Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serebrenic, Giovana Vieira Mota
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41926
Resumo: The monographic work presented uses bibliographic and documentary methodology, of an exploratory and descriptive nature, and analyzes the contributions of reading aloud, narratives, by the educator, to the child's cognitive development, in Early Childhood Education. In a more detailed way, we studied the reading aloud of narratives, by the educator, for Early Childhood Education in official documents, researched the development of the child's cognitive functions, in Early Childhood Education and considered the contributions of reading aloud narratives, by the educator, in promoting the child’s cognitive development, in Early Childhood Education. The results showed that reading mediation helps, even indirectly, in the child's cognitive development
id PUC_SP-1_1a12b89100a7ebbb091daf99c898fb8f
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/41926
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Vieira, Maria Celina Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/3770948636448397Serebrenic, Giovana Vieira Mota2024-06-21T12:30:32Z2024-06-21T12:30:32Z2023-12-01Serebrenic, Giovana Vieira Mota. Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41926The monographic work presented uses bibliographic and documentary methodology, of an exploratory and descriptive nature, and analyzes the contributions of reading aloud, narratives, by the educator, to the child's cognitive development, in Early Childhood Education. In a more detailed way, we studied the reading aloud of narratives, by the educator, for Early Childhood Education in official documents, researched the development of the child's cognitive functions, in Early Childhood Education and considered the contributions of reading aloud narratives, by the educator, in promoting the child’s cognitive development, in Early Childhood Education. The results showed that reading mediation helps, even indirectly, in the child's cognitive developmentO trabalho monográfico apresentado faz uso de metodologia bibliográfica e documental, de caráter exploratório e descritivo e procurou analisar as contribuições da leitura em voz alta, de narrativas, pelo educador, no desenvolvimento cognitivo da criança, na Educação Infantil. De forma mais detalhada estudou a leitura em voz alta de narrativas, pelo educador, para a Educação Infantil em documentos oficiais, pesquisou o desenvolvimento das funções cognitivas da criança, na Educação Infantil e ponderou as contribuições da leitura em voz alta de narrativas, pelo educador, na promoção do desenvolvimento cognitivo da criança, na Educação Infantil. Os resultados apontaram que a mediação de leitura, pelo professor, auxilia o desenvolvimento cognitivo da criançaporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLeitura em voz altaNarrativasMediação do educadorDesenvolvimento cognitivoEducação InfantilReading aloudNarrativesEducator mediationCognitive developmentChild EducationImportância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINAL2023 Giovana Vieira Mota Serebrenic TCC.pdfapplication/pdf281735https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41926/1/2023%20Giovana%20Vieira%20Mota%20Serebrenic%20TCC.pdf2bc969f92ca0c0d0038c0450f63dd7dbMD51TEXT2023 Giovana Vieira Mota Serebrenic TCC.pdf.txt2023 Giovana Vieira Mota Serebrenic TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain58533https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41926/2/2023%20Giovana%20Vieira%20Mota%20Serebrenic%20TCC.pdf.txt6eda40c8758d88b77256ee410e163df0MD52THUMBNAIL2023 Giovana Vieira Mota Serebrenic TCC.pdf.jpg2023 Giovana Vieira Mota Serebrenic TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41926/3/2023%20Giovana%20Vieira%20Mota%20Serebrenic%20TCC.pdf.jpg5ce5b64ce269b08567130513b65e56e8MD53handle/419262024-06-28 10:51:11.989oai:repositorio.pucsp.br:handle/41926Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-06-28T13:51:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança
title Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança
spellingShingle Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança
Serebrenic, Giovana Vieira Mota
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Leitura em voz alta
Narrativas
Mediação do educador
Desenvolvimento cognitivo
Educação Infantil
Reading aloud
Narratives
Educator mediation
Cognitive development
Child Education
title_short Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança
title_full Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança
title_fullStr Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança
title_full_unstemmed Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança
title_sort Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança
author Serebrenic, Giovana Vieira Mota
author_facet Serebrenic, Giovana Vieira Mota
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Maria Celina Teixeira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3770948636448397
dc.contributor.author.fl_str_mv Serebrenic, Giovana Vieira Mota
contributor_str_mv Vieira, Maria Celina Teixeira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Leitura em voz alta
Narrativas
Mediação do educador
Desenvolvimento cognitivo
Educação Infantil
Reading aloud
Narratives
Educator mediation
Cognitive development
Child Education
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura em voz alta
Narrativas
Mediação do educador
Desenvolvimento cognitivo
Educação Infantil
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading aloud
Narratives
Educator mediation
Cognitive development
Child Education
description The monographic work presented uses bibliographic and documentary methodology, of an exploratory and descriptive nature, and analyzes the contributions of reading aloud, narratives, by the educator, to the child's cognitive development, in Early Childhood Education. In a more detailed way, we studied the reading aloud of narratives, by the educator, for Early Childhood Education in official documents, researched the development of the child's cognitive functions, in Early Childhood Education and considered the contributions of reading aloud narratives, by the educator, in promoting the child’s cognitive development, in Early Childhood Education. The results showed that reading mediation helps, even indirectly, in the child's cognitive development
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-21T12:30:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-06-21T12:30:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Serebrenic, Giovana Vieira Mota. Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41926
identifier_str_mv Serebrenic, Giovana Vieira Mota. Importância da leitura em voz alta no desenvolvimento cognitivo da criança. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41926/1/2023%20Giovana%20Vieira%20Mota%20Serebrenic%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41926/2/2023%20Giovana%20Vieira%20Mota%20Serebrenic%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41926/3/2023%20Giovana%20Vieira%20Mota%20Serebrenic%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2bc969f92ca0c0d0038c0450f63dd7db
6eda40c8758d88b77256ee410e163df0
5ce5b64ce269b08567130513b65e56e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277896851718144