2023 Giovana Vieira Mota Serebrenic TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41926/3/2023%20Giovana%20Vieira%20Mota%20Serebrenic%20TCC.pdf.jpg5ce5b64ce269b08567130513b65e56e8MD53handle/419262024-06-28 10:51:11.989oai:repositorio.pucsp.br:handle/41926Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-06-28T13:51:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança |
title |
Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança |
spellingShingle |
Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança Serebrenic, Giovana Vieira Mota CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Leitura em voz alta Narrativas Mediação do educador Desenvolvimento cognitivo Educação Infantil Reading aloud Narratives Educator mediation Cognitive development Child Education |
title_short |
Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança |
title_full |
Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança |
title_fullStr |
Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança |
title_full_unstemmed |
Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança |
title_sort |
Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança |
author |
Serebrenic, Giovana Vieira Mota |
author_facet |
Serebrenic, Giovana Vieira Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Maria Celina Teixeira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3770948636448397 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serebrenic, Giovana Vieira Mota |
contributor_str_mv |
Vieira, Maria Celina Teixeira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Leitura em voz alta Narrativas Mediação do educador Desenvolvimento cognitivo Educação Infantil Reading aloud Narratives Educator mediation Cognitive development Child Education |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura em voz alta Narrativas Mediação do educador Desenvolvimento cognitivo Educação Infantil |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading aloud Narratives Educator mediation Cognitive development Child Education |
description |
The monographic work presented uses bibliographic and documentary methodology, of an exploratory and descriptive nature, and analyzes the contributions of reading aloud, narratives, by the educator, to the child's cognitive development, in Early Childhood Education. In a more detailed way, we studied the reading aloud of narratives, by the educator, for Early Childhood Education in official documents, researched the development of the child's cognitive functions, in Early Childhood Education and considered the contributions of reading aloud narratives, by the educator, in promoting the child’s cognitive development, in Early Childhood Education. The results showed that reading mediation helps, even indirectly, in the child's cognitive development |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-06-21T12:30:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-06-21T12:30:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Serebrenic, Giovana Vieira Mota. Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41926 |
identifier_str_mv |
Serebrenic, Giovana Vieira Mota. Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Pedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41926/1/2023%20Giovana%20Vieira%20Mota%20Serebrenic%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41926/2/2023%20Giovana%20Vieira%20Mota%20Serebrenic%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41926/3/2023%20Giovana%20Vieira%20Mota%20Serebrenic%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2bc969f92ca0c0d0038c0450f63dd7db 6eda40c8758d88b77256ee410e163df0 5ce5b64ce269b08567130513b65e56e8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277896851718144 |